Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2006

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A hiperespecialização proíbe não somente a percepção do global, que pode estar em parcelas fragmentadas mas também do essencial que pode estar dissolvido. Isto limita também o tratamento dos problemas particulares que só podem ser propostos e pensados de forma, em seu conteúdo. Os problemas essenciais nunca são parcelados, e os globais são cada vez mais essenciais. A cultura científica e técnica organiza e ajuda no parcelamento dos saberes. Com isto, a hiperespecialização dificulta um(a)

  • A.

    maior aprendizado nas especializações.

  • B.

    conhecimento mais aprimorado na área das Ciências.

  • C.

    ampla visualização no campo científico.

  • D.

    avaliação contextualizada, por deixar o conhecimento especializado ou abstrato.

  • E.

    maior extensão dos valores científicos aplicados nas Ciências.

As folhas dos vegetais são órgãos essenciais à fotossíntese, processo muito importante para a manutenção dos seres aeróbios no planeta. Estas estruturas, em algumas plantas, podem sofrer modificações para a sua adaptabilidade no habitat. Das citações abaixo, uma está incorreta, ao afirmar que as(os)

  • A.

    gavinhas funcionam como estruturas fixadoras.

  • B.

    brácteas são semelhantes às pétalas encontradas nas plantas primavera e antúrio.

  • C.

    catáfilos reservam substâncias nos bulbos das cebolas

  • D.

    acúleos das laranjeiras servem para inibir a ação dos predadores.

  • E.

    espinhos dos cactos evitam a perda excessiva de água em ambientes xerófilos.

Um dos problemas vividos nas grandes cidades litorâneas é a construção crescente de altíssimos edifícios à beira mar. Isto favorece o sombreamento na água ao entardecer, diminuindo, de certa forma, a captação de energia solar, a quantidade de microalgas, desfavorecendo a princípio os(a)

  • A.

    animais herbívoros, que são os consumidores de primeira ordem.

  • B.

    produção de oxigênio, usado pelos animais aeróbios.

  • C.

    manutenção da temperatura na água para os animais homeotermos.

  • D.

    produção de nutrientes pela epifauna que habita os bentos.

  • E.

    microorganismos que só sobrevivem em águas termais.

Na ciência, quanto maior for a visão em profundidade,

  • A. maior será a gama de conhecimentos em extensão.
  • B.

    resultará na restrição da capacidade de conhecer as teorias formuladas.

  • C.

    ampliará cada vez mais a especialização nas bases científicas.

  • D. menor será a visão em extensão, e isto é uma forma de especialização.
  • E.

    não limitará o conhecimento, mesmo que este seja específico.

Animal pecilotermo, que sofre metamorfose com o seu desenvolvimento indireto, e na fase reprodutora realiza a fecundação externa. Trata-se de um

  • A.

    mamífero aquático.

  • B. lagarto do deserto.
  • C. peixe pulmonado.
  • D. réptil inferior
  • E. anfíbio adulto.

As relações entre a ciência e o senso comum existem. A ciência normalmente existe sob o patrocínio de um

  • A.

    resultado inesperado

  • B. ideal comum.
  • C. esforço qualificado.
  • D. paradigma
  • E. estudo mais aprofundado.

Os estômatos são órgãos de aeração localizados nas folhas dos vegetais. Estes anexos são formados particularmente, na(o)

  • A. epiderme
  • B. cutícula protetora.
  • C. lenticela
  • D. parênquima clorofiliano.
  • E. tecido de sustentação.

Os homens sobrevivem cerca de dezenas de milhares de anos, sem coisa alguma que se assemelhe à nossa ciência. A necessidade da compreensão do mundo para uma melhor sobrevivência depende diretamente do

  • A.

    entendimento de cada indivíduo que tem a ciência como a base para todos os resultados.

  • B.

    senso comum e da ciência como expressões da mesma necessidade básica.

  • C.

    empenho dos governantes para a manutenção de espaços científicos em sala de aula.

  • D.

    esforço de cada aluno para a manutenção de experimentos cada vez mais atualizados.

  • E.

    professor para repassar, de forma mais qualificada, o entendimento da ciência em laboratório.

Alguns alunos da Escola Municipal José Firmino da Veiga, juntamente com dois professores, foram participar de uma aula de campo, enfatizando a ecologia dos manguezais nas proximidades de Maria Farinha. Chegando lá, a professora de geografia informou aos alunos que estas áreas são encontradas em cerca de 75% da faixa costeira, localizada entre o trópico de Câncer e o de Capricórnio. O professor de ciências comentou que esses ecossistemas são explorados por pescadores artesanais e comerciais, em águas calmas das baías, estuários e enseadas. Neste momento, um dos alunos perguntou ao professor: "o que poderia causar um desequilíbrio ambiental, no futuro bem próximo, mesmo sendo importante para a biologia do ambiente?" O mestre respondeu que seria a

  • A.

    criação de animais e plantas em sistema de aqüicultura.

  • B.

    manutenção do estuário, como berçário para várias espécies animais.

  • C.

    existência da cobertura vegetal, funcionando como protetora e alimentadora da rica fauna.

  • D.

    formação de uma espécie de filtro biológico, para reter as partículas e impurezas em suspensão no ar e na água.

  • E.

    existência de raízes, para evitar a erosão e o assoreamento de canais navegáveis próximos à costa marinha.

A ciência não é um órgão novo de conhecimento. Para se fazer ciência, particularmente, é necessário que

  • A.

    todos os fatos sejam ordenados numa neocronologia pedagógica.

  • B.

    os fenômenos sejam agrupados numa escala evolutiva da ciência.

  • C.

    se possa perceber e formular problemas com clareza.

  • D.

    as hipóteses não testadas resultem em teorias imutáveis.

  • E.

    sejam reformuladas todas as hipóteses não experimentadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...