Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área

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A direção puxa para o lado esquerdo, quando um caminhão com suspensão dianteira de braço triangular longo e curto, suspensão traseira com feixes de molas se movimenta para frente em linha reta. São defeitos para a causa do problema, exceto

  • A. convergência excessiva nas rodas dianteiras.
  • B. cáster mais positivo na roda dianteira esquerda.
  • C. um parafuso de centragem quebrado na mola traseira direita.
  • D. baixa pressão de pneus no lado esquerdo.
  • E. convergência excessiva nas rodas traseiras.

A função da suspensão é proporcionar o transporte dos passageiros do veículo com a máxima segurança e no melhor conforto. A suspensão é constituída pelos seguintes subconjuntos:

• Sistema de suspensão, que filtra as irregularidades da estrada a frequências compatíveis com o conforto dos passageiros.

• Sistema de direção, que assegura a trajetória exercida pelo condutor, sem derrapagem dos pneus.

• Sistema de alinhamento das rodas, que mantém os funcionamentos da direção e da suspensão, sem prejuízo ao pneu.

• Sistema de rodas, que permite transmitir os esforços do motor, do freio, além de suportar todos os tipos de solicitações laterais. Estes subconjuntos estão ligados a elementos portadores e formam um eixo.

Os componentes da suspensão dianteira de duplo braço triangular são

  • A. torre do amortecedor, um braço e uma barra estabilizadora.
  • B. manga-de-eixo e dois triângulos sobrepostos.
  • C. torre do amortecedor, um triângulo inferior e uma barra estabilizadora.
  • D. eixo rígido e feixes de mola.
  • E. um braço longitudinal, um braço transversal superior e um braço transversal inferior.

Nos veículos em que a caixa de mudanças está no sentido longitudinal, acompanhando a carroçaria, o eixo motriz tem um conjunto que muda o plano de rotação da árvore secundária para as rodas. Esse ângulo é de 90º. Esse conjunto chama-se transmissão angular e é formado por uma coroa e um pinhão, que são engrenagens de tamanhos diferentes, dispostas em ângulo reto. No mesmo conjunto, o diferencial tem como função permitir que as rodas motrizes possam girar cada uma com rotação diferente da outra. Nesse caso, as engrenagens

  • A. satélites passam a girar sobre seu eixo, permitindo a variação de rotação entre as planetárias.
  • B. satélites funcionam como trava entre as planetárias.
  • C. planetárias funcionam como trava entre as satélites.
  • D. planetárias e as satélites não giram.
  • E. planetárias passam a girar sobre seu eixo, permitindo a variação de rotação entre as satélites.

Conhecendo-se o número de dentes da engrenagem motora e da engrenagem movida, pode-se calcular a relação de transmissão que determina a rotação e o torque de saída em um sistema de transmissão. O cálculo é feito da seguinte maneira:

A sequência correta é

  • A. V, V, F, F, F.
  • B. V, F, V, F, F.
  • C. F, V, V, F, F.
  • D. F, F, V, V, V.
  • E. F, F, F, V, V.

Sobre a caixa de marchas, é particularidade da marcha ré:

  • A. os dentes das engrenagens são sempre retos.
  • B. os dentes das engrenagens são sempre helicoidais.
  • C. utiliza sempre uma engrenagem intermediária.
  • D. não é possível usar sincronizador.
  • E. não se utilizam hastes e garfos para engate.

A caixa de marchas é responsável pela seleção de diferentes relações de transmissão (marchas ou velocidades). Existem, basicamente, três tipos de caixa de marcha: 

transmissão mecânica – o condutor seleciona, por intermédio de uma alavanca, a relação mais adequada para cada velocidade e torque; 

transmissão automática – as mudanças ocorrem por meio de cintas e freios acionados hidraulicamente, que promovem a formação de conjunto de engrenagens internas; 

transmissão mecânica automatizada – de concepção idêntica à transmissão mecânica, o sistema promove a seleção das marchas através de um atuador elétrico ou hidráulico.

