Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área

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Em relação ao ensaio de dureza, é correto afirmar que:

  • A. possui uma relação linear com o limite de resistência à tração.
  • B. é aplicado para a determinação de escoamento descontínuo.
  • C. pode ser utilizado em substituição ao ensaio de tração.
  • D. não é utilizado em materiais metálicos, pois eles são muito dúcteis.

Sobre a reação eutetoide dos aços, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. O produto final da reação, no resfriamento, é um constituinte lamelar composto por cementita e ferrita.
  • B. Um aço hipereutetoide nunca pode apresentar ferrita pró-eutetoide.
  • C. O constituinte eutetoide é composto de lamelas alternadas de austenita e cementita, sendo chamado de ledeburita.
  • D. Segundo o diagrama de equilíbrio Fe-Fe3C, um aço de composição eutetoide apresenta somente perlita em temperatura ambiente.

Apresentam elevada resistência mecânica e, por esse motivo, são materiais bastante frágeis.

  • A. poros.
  • B. autointersticiais.
  • C. lacunas.
  • D. discordâncias.

Em relação aos materiais metálicos, é correto afirmar:

  • A. São bons isolantes térmicos e elétricos.
  • B. De forma geral, apresentam maior tenacidade em comparação aos materiais cerâmicos.
  • C. Suas moléculas estão organizadas na forma de células unitárias, formando uma estrutura cristalina.
  • D. Apresentam elevada resistência mecânica e, por esse motivo, são materiais bastante frágeis.

Os motores com ignição por centelha (Ciclo Otto: gasolina, álcool ou gás) apresentam, como resultado da combustão, uma série de gases que, analisados, resultam em uma verificação importante do funcionamento do motor. A maioria desses gases é poluente, por isso são controlados pela legislação sobre emissões, através do Programa Nacional de Controle de Emissões Veiculares – PROCONVE.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Um mecânico, ao testar um veículo, constatou que, ao se pisar o freio, o pedal desce lentamente; ao fazer uma inspeção visual, não foi encontrado nenhum vazamento. O defeito deve ter ocorrido na(s)

  • A. regulagem da haste de acionamento do cilindro-mestre que equipa o automóvel.
  • B. sangria do cilindro-mestre e nos cilindros das rodas.
  • C. gaxetas internas do cilindro-mestre que equipa o automóvel.
  • D. válvula de retenção interna do cilindro-mestre.
  • E. regulagem do freio de mão do automóvel.

Nos veículos que têm capacidade maior de transporte de carga, é comum fazer parte do sistema de freios uma válvula sensível à carga. A função da válvula sensível à carga é

  • A. não altera o sistema de freio: atua apenas no freio de estacionamento.
  • B. reduz proporcionalmente a pressão dos freios dianteiros.
  • C. com o aumento de peso sobre o chassi do veículo, aumenta-se a pressão nos freios dianteiros, garantindo maior estabilidade.
  • D. aumenta proporcionalmente a pressão dos freios dianteiros.
  • E. com o aumento de peso sobre o chassi do veículo, aumenta-se a pressão nos freios traseiros, garantindo frenagens mais seguras.

Ainda sobre o sistema flex, o sensor lógico necessita de condições para o reconhecimento do combustível. A(s) condição(ões) necessária(s), para disparar na FIAT a estratégia de aprendizagem de A/F, é(são)

  • A. nível de combustível (Abast.>3L;cons. 20L), nível do tanque 6L, scanner imposto, após corrigir falha.
  • B. primeira partida, nível de combustível (Abast.>3L;cons. 20L), nível do tanque 6L, scanner imposto.
  • C. primeira partida, desbandamento da sonda, após corrigir falha.
  • D. primeira partida, nível de combustível (Abast.>3L;cons. 20L), nível do tanque 6L, scanner imposto, percurso acima de 400 km, após corrigir falha.
  • E. desbandamento da sonda.

Os sistemas de injeção flex e gasolina dos veículos contam com os mesmos sensores e atuadores. “As diferenças do modelo flex são a centralina, o software, a partida a frio e o sensor de nível do reservatório de gasolina para partida a frio”. Seu funcionamento é realizado por meio da centralina, responsável por definir a quantidade de gasolina injetada no motor, de acordo com a proporção de álcool acumulada no tanque. O sistema é baseado no desbandamento da sonda lambda, que tem um centro de funcionamento definido. A(s) solução(ões) das montadoras, para implementar o sistema flex, foi(foram)

  • A. taxa de compressão intermediária, sistema de partida a frio, sensor lógico. A central eletrônica do motor analisaria a qualidade da queima através da concentração de oxigênio dos gases de escape, novos sensores.
  • B. sistema de partida a frio, sensor lógico. A central eletrônica do motor analisaria a qualidade da queima através da concentração de oxigênio nos gases de escape.
  • C. injetoras de combustível com ampla faixa de vazão, taxa de compressão intermediária, sistema de partida a frio, sensor lógico. A central eletrônica do motor analisaria a qualidade da queima através da concentração de oxigênio nos gases de escape.
  • D. injetoras de combustível com ampla faixa de vazão, taxa de compressão intermediária, sistema de partida a frio, sensor na linha do combustível.
  • E. somente o sensor da linha de combustível.

No Sensor de Posição da Borboleta (TPS) de Aceleração, a posição da borboleta é uma das informações para o cálculo da quantidade de combustível. Outra função do TPS é informar a unidade de comando dos movimentos da borboleta de aceleração, para fins de aceleração e desaceleração. O sinal do TPS

  • A. em conjunto com o sinal de RPM, é utilizado pela unidade de comando, para enriquecer a mistura ar + combustível em plena carga e corte na injeção no freio motor.
  • B. em conjunto o com sinal de RPM, é utilizado pela unidade de comando, para atrasar a ignição (centelha).
  • C. é utilizado pela unidade de comando, para corrigir a octanagem.
  • D. em conjunto com o sinal de RPM, é utilizado pela unidade de comando, para empobrecer a mistura ar + combustível em plena carga e corte na injeção no freio motor.
  • E. não é utilizado pela unidade de comando, por não ser plausível.
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