Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
A direção puxa para o lado esquerdo, quando um caminhão com suspensão dianteira de braço triangular longo e curto, suspensão traseira com feixes de molas se movimenta para frente em linha reta. São defeitos para a causa do problema, exceto
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
A função da suspensão é proporcionar o transporte dos passageiros do veículo com a máxima segurança e no melhor conforto. A suspensão é constituída pelos seguintes subconjuntos:
Sistema de suspensão, que filtra as irregularidades da estrada a frequências compatíveis com o conforto dos passageiros.
Sistema de direção, que assegura a trajetória exercida pelo condutor, sem derrapagem dos pneus.
Sistema de alinhamento das rodas, que mantém os funcionamentos da direção e da suspensão, sem prejuízo ao pneu.
Sistema de rodas, que permite transmitir os esforços do motor, do freio, além de suportar todos os tipos de solicitações laterais. Estes subconjuntos estão ligados a elementos portadores e formam um eixo.
Os componentes da suspensão dianteira de duplo braço triangular são
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
Nos veículos em que a caixa de mudanças está no sentido longitudinal, acompanhando a carroçaria, o eixo motriz tem um conjunto que muda o plano de rotação da árvore secundária para as rodas. Esse ângulo é de 90º. Esse conjunto chama-se transmissão angular e é formado por uma coroa e um pinhão, que são engrenagens de tamanhos diferentes, dispostas em ângulo reto. No mesmo conjunto, o diferencial tem como função permitir que as rodas motrizes possam girar cada uma com rotação diferente da outra. Nesse caso, as engrenagens
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
Conhecendo-se o número de dentes da engrenagem motora e da engrenagem movida, pode-se calcular a relação de transmissão que determina a rotação e o torque de saída em um sistema de transmissão. O cálculo é feito da seguinte maneira:
A sequência correta é
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
Sobre a caixa de marchas, é particularidade da marcha ré:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
A caixa de marchas é responsável pela seleção de diferentes relações de transmissão (marchas ou velocidades). Existem, basicamente, três tipos de caixa de marcha:
transmissão mecânica o condutor seleciona, por intermédio de uma alavanca, a relação mais adequada para cada velocidade e torque;
transmissão automática as mudanças ocorrem por meio de cintas e freios acionados hidraulicamente, que promovem a formação de conjunto de engrenagens internas;
transmissão mecânica automatizada de concepção idêntica à transmissão mecânica, o sistema promove a seleção das marchas através de um atuador elétrico ou hidráulico.
O sincronizador é um dispositivo que possibilita o acoplamento, sem trancos, de engrenagens das árvores primária e secundária (ilustrado na figura). O(s) defeito(s) apresentado(s) é(são)
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
Ainda sobre o sistema de embreagem, as possíveis falhas identificadas pelos fabricantes deram origem ao diagnóstico baseado na causa e nos efeitos (sintomas). Julgue cada item em verdadeiro ou falso.
I. ( ) Embreagem não permite engate das marchas, disco empenado por falta de lubrificação do eixo piloto ou forçado durante a instalação.
II. ( ) Embreagem patina, revestimento queimado pelo volante em mau estado ou profundidade incorreta, contaminação com óleo ou graxa, mau uso.
III. ( ) Ruído no acionamento, rolamento travado por mau uso, motorista com pé na embreagem, regulagem incorreta, falta de folga entre mola, membrana e mancal.
IV. ( ) Trepidação, Disco com desgaste total por fim de vida útil.
V. ( ) Ruído na transmissão, contaminação com óleo e graxa por excesso de curso no mancal de embreagem.
A sequência correta é
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
O projeto da embreagem, específico para cada veículo, é calculado em função de muitas variáveis, dentre elas, a potência do motor e a relação de marchas no câmbio, que irão determinar o dimensionamento desse componente. Quando o pedal da embreagem não está acionado, o platô aplica a mesma força em toda a superfície da placa que faz a pressão do disco contra o volante do motor, permitindo a transmissão do torque para o câmbio. Quando o pedal é acionado, a placa libera a pressão exercida e faz o desacoplamento da embreagem com o sistema de transmissão, permitindo, assim, a passagem de marcha.
A sequência correta é
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
A função da biela é transmitir a força de impulsão do pistão à árvore de manivelas, que, por sua vez, transforma o movimento retilíneo do pistão em movimento circular contínuo da árvore de manivelas. A biela é de aço forjado de elevada resistência. É constituída por pé, corpo e cabeça e existem dois processos de fabricação da biela por corte ou fratura. Quando comparada à convencional, a principal vantagem da biela fraturada é
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
Os óleos lubrificantes podem ter várias origens e cada motor, dependendo de suas características construtivas, utilizará uma delas: minerais: provenientes do petróleo; graxos: obtidos de vegetais ou animais (como a mamona, a palma, a baleia e o bacalhau); sintéticos: produzidos em laboratório e com qualidades especiais não encontradas nos outros dois tipos. Os óleos lubrificantes são classificados por três normas mais usuais: SAE, API e ASTM. As siglas 5w40, no lubrificante do motor, significam
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...