Lista completa de Questões de Conhecimentos Bancários da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Bancários - Bancos comerciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Os convênios e as parcerias do agronegócio consolidaram-se como veículos de atuação do BB no mercado do agronegócio. Por meio desses instrumentos, torna-se possível alavancar a aplicação de recursos, gerar novos negócios, mitigar o risco de crédito e incrementar a carteira de clientes ao longo da cadeia de valor dos diversos agentes parceiros, tais como agroindústrias, cooperativas, cerealistas, fornecedores de insumos e tradings. Com relação a características de algumas das modalidades de convênios e parcerias do agronegócio utilizadas pelo BB, assinale a opção correta.
O BB CONVIR traz como principal vantagem para o BB a economia de estrutura, pois a empresa integradora assume todo o ônus operacional despendido na concessão dos financiamentos aos produtores rurais a ela integrados.
Na parceria BB Agro, a empresa parceira assume o compromisso de adquirir toda a produção objeto dos financiamentos concedidos aos produtores por ela indicados.
Na concessão de financiamento para produtor rural ou cooperativa agropecuária destinado à compra de insumos agropecuários, se estes forem adquiridos de empresa que detenha convênio BB Agro Risco Conveniada vigente com o banco, exige-se que o mutuário possua margem no seu limite de crédito.
O compromisso da empresa integradora, formalizado via BB CONVIR, de adquirir a produção dos integrados a preço remunerador, efetuandolhes os pagamentos por intermédio do BB, configura fator de mitigação de risco dos financiamentos concedidos aos produtores integrados.
Os financiamentos amparados por convênio BB Agro Revenda Conveniada apresentam como atrativo, para o BB, a troca do risco de crédito do mutuário da operação pelo risco de crédito da empresa conveniada.
Conhecimentos Bancários - Produtos e serviços financeiros - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Anotações cadastrais são informações que servem de subsídio para a tomada de decisões no relacionamento com o cliente, podendo ser de natureza informativa ou restritiva. A esse respeito, assinale a opção correta quanto à utilização e ao gerenciamento da base de anotações cadastrais do BB.
As anotações cadastrais efetuadas automaticamente pelo sistema podem ser baixadas por funcionário comissionado de qualquer agência do BB.
A anotação cadastral é confidencial e deve ser utilizada somente para subsidiar decisões internas, sendo vedada a sua divulgação a terceiros.
Quando o cliente solicitar informações acerca das anotações a seu respeito, o funcionário que o atende pode entregar-lhe a página impressa da tela referente às consultas efetuadas.
Na base de anotações, devem ser registradas apenas informações referentes ao endividamento do cliente, sendo dispensado o registro de anotações de caráter informativo.
Qualquer agência do BB pode efetuar o registro de anotações cadastrais. Nesse caso, os documentos comprobatórios das anotações feitas devem ficar arquivados na agência que efetuou a anotação, podendo, a qualquer tempo, ser requisitados pela agência detentora do cadastro do cliente.
Conhecimentos Bancários - Bancos comerciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O responsável por uma cooperativa de produtores rurais procurou o BB e demandou financiamento no montante de R$ 30 milhões para diversas finalidades do agronegócio. Entre as condições apresentadas nessa proposta para a tomada dos recursos, solicitou-se que a terça parte daquele valor fosse desembolsada por meio de uma operação que configurasse o produtor rural cooperado como tomador final do financiamento, por conveniência na contabilização desses créditos em seus demonstrativos patrimoniais.
Nessa situação hipotética, para atender à solicitação feita na proposta da cooperativa, seria correto um financiamento de R$ 10 milhões por meio de uma operação de
crédito agroindustrial.
repasse de custeio agrícola.
adiantamento a cooperados por conta de produtos entregues.
aquisição de insumos para fornecimento a cooperados (BB Coopinsumos).
investimento em modernização do sistema de armazenagem da cooperativa sob o amparo da FINAME Linha Especial.
Conhecimentos Bancários - Produtos e serviços financeiros - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considere que, ao consultar o limite de crédito de determinada empresa, o funcionário da agência tenha verificado, na tela do computador, que essa empresa está classificada como risco E. Nessa situação, é correto que esse funcionário
conclua que a empresa apenas poderá operar com o BB no contexto de recuperação de crédito ou para redução de exposição ou, ainda, quando se tratar de operação autoliquidável.
solicite novo balanço patrimonial à empresa, para efetuar nova análise de limite de crédito.
dê ao cliente conhecimento do risco atribuído na análise de limite de crédito.
solicite a liquidação imediata de todas as operações de crédito do cliente.
conclua que esse cliente está impedido de operar com o BB em qualquer circunstância.
Conhecimentos Bancários - Bancos comerciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um agricultor com 4.500 sacas de milho estocadas em sua propriedade precisará dos recursos oriundos da venda desse milho daqui a seis meses. Esse agricultor — que não tem contrato a termo firmado com nenhuma empresa e acompanha o preço do seu produto na BM&FBOVESPA —, acreditando que o preço do milho na bolsa vai subir nos próximos seis meses, dirige-se ao BB para obter informações sobre a forma adequada de proteger-se de eventual baixa de preço do milho e, ao mesmo tempo, usufruir de eventual alta de preço desse produto.
