Questões de Comunicação Social da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Há um tipo de impressão muito utilizado para produzir embalagens porque tem custo baixo para grandes tiragens e se adapta a suportes irregulares, tridimensionais e flexíveis como celofane, folhas metálicas, plásticos e vidros. Esse processo chama-se

  • A. rotogravura.
  • B. serigrafia.
  • C. linografia.
  • D. planografia.
  • E. flexografia.

Na construção de uma apresentação de Power Point, é recomendável que

  • A. o comprimento de onda das cores usadas tenha pouca diferença.
  • B. a tipologia empregada nos textos pertença à família Bodoni.
  • C. os textos sejam curtos e claros.
  • D. as imagens só sejam usadas quando forem indispensáveis para a compreensão.
  • E. sejam usados muitos níveis para tornar a apresentação mais dinâmica.

Segundo o site Terra, um jornal americano noticiou que um cidadão do Condado de York, preocupado com a inexpressividade de seu nome, decidiu mudá-lo. O requerente, Tyler Gold, considerando a indiferença que seu nome causava, resolveu pedir ao juiz da Corte Distrital que fosse registrado como “Tyrannosaurus Rex”.

Foi atendido pelo magistrado. Notícias como essa são chamadas de

  • A. barriga.
  • B. chapéu.
  • C. calháu.
  • D. nota pé.
  • E. fait divers.

O Assessor de Imprensa da Prefeitura analisou a proposta do novo site da instituição e não aprovou a arquitetura do projeto. Por arquitetura, deve-se entender

  • A. os grids visuais contidos nas áreas das páginas virtuais criadas para as diversas editorias do portal da Prefeitura.
  • B. a construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando à determinada intenção.
  • C. a criação de regras editoriais para a redação das matérias jornalisticas e dos atos oficiais da Prefeitura.
  • D. a determinação das imagens que identificarão cada uma das seções do portal com a finalidade de criar telas agradáveis de serem contempladas.
  • E. os nomes das seções em que se divide o portal de forma a criar nos consulentes elementos que facilitem a correta identificação dos temas e assuntos.

O crime contra a honra que completa a lacuna dessa matéria é:

  • A. calúnia
  • B. falso-testemunho
  • C. injúria
  • D. perjúrio
  • E. difamação

De acordo com a legislação, que se refere aos direitos autorais, “são obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como

  • A. as conferências, as alocuções, os sermões e outras obras da mesma natureza”.
  • B. os esquemas, os planos ou regras para realizar os atos mentais, jogos ou negócios”.
  • C. os textos de tratados ou convenções, as leis, os decretos, os regulamentos, as decisões judiciais e os demais atos oficiais”.
  • D. as ideias, os procedimentos normativos, os sistemas, os métodos, os projetos ou conceitos matemáticos”.
  • E. o aproveitamento industrial ou comercial das ideias contidas nas obras”.

Profissionais brasileiros, inspirados em Pierre Zémor, defendem que faz parte das finalidades da Comunicação Pública

  • A. proteger as instituições políticas para preservar o equilíbrio social.
  • B. contribuir para que os projetos institucionais sejam absorvidos pelos interlocutores.
  • C. auxiliar o cidadão a integrar-se às entidades criadas para manter o equilíbrio político da nação.
  • D. ouvir as demandas, as expectativas, as interrogações e o debate público.
  • E. impedir que as mudanças políticas se transformem em risco para as instituições públicas.

A Abracom (Associação Brasileira das agências de Comunicação) editou um Caderno de Comunicação Organizacional intitulado “Como entender a Comunicação Interna”. Essa publicação cita entre os veículos impressos uma “publicação com conteúdo específico e dirigido que, de maneira sucinta, informa sobre os acontecimentos recentes da empresa de interesse do público-alvo”.

Essas características correspondem ao seguinte projeto editorial:

  • A. boletim.
  • B. jornal mural.
  • C. revista.
  • D. jornal.
  • E. newsletter.

Cada emissora de televisão pretende transmitir ao telespectador um estilo próprio de apresentar a notícia. Entretanto, todas as notícias têm alguns princípios básicos comuns para a redação de um telejornal. Entre esses princípios, é correto afirmar que na construção das notícias procuram-se usar

  • A. frases longas.
  • B. chavões de domínio público.
  • C. sentenças objetivas, simples e precisas.
  • D. orações subordinadas para melhorar o nexo.
  • E. verbos na voz passiva.

Considere o seguinte trecho de uma lauda de telejornal:

Essas frases, lidas na abertura do telejornal, correspondem às matérias mais importantes da edição. Elas fazem parte

  • A. da divisão dos seguimentos.
  • B. das manchetes das editorias.
  • C. da escalada.
  • D. da pauta.
  • E. das matérias comentadas.
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