Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre os níveis de atuação na elaboração do projeto político pedagógico, avalie as afirmativas a seguir:

I - o pessoal, com flexibilidade para as diferenças.
II - o da comunidade ou do grupo de famílias a que atende.
III - o social como instituição que tem um posicionamento próprio na construção da sociedade.
IV - o do conhecimento como fator único para a direção dos valores da sociedade.
V - o instrumental técnico-pedagógico de cada disciplina e o conjunto de conhecimentos que definem a aprendizagem.

Assinale apenas as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II e V;

  • B.

    II, IV e V;

  • C.

    II, III e IV;

  • D.

    III, IV e V;

  • E.

    I, II e III.

As etapas de elaboração de um plano de ensino são:

  • A.

    objetivos, instrumentos e atitudes;

  • B.

    objetivos, conteúdos e avaliação;

  • C.

    conteúdos, cronogramas e atitudes;

  • D.

    programação, objetivos e avaliação;

  • E.

    avaliação, estratégias e atitudes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que saúde é o estado de bem-estar:

  • A.

    associado à ausência de doença;

  • B.

    físico e mental;

  • C.

    físico, mental e social;

  • D.

    completo e a ausência de doença;

  • E.

    afetivo, cognitivo e psicomotor.

O contato com as atividades físicas sistematizadas, para muitos alunos, ocorre apenas na escola. Mais uma razão para que o acesso a essas atividades seja para todos. A Educação Física, como os outros componentes curriculares, necessita rever suas competências frente às mudanças constantes da sociedade. O acesso aos conhecimentos oportunizados pela Educação Física escolar deve constituir-se em direito e:

  • A.

    instrumento de transformação individual e coletiva;

  • B.

    deveres perante o Estado Nacional;

  • C.

    deveres perante a Constituição do Estado Nacional;

  • D.

    instrumento de ascensão social;

  • E.

    meio de ascensão social.

O corpo docente costuma manifestar dúvidas e