Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Motorista / Agente Condutor de Veículo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Texto para as questões de 51 a 55
Um veículo leve de carga, do tipo pickup, será alugado e deve ser preparado para transportar sua plena carga, em um trajeto de 1.000 km, alternando trechos pavimentados com trechos sem pavimento. Estes últimos alternam partes em areia batida, terreno cascalhado e terreno pedregoso.
Se, durante a viagem e após transpor um terreno pedregoso, a direção do veículo começar a puxar para um dos lados, isso poderá dever-se a
empenamento da barra estabilizadora dianteira.
rompimento de um dos batentes.
empenamento do braço tensor.
perda do ângulo de caster.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Motorista / Agente Condutor de Veículo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Texto para as questões de 51 a 55
Um veículo leve de carga, do tipo pickup, será alugado e deve ser preparado para transportar sua plena carga, em um trajeto de 1.000 km, alternando trechos pavimentados com trechos sem pavimento. Estes últimos alternam partes em areia batida, terreno cascalhado e terreno pedregoso.
Se, após a viagem, o carro apresentar vibração na direção, isso se deverá a
perda da calibragem dos ângulos de caster da suspensão.
perda da convergência dianteira.
incorreção no ângulo camber.
perda do ângulo de inclinação do eixo da direção.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Motorista / Agente Condutor de Veículo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Todo pneu apresenta em seu flanco uma grande quantidade de informações, na forma de códigos que precisam ser conhecidos, sob pena de utilização de um pneu inadequado. Acerca desses códigos, assinale a opção correta.
O pneu 175/35 R13 é apropriado para terrenos bastante irregulares.
Os indicadores T.W.I. (tread wear indicators) recomendam a retirada dos pneus de uso.
No pneu 175/35 R13, a indicação R13 refere-se a um pneu de construção diagonal.
Na indicação alfanumérica, o número indica velocidade e a letra, a carga suportada.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Motorista / Agente Condutor de Veículo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com referência aos códigos dos pneus empregados em caminhões e ônibus, assinale a opção correta.
148/144M é um pneu que apresenta maior capacidade de carga para rodas simples.
146/143K é um pneu que apresenta maior capacidade de carga quando utilizado em rodas duplas.
A velocidade máxima permitida para os pneus K é de 90 km/h.
A velocidade máxima permitida para os pneus M é de 110 km/h.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Motorista / Agente Condutor de Veículo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com referência ao sistema de alimentação de combustível por meio de injeção eletrônica, assinale a opção correta.
O controle da relação ar-combustível é dividido entre um sistema primário e outro secundário, ambos de alta velocidade, sendo que a mistura ar-combustível fica mais rica durante as mudanças de um sistema para o outro.
Durante a partida do motor à baixa temperatura, uma fina neblina é lançada pelo injetor de partida a frio; por isso, podem ocorrer dificuldades de o motor movimentar-se devido à compensação a baixa temperatura existente na injeção.
Nos motores modernos, o processo de fabricação dos seus componentes internos faz que a distribuição da mistura ar-combustível em cada cilindro se mantenha uniforme e assim indicando a quantidade a ser injetada na admissão.
Devido a grande diferença entre a gravidade específica da gasolina e a do ar, a injeção controla este parâmetro por meio de sensores, o que permite a entrada uniforme no cilindro, frente às mudanças no volume de admissão do ar.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Motorista / Agente Condutor de Veículo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Mesmo sem levar em conta as questões de segurança, uma grande parte da frota brasileira já utiliza transmissões automáticas, principalmente em veículos de carga, exigindo processos fabris mais rigorosos do ponto de vista de tolerâncias e ajustes. De nada adiantaria esse esforço de uma melhor fabricação se os óleos utilizados não acompanhassem esse desenvolvimento. Os óleos atualmente utilizados em transmissões automáticas apresentam
alto índice de viscosidade, para permitir uma eficiente transmissão de força.
altíssima resistência à oxidação, pois os órgãos de comando devem ter o mínimo possível de depósitos.
baixa capacidade antiespumante, visto que a espuma não altera o bom funcionamento das transmissões automáticas.
coeficiente de atrito que aumenta com a redução da velocidade de desligamento, tornando mais suave o engate das engrenagens.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Motorista / Agente Condutor de Veículo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando um veículo em movimento, cada uma das opções abaixo apresenta uma situação emergencial e uma proposta de conduta frente a essa situação. Assinale a opção que apresenta conduta correta para a situação mencionada.
Percorrendo uma curva de raio longo, caso o motor apague, o motorista deve frear bruscamente e dirigir o veículo para o acostamento, observando as condições existentes no piso bem como desviando de algum buraco.
Em um trecho sinuoso de descida íngreme, caso perceba que o pedal de freio abaixou e a capacidade de frenagem ficou reduzida, o motorista deve acionar até o limite de uso o freio de estacionamento durante todo o restante da descida.
Em um trecho plano, liso e molhado, caso sinta que perdeu o controle direcional, o motorista deve tirar o pé do acelerador e, tão logo sinta voltar o controle, atuar da forma necessária, dependendo da direção tomada pelo veículo.
Em uma parada repentina do fluxo de tráfego, se, ao acionar os freios, as rodas travarem a ponto de "cantar pneu", o motorista deve aumentar a pressão sobre o pedal de freio, para que o veículo pare.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Motorista / Agente Condutor de Veículo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A proporção entre a velocidade da carroçaria e a velocidade das rodas é conhecida como "razão de derrapagem" ou razão de deslizamento e toma como referência o estado das rodas, girando livremente ou totalmente travadas. Considerando que esse princípio é avaliado nos veículos equipados com o sistema de freios antitravamentos ou ABS, visando assegurar maior segurança nas frenagens, assinale a opção correta.
A força de frenagem é diretamente proporcional à razão de deslizamento.
A força de agarramento fica constante com a utilização do sistema.
A tolerância ao deslizamento do sistema não se altera em diferentes pisos.
Uma razão de deslizamento igual a 0% significa que as rodas estão travadas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Motorista / Agente Condutor de Veículo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Se o pedal de freio de um veículo endurecer após o desligamento do motor, deve-se providenciar a
substituição do servofreio.
regulagem da haste de acionamento do cilindro mestre.
substituição da válvula ou regulagem do carburador.
limpeza da tomada de vácuo no coletor.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Motorista / Agente Condutor de Veículo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando os diversos componentes de um servofreio, assinale a opção correta.
A haste de entrada aciona o cilindro-mestre.
A válvula de retenção mantém vácuo suficiente para alguns acionamentos mesmo após o desligamento do motor.
O disco de reação é responsável pelo equilíbrio do conjunto e mantém separadas as câmaras de ar e de vácuo.
A haste de saída transfere o esforço do pedal para o interior do freio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...