Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A hiperespecialização proíbe não somente a percepção do global, que pode estar em parcelas fragmentadas mas também do essencial que pode estar dissolvido. Isto limita também o tratamento dos problemas particulares que só podem ser propostos e pensados de forma, em seu conteúdo. Os problemas essenciais nunca são parcelados, e os globais são cada vez mais essenciais. A cultura científica e técnica organiza e ajuda no parcelamento dos saberes. Com isto, a hiperespecialização dificulta um(a)
maior aprendizado nas especializações.
conhecimento mais aprimorado na área das Ciências.
ampla visualização no campo científico.
avaliação contextualizada, por deixar o conhecimento especializado ou abstrato.
maior extensão dos valores científicos aplicados nas Ciências.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
As folhas dos vegetais são órgãos essenciais à fotossíntese, processo muito importante para a manutenção dos seres aeróbios no planeta. Estas estruturas, em algumas plantas, podem sofrer modificações para a sua adaptabilidade no habitat. Das citações abaixo, uma está incorreta, ao afirmar que as(os)
gavinhas funcionam como estruturas fixadoras.
brácteas são semelhantes às pétalas encontradas nas plantas primavera e antúrio.
catáfilos reservam substâncias nos bulbos das cebolas
acúleos das laranjeiras servem para inibir a ação dos predadores.
espinhos dos cactos evitam a perda excessiva de água em ambientes xerófilos.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Um dos problemas vividos nas grandes cidades litorâneas é a construção crescente de altíssimos edifícios à beira mar. Isto favorece o sombreamento na água ao entardecer, diminuindo, de certa forma, a captação de energia solar, a quantidade de microalgas, desfavorecendo a princípio os(a)
animais herbívoros, que são os consumidores de primeira ordem.
produção de oxigênio, usado pelos animais aeróbios.
manutenção da temperatura na água para os animais homeotermos.
produção de nutrientes pela epifauna que habita os bentos.
microorganismos que só sobrevivem em águas termais.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Na ciência, quanto maior for a visão em profundidade,
resultará na restrição da capacidade de conhecer as teorias formuladas.
ampliará cada vez mais a especialização nas bases científicas.
não limitará o conhecimento, mesmo que este seja específico.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Animal pecilotermo, que sofre metamorfose com o seu desenvolvimento indireto, e na fase reprodutora realiza a fecundação externa. Trata-se de um
mamífero aquático.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
As relações entre a ciência e o senso comum existem. A ciência normalmente existe sob o patrocínio de um
resultado inesperado
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Os estômatos são órgãos de aeração localizados nas folhas dos vegetais. Estes anexos são formados particularmente, na(o)
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Os homens sobrevivem cerca de dezenas de milhares de anos, sem coisa alguma que se assemelhe à nossa ciência. A necessidade da compreensão do mundo para uma melhor sobrevivência depende diretamente do
entendimento de cada indivíduo que tem a ciência como a base para todos os resultados.
senso comum e da ciência como expressões da mesma necessidade básica.
empenho dos governantes para a manutenção de espaços científicos em sala de aula.
esforço de cada aluno para a manutenção de experimentos cada vez mais atualizados.
professor para repassar, de forma mais qualificada, o entendimento da ciência em laboratório.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Alguns alunos da Escola Municipal José Firmino da Veiga, juntamente com dois professores, foram participar de uma aula de campo, enfatizando a ecologia dos manguezais nas proximidades de Maria Farinha. Chegando lá, a professora de geografia informou aos alunos que estas áreas são encontradas em cerca de 75% da faixa costeira, localizada entre o trópico de Câncer e o de Capricórnio. O professor de ciências comentou que esses ecossistemas são explorados por pescadores artesanais e comerciais, em águas calmas das baías, estuários e enseadas. Neste momento, um dos alunos perguntou ao professor: "o que poderia causar um desequilíbrio ambiental, no futuro bem próximo, mesmo sendo importante para a biologia do ambiente?" O mestre respondeu que seria a
criação de animais e plantas em sistema de aqüicultura.
manutenção do estuário, como berçário para várias espécies animais.
existência da cobertura vegetal, funcionando como protetora e alimentadora da rica fauna.
formação de uma espécie de filtro biológico, para reter as partículas e impurezas em suspensão no ar e na água.
existência de raízes, para evitar a erosão e o assoreamento de canais navegáveis próximos à costa marinha.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A ciência não é um órgão novo de conhecimento. Para se fazer ciência, particularmente, é necessário que
todos os fatos sejam ordenados numa neocronologia pedagógica.
os fenômenos sejam agrupados numa escala evolutiva da ciência.
se possa perceber e formular problemas com clareza.
as hipóteses não testadas resultem em teorias imutáveis.
sejam reformuladas todas as hipóteses não experimentadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...