Nessa situação hipotética, seria correto que o funcionário do BB, ao atender esse agricultor, lhe sugerisse que ele
comprasse opção de venda (PUT).
comprasse opção de compra (CALL).
comprasse contratos futuros.
vendesse contratos futuros.
firmasse contrato a termo de moeda (NDF).
Conhecimentos Bancários - Produtos e serviços financeiros - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma jovem de 17 anos de idade compareceu a uma agência do BB para abrir conta-corrente. Na ocasião, para a confecção do cadastro, ela apresentou os seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de renda, comprovante de residência e certidão de casamento.
Com base nessa situação hipotética, após comprovada a autenticidade dos documentos apresentados, o funcionário deverá considerar a cliente
relativamente incapaz, por se tratar de menor de 18 anos.
relativamente incapaz, devendo solicitar-lhe documento de emancipação por concessão dos pais.
capaz, por ser maior de 16 anos.
capaz, pois ela é emancipada pelo casamento.
absolutamente incapaz, devendo solicitar-lhe documento de emancipação por concessão dos pais.
Conhecimentos Bancários - Bancos comerciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em se tratando de crédito rural, o risco, inerente à atividade bancária, não difere, na sua maior parte, do risco de outros segmentos no que diz respeito ao retorno do capital investido. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
I Os riscos de preço, de produção e de crédito são elementos importantes na análise
das operações de crédito rural.
II A volatilidade do câmbio é o principal fator de risco inerente a todas as atividades
agropecuárias.
III Todos os produtos agropecuários podem ser negociados na BM&FBOVESPA,
por meio de contratos futuros e de opções, o que constitui fator de mitigação do
risco de preço desses produtos.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Conhecimentos Bancários - Produtos e serviços financeiros - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Constituem finalidades do crédito rural o custeio, a comercialização e o investimento agropecuários. As duas primeiras destinam-se ao suprimento de recursos para cobrir despesas de curto prazo, sendo que o custeio é um crédito voltado às despesas correntes do ciclo produtivo e a comercialização é direcionada às despesas da fase posterior à colheita da produção. O crédito de investimento caracteriza-se pela alocação de financiamento para bens ou serviços cujos benefícios se estenderão por vários períodos de produção. Com base nesses conceitos, é correto afirmar que enquadram-se apenas na finalidade custeio os créditos destinados a
aquisição de implemento agrícola, plantio de soja e plantio de eucalipto.
plantio de soja, plantio de milho e empréstimos do governo federal (EGF).
aquisição antecipada de insumos, plantio de milho e aquisição de implemento agrícola.
plantio de milho, plantio de café e aquisição de insumos por cooperativa para fornecimento a cooperados.
plantio de trigo, plantio de soja e aquisição de insumos por cooperativa para fornecimento a cooperados.
Conhecimentos Bancários - Bancos comerciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O gerente da agência do BB de determinado município foi informado pelo responsável pela assistência técnica e extensão rural de que seriam apresentadas propostas de custeio agrícola da lavoura de milho por agricultores familiares desse município, para serem financiadas exclusivamente com recursos do PRONAF. Esse gerente, após consulta às planilhas do empreendimento no aplicativo RTA, verificou que elas indicavam risco técnico modal D.
Considerando essa situação hipotética e as orientações do BB acerca do assunto, julgue os itens que se seguem.
I Entre os objetivos do aplicativo RTA, tem-se a análise da atratividade dos
empreendimentos, que é utilizada na avaliação do risco técnico agrícola,
classificando-se os empreendimentos pelo sistema ARE em ordem crescente de
risco.
II O crédito em questão poderia ser concedido se as atividades dos agricultores
tivessem sido classificadas no RTA como de risco técnico modal A, B ou C.
III Como as citadas planilhas estão vinculadas exclusivamente às linhas de crédito do
PRONAF, são permitidos ajustes específicos nessas planilhas, para viabilizar a
contratação, devido à existência dos mitigadores de risco PGPAF e PROAGRO
MAIS.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Conhecimentos Bancários - Produtos e serviços financeiros - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um produtor levanta recursos com a emissão de CPR física de café avalizada pelo BB.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
I Esse produtor pratica proteção de preço em relação à produção comprometida na
transação, mas, caso queira beneficiar-se de eventual oscilação do preço do café no
mercado, terá de contratar, à parte, operação com derivativo agropecuário.
II O referido produtor deve ter seu potencial de produção avaliado para efeito de
dimensionamento da CPR, cujo valor não poderá extrapolar o teto de recurso
controlado estabelecido para operações de comercialização de café.
III Esse produtor não terá de vincular o penhor do café à emissão da cédula, pois a
CPR física já constitui título executivo extrajudicial, representativo da promessa de
entrega da mercadoria correspondente.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...