Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Sobre os níveis de atuação na elaboração do projeto político pedagógico, avalie as afirmativas a seguir:
I - o pessoal, com flexibilidade para as diferenças.
II - o da comunidade ou do grupo de famílias a que atende.
III - o social como instituição que tem um posicionamento próprio na construção da sociedade.
IV - o do conhecimento como fator único para a direção dos valores da sociedade.
V - o instrumental técnico-pedagógico de cada disciplina e o conjunto de conhecimentos que definem a aprendizagem.
Assinale apenas as afirmativas corretas:
I, II e V;
II, IV e V;
II, III e IV;
III, IV e V;
I, II e III.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
As etapas de elaboração de um plano de ensino são:
objetivos, instrumentos e atitudes;
objetivos, conteúdos e avaliação;
conteúdos, cronogramas e atitudes;
programação, objetivos e avaliação;
avaliação, estratégias e atitudes.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que saúde é o estado de bem-estar:
associado à ausência de doença;
físico e mental;
físico, mental e social;
completo e a ausência de doença;
afetivo, cognitivo e psicomotor.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O contato com as atividades físicas sistematizadas, para muitos alunos, ocorre apenas na escola. Mais uma razão para que o acesso a essas atividades seja para todos. A Educação Física, como os outros componentes curriculares, necessita rever suas competências frente às mudanças constantes da sociedade. O acesso aos conhecimentos oportunizados pela Educação Física escolar deve constituir-se em direito e:
instrumento de transformação individual e coletiva;
deveres perante o Estado Nacional;
deveres perante a Constituição do Estado Nacional;
instrumento de ascensão social;
meio de ascensão social.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O corpo docente costuma manifestar dúvidas e apresentar conflitos diante da questão de como se deve agir com os alunos em uma sociedade na qual a exclusão e suas variáveis representam um fator real de preocupação. Na Educação Física escolar, o princípio da inclusão, ou da não-exclusão, procura garantir:
que todos participem das equipes de competição da escola;
os mesmos treinamentos de alto nível para todos os alunos;
as mesmas performances para todos os alunos;
o desempenho igualitário para as características individuais;
o acesso de todos os alunos às atividades propostas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A Educação Física escolar deve contribuir para que as diversas manifestações da cultura corporal de movimento sejam preservadas, difundidas e conhecidas, contribuindo também para o aperfeiçoamento das práticas democráticas necessárias nas aulas e no convívio social, a fim de que:
as individualidades sejam moldadas;
as diferenças possam ser respeitadas;
os interesses particulares sejam atendidos;
os objetivos da direção da escola sejam cumpridos;
as vontades do professor sejam atendidas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Os Parâmetros Curriculares Nacionais servem de apoio às discussões de democratização do ensino básico como forma de garantia de direitos em que a inclusão é um dos eixos principais. Nessa perspectiva, o ambiente escolar deve caracterizar-se como espaço formalmente instituído:
da integração e da diversidade;
da divergência e da diversidade;
do fortalecimento do individualismo;
do individualismo e da individualidade;
da inclusão do individualismo.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A Educação Física escolar deve considerar a diversidade cultural, étnica, física e de gênero como elemento democraticamente enriquecedor:
das valências físicas e sociais;
das relações escolares e da vida social;
das habilidades e aptidões físicas;
dos valores individuais em detrimento do coletivo;
dos fundamentos biológicos e sociais.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A autonomia é facilitada se os alunos vivenciam as diferentes práticas da cultura corporal; por sua vez, a cultura corporal contribui para a inserção do aluno no convívio social. A autonomia dos alunos também pode ser estimulada quando o professor lhes oferece, por exemplo, possibilidades de escolherem os times, elaborarem ou modificarem as regras, discutirem as melhores táticas e técnicas. A autonomia é implementada quando, nas aulas, se estimula o aluno:
ao comportamento e respeito ao autoritarismo;
à passividade e ao bom comportamento;
ao êxito e à vitória;
a vencer e convencer;
a participar das discussões e reflexões.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
É necessário que a Educação Física escolar, assim como os outros componentes curriculares da escola, passe a educar para o lazer, não apenas em termos procedimentais, fornecendo repertório para que os alunos possam usufruir do lazer, mas também em termos de atitudes para com o lazer e a compreensão do que venha a ser este termo. Para além das práticas que devem fazer parte da educação para o lazer, deve-se explorar a concepção de lazer para o alunos, seus familiares e:
seu país;
sua vida;
sua comunidade;
seu estado;
seu bem-estar material.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...