Lista completa de Questões de Conhecimentos Bancários da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A GCN compreende uma abordagem de gerenciamento de riscos do negócio que envolve o comprometimento do corpo diretivo de uma organização, para garantir as funções do negócio, a qualquer tempo e circunstância. Em organizações financeiras, a GCN é uma exigência legal. Assinale a opção em que a situação hipotética apresentada corrobora a existência de uma percepção adequada da GCN, em uma instituição financeira.
Um auditor externo delegou a avaliação da eficácia de um programa de testes de continuidade de negócios para a área de tecnologia do cliente.
Adotou-se um plano de continuidade para um banco que considera essencial a manutenção da continuidade no nível estratégico e secundária a manutenção da continuidade nos níveis tático e operacional.
Um representante de entidade ou agência reguladora considerou que o fator preponderante para a criação da GCN, na instituição financeira que está visitando, era a redução dos riscos de perda de rentabilidade e consequentes prejuízos aos acionistas dessa instituição.
Um membro da diretoria do banco promoveu a formalização das estratégias de continuidade por meio da divulgação de planos e procedimentos de continuidade de negócios.
Foram realizadas as seguintes atividades durante o teste e manutenção dos planos de continuidade: estabeleceram-se níveis para os serviços prestados; alocaram-se papéis e responsabilidades para pessoas chave; e estimaram-se os tempos máximos toleráveis para uma interrupção.
Conhecimentos Bancários - Ascensão interna - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Ao longo do tempo, as técnicas para gerenciamento de risco de crédito, como, por exemplo, o desenvolvimento de modelos de mensuração de risco, tornaram-se cada vez mais sofisticadas. Com relação a esses modelos e aos conceitos a eles inerentes, julgue os seguintes itens.
I A perda esperada corresponde à necessidade de capital no mês de referência e poderá afetar o grau de solvência de uma instituição.
II O risco de uma operação de crédito, que se baseia nas características da própria operação, tais como valor, garantias e prazos, independe do risco do cliente.
III O credit scoring é um modelo de avaliação da qualidade do crédito de clientes, especialmente pessoas físicas, que leva em consideração fatores como renda, profissão, tempo de residência, patrimônio, entre outros.
IV O modelo de credit rating é utilizado para classificar as empresas em categorias de risco de crédito. Por sua natureza, esse modelo considera apenas critérios quantitativos, obtidos a partir dos indicadores financeiros extraídos das demonstrações contábeis da empresa ou do grupo econômico.
V A frequência esperada de inadimplência (FEI) é uma medida que representa o risco de o devedor deixar de honrar suas obrigações financeiras em dado horizonte de tempo e baseia-se no histórico de anotações cadastrais do cliente, entre outras informações.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e V.
II e IV.
III e IV.
III e V.
Um dos principais marcos da regulação bancária internacional foi a criação do Acordo de Basileia, visando estabelecer padrões de conduta, melhorar a qualidade da supervisão bancária e fortalecer a solidez e a segurança do sistema bancário internacional. Em 2004, o Comitê de Basileia fez uma revisão do Acordo, que ficou conhecida como Basileia II. Relativamente às medidas de adequação do Brasil aos padrões estabelecidos nos acordos de Basileia, assinale a opção correta.
O sistema de informações de crédito do BACEN é um instrumento de consulta às informações acerca do montante de operações de crédito, estando tais informações restritas ao segmento de pessoa jurídica.
A provisão para créditos de liquidação duvidosa é o valor contabilizado para a cobertura de perdas inesperadas e não tem impacto direto no resultado do banco.
No Brasil, o BACEN definiu que a adesão ao Basileia II será obrigatória somente para as instituições financeiras de grande porte.
Um dos grandes avanços no mercado financeiro brasileiro foi a exigência de se manter um nível de capital mínimo para a cobertura de riscos.
A estrutura do Basileia II está apoiada em três pilares: exigência de capital mínimo, supervisão bancária e disciplina de mercado. No Brasil, por determinação do BACEN, a adesão aos novos padrões desse acordo ficou restrita à exigência de capital mínimo.
Conhecimentos Bancários - Ascensão interna - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um frigorífico, que possui as licenças legais para funcionar com sua capacidade produtiva atual, pretendendo expandir seus negócios mediante a implantação de nova unidade de abate, apresentou proposta ao BB nas condições a seguir:
*valor do financiamento: R$ 5 milhões, sendo R$ 3 milhões para obras civis;
*origem dos recursos: BNDES;
*garantias: penhor dos equipamentos e máquinas financiados e garantia pessoal dos sócios.
Com base nessa situação hipotética, os documentos a serem exigidos para a operação pretendida pelo frigorífico mencionado incluem
I autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou da secretaria
de agricultura;
II licença ambiental;
III alvará ou licença para a construção;
IV CRF do FGTS; V CND do INSS.