O sincronizador é um dispositivo que possibilita o acoplamento, sem trancos, de engrenagens das árvores primária e secundária (ilustrado na figura). O(s) defeito(s) apresentado(s) é(são)

  • A. superaquecimento.
  • B. marchas escapando.
  • C. ruídos na alavanca de mudanças.
  • D. ruídos na caixa de mudanças.
  • E. marchas arranhando ao engrenar, dificuldade de engrenar marchas.

Ainda sobre o sistema de embreagem, as possíveis falhas identificadas pelos fabricantes deram origem ao diagnóstico baseado na causa e nos efeitos (sintomas). Julgue cada item em verdadeiro ou falso.

I. ( ) Embreagem não permite engate das marchas, disco empenado por falta de lubrificação do eixo piloto ou forçado durante a instalação.

II. ( ) Embreagem patina, revestimento queimado pelo volante em mau estado ou profundidade incorreta, contaminação com óleo ou graxa, mau uso.

III. ( ) Ruído no acionamento, rolamento travado por mau uso, motorista com pé na embreagem, regulagem incorreta, falta de folga entre mola, membrana e mancal.

IV. ( ) Trepidação, Disco com desgaste total por fim de vida útil.

V. ( ) Ruído na transmissão, contaminação com óleo e graxa por excesso de curso no mancal de embreagem.

A sequência correta é

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, V, F, F, F.
  • C. V, F, F, F, V.
  • D. F, F, V, V, V.
  • E. V, F, F, V, V, V.

O projeto da embreagem, específico para cada veículo, é calculado em função de muitas variáveis, dentre elas, a potência do motor e a relação de marchas no câmbio, que irão determinar o dimensionamento desse componente. Quando o pedal da embreagem não está acionado, o platô aplica a mesma força em toda a superfície da placa que faz a pressão do disco contra o volante do motor, permitindo a transmissão do torque para o câmbio. Quando o pedal é acionado, a placa libera a pressão exercida e faz o desacoplamento da embreagem com o sistema de transmissão, permitindo, assim, a passagem de marcha.

A sequência correta é

  • A. V, F, F, F, V.
  • B. F, V, V, V, F.
  • C. V, V, F, F, F.
  • D. V, V, F, F, V.
  • E. F, F, V, V, V.

A função da biela é transmitir a força de impulsão do pistão à árvore de manivelas, que, por sua vez, transforma o movimento retilíneo do pistão em movimento circular contínuo da árvore de manivelas. A biela é de aço forjado de elevada resistência. É constituída por pé, corpo e cabeça e existem dois processos de fabricação da biela por corte ou fratura. Quando comparada à convencional, a principal vantagem da biela fraturada é

  • A. produzir uma superfície inconfundível. Dessa forma, a biela e sua capa somente se encaixam, caso pertençam ao mesmo conjunto.
  • B. reduzir o peso total do conjunto móvel e consequente melhoria no desempenho.
  • C. eliminar os pinos de pistão, tornando o conjunto mais leve e, assim, reduzir os custos de manutenção.
  • D. tornar prescindível a utilização do torquímetro nos ajustes das porcas de retenção às capas de bielas.
  • E. eliminar a necessidade de balanceamento dinâmico do conjunto móvel, em virtude do baixo índice de vibrações.

Os óleos lubrificantes podem ter várias origens e cada motor, dependendo de suas características construtivas, utilizará uma delas: minerais: provenientes do petróleo; graxos: obtidos de vegetais ou animais (como a mamona, a palma, a baleia e o bacalhau); sintéticos: produzidos em laboratório e com qualidades especiais não encontradas nos outros dois tipos. Os óleos lubrificantes são classificados por três normas mais usuais: SAE, API e ASTM. As siglas 5w40, no lubrificante do motor, significam

  • A. dois tipos distintos de lubrificantes.
  • B. que o lubrificante tem apenas uma viscosidade.
  • C. os tipos de aditivos que existem no lubrificante.
  • D. que o lubrificante tem uma viscosidade ainda frio e outra viscosidade depois de quente.
  • E. que o lubrificante atende a todos os motores fabricados até hoje.
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