Questões de Comunicação Social da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Em 2012, Carlos Brickmann escreveu um artigo para o “Observatório da Imprensa” afirmando que “se algum jornalista utiliza uma inside information para proveito pessoal, pode tê-la obtido até com o Dalai Lama, que isso não o absolve. Se recebe uma informação que leve a uma boa matéria, pode tê-la obtido até com criminosos desprezíveis, que isso não estará errado”. Inside information é uma

  • A. declaração de fonte sigilosa.
  • B. informação sigilosa.
  • C. informação obtida de fonte confiável, mas não checada.
  • D. notícia que só ouve um lado da questão.
  • E. notícia incluída à ultima hora em um telejornal.

Ao comentar um dos preceitos mais importantes da redação jornalística, o Manual da Redação da Folha de S.Paulo afirma que o profissional precisa incorporar uma dinâmica ao texto para torná-lo “no dia a dia sintético, ágil, interessante, aprofundado e abrangente em reduzido espaço. É importante partir do princípio de que o leitor pode não conhecer, necessariamente, fatos que precederam a notícia que se divulga”. Para que a matéria consiga esse nível, ela deve trazer perspectiva histórica recente dos acontecimentos, isto é, o tema precisa

  • A. ter suíte.
  • B. ter um tratamento didático.
  • C. evitar declarações em off.
  • D. ser contextualizado.
  • E. originar-se de uma cozinha.

Para imprimir um relatório de gestão, o prefeito de Presidente Prudente solicitou que a publicação tivesse a qualidade de uma revista de alto padrão, com textos elaborados de forma concisa e precisa, com fotos de boa qualidade e impressão em papel com boa opacidade, brilho e alta alvura. Na descrição do produto para licitação, a assessoria de imprensa vai solicitar que a publicação tenha como suporte de impressão o papel

  • A. offset.
  • B. couchê.
  • C. bufon.
  • D. linha d´água.
  • E. apergaminhado.

O nome desse radiojornal era

  • A. Primeira Hora.
  • B. O Grande Jornal Falado Tupi.
  • C. Jornal da Manhã.
  • D. Notícias Tupi.
  • E. Repórter Esso.

Após a Segunda Grande Guerra, a circulação de notícias dependia de quatro agências: Reuters, Associated Press (AP), Agence France Presse (AFP) e United Press International (UPI). Essas agências

  • A. foram associadas à disseminação de notícias ideologicamente vinculadas aos interesses dos países que as sediavam e a uma determinada ordem política e econômica.
  • B. conseguiram fazer que a cultura dos diferentes países fosse disseminada e criasse ambiente propício para incrementar respeito mútuo entre os povos.
  • C. desapareceram com a popularização dos novos meios de comunicação que permitem acesso sem restrições ao noticiário de todos os países do mundo.
  • D. democratizaram o acesso às informações de todo o mundo pela cobertura dos acontecimentos de forma ampla e confiável.
  • E. incorporaram as novas tecnologias e tornaram desnecessários os serviços jornalísticos dos correspondentes estrangeiros.

O crime do século (no original “Crime Of The Century) é um longa-metragem lançado em 1996 e dirigido por Mark Rydell. O seu roteiro é inspirado no sequestro e morte de Charles Lindbergh III, filho de um piloto americano considerado herói em seu país. O episódio ocorreu em 1932. Em 12 de maio daquele ano o cadáver de uma criança foi encontrado e identificado como o corpo do sequestrado. O imigrante alemão Bruno Richard Hauptmann (Stephen Rea), por uma série de acontecimentos, foi acusado de ser o criminoso e, mesmo apresentando argumentos de que não tinham nenhuma ligação com o crime, foi condenado à pena de morte e eletrocutado em abril de 1936. O filme mostra que a mídia escrita e a mídia radiofônica fizeram cobertura sensacionalista do julgamento de Hauptmann e influenciaram as pessoas envolvidas no processo (jurados, depoentes, juiz e advogados) e a população que acompanhava interessada o julgamento. De acordo com essa descrição sucinta, é possível afirmar que o enredo tem influência da

  • A. teoria do newsmaking.
  • B. Escola de Frankfurt.
  • C. hipótese do agenda setting.
  • D. Escola de Chicago.
  • E. hipótese do gate kepping.

Há uma teoria do Jornalismo que se inspira no Positivismo. Para essa teoria o jornalismo assemelha-se a uma fotografia e sua reprodutibilidade técnica. O jornalista é um comunicador isento que apresenta a verdade descrita por meio de um trabalho objetivo porque sua atividade é pautada por métodos criteriosos de pesquisa e checagem dos fatos. Essa descrição pertence à Teoria

  • A. da Ação Política.
  • B. Interacionista.
  • C. Estruturalista.
  • D. do Espelho.
  • E. Organizacional.

Manifestante é agredido por multidão na Praça da República

O título acima se refere à agressão que um black-block sofreu de integrantes de uma passeata organizada pelo MPL (Movimento Passe Livre). A multidão caracteriza-se por

  • A. reunir múltiplas coletividades em oposição a um aglomerado único e se observa em seu meio a existência de pessoas e grupos que não reagem de forma homogênea aos estímulos da mídia.
  • B. ser um grupo espontâneo, temporário e desorganizado, formado por indivíduos que dividem um sentimento comum. Seus componentes estão próximos fisicamente, mas possuem fracos laços sociais.
  • C. ser um conjunto de pessoas, em geral dispersas geograficamente, que tem um interesse em comum. Os seus componentes nem sempre atuam em conjunto, mas, individualmente, podem tomar decisões homogêneas.
  • D. não possuir noção de identidade ou regras. Sua composição (os indivíduos que a formam) está sempre se alterando. A interação entre os membros e deles com os emissores das mensagens é mínima..
  • E. reforçar os vínculos que todos os seres humanos têm como membros de grupos organizados e por ampliar os laços afetivos das pessoas que os formam, porque seus destinos estão indissoluvelmente a esses grupos.

Para Pierre Zémor, o relacionamento da organização pública com seu público corresponde a uma forma particular da comunicação representada por quatro exigências: informar por dever e, na maioria das vezes, em uma situação de falta de desejo ou de motivação de compra por parte do público; assegurar a pedagogia indispensável para transmitir uma mensagem complexa; incluir a comunicação no processo de identificação e deliberação do serviço; enfim,

  • A. reduzir as tensões entre o contribuinte e o poder instituído.
  • B. ampliar o debate público.
  • C. orientar o público a respeito de suas obrigações.
  • D. cooperar com a administração identificando possíveis pontos de atrito.
  • E. contribuir para restituir o sentido de vida coletiva.
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