Assinale a opção correta.
Apenas os itens I, III e IV estão certos.
Apenas os itens II, III e IV estão certos.
Apenas os itens III, IV e V estão certos.
Apenas os itens I, II, III e IV estão certos.
Todos os itens estão certos.
Conhecimentos Bancários - Ascensão interna - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Logo após o início da crise financeira instalada a partir de setembro de 2008, determinada empresa procurou o BB para alongar dívidas, em decorrência da queda do volume de suas vendas, atrasos de pagamento por parte de seus clientes e escassez de crédito.
Na situação hipotética apresentada, a influência das variáveis ambientais — tanto do macroambiente (econômicas, políticas e psicossociais) como do microambiente (mercado, concorrência e sazonalidade) — corresponde ao seguinte "C" do crédito:
caráter.
condição.
capacidade.
colateral.
capital.
Conhecimentos Bancários - Ascensão interna - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um projeto é um conjunto de informações coletadas e processadas com o propósito de dar forma à ideia de realizar algo, no futuro, para o atendimento de necessidades ou o aproveitamento de oportunidades. Acerca de conceitos relativos a projetos, julgue os itens seguintes.
I A definição do tamanho ou da capacidade produtiva de um empreendimento deve anteceder ao estudo de mercado, uma vez que a sua instalação irá modificar as condições do mercado, tornando tal estudo inócuo e antieconômico.
II A localização ideal para um empreendimento é a melhor alternativa locacional para a exploração da atividade objeto do empreendimento. Entre os fatores que devem ser considerados para o estabelecimento da localização ideal de um empreendimento inclui-se a proximidade da fonte de matéria-prima.
III Investidores e bancos podem apoiar um empreendimento para o qual não seja possível estimar o mercado consumidor do produto que esse empreendimento irá produzir, desde que as fontes de financiamento sejam compostas majoritariamente de recursos próprios comprovados e disponíveis.
IV A decisão de investir na implantação ou na ampliação de um empreendimento faz parte do planejamento estratégico e deve estar embasada em fatores como estudo de mercado, escolha de localização que otimize resultados e capacidade adequada de produção.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
Conhecimentos Bancários - Ascensão interna - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O processo de crédito inicia-se na confecção da ficha cadastral e se encerra no retorno dos créditos concedidos. Em cada fase/etapa, são abordados aspectos específicos de risco. A partir dessas informações e visualizando o processo como um todo, julgue os itens seguintes.
I O risco é inerente à atividade de crédito e se caracteriza pela decisão em ambiente de incerteza, muitas vezes embasada em sensibilidade e critérios subjetivos.
II A análise do risco do cliente, componente da análise do risco de crédito, tem por base aspectos correspondentes aos chamados Cs do crédito (caráter, capacidade, condições, capital, conglomerado e colateral).
III Independentemente de finalidade, natureza, prazo e forma de pagamento, o risco de uma operação de crédito pode ser eliminado pela vinculação de garantias adequadas, preferentemente as de maior nível de liquidez.
IV No processo de crédito, a etapa de deferimento/despacho da operação tem como foco as condições para a formalização da operação (providência seguinte ao despacho). Aspectos como idoneidade do proponente/interveniente, capacidade de pagamento e disponibilidade de recursos próprios não são relevantes nessa etapa do processo, uma vez que já foram abordados durante a análise do cliente/confecção da ficha cadastral.
V Na análise de operação, são avaliados os riscos do negócio proposto, o que requer análise de liquidez, forma de pagamento, prazos, garantias e condições da linha de crédito, entre outros fatores.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e V.
III e IV.
IV e V.
Conhecimentos Bancários - Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) é um órgão colegiado, de segundo grau, integrante da estrutura do Ministério da Fazenda. Com relação ao CRSFN, julgue os itens a seguir.
É atribuição do CRSFN adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia, bem como regular os valores interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos.
Conhecimentos Bancários - Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) é um órgão colegiado, de segundo grau, integrante da estrutura do Ministério da Fazenda. Com relação ao CRSFN, julgue os itens a seguir.
De decisão em processo administrativo oriundo do BACEN, da CVM, da Secretaria de Comércio Exterior ou da Secretaria da Receita Federal, cabe recurso ao CRSFN, no prazo estipulado na intimação, devendo o interessado entregá-lo mediante recibo ao respectivo órgão instaurador.
Conhecimentos Bancários - Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) é um órgão colegiado, de segundo grau, integrante da estrutura do Ministério da Fazenda. Com relação ao CRSFN, julgue os itens a seguir.
É atribuição do CRSFN julgar, em segunda e última instância administrativa, os recursos interpostos das decisões relativas às penalidades administrativas aplicadas pelo BACEN quanto a matérias relativas à aplicação de penalidades por infração à legislação de consórcios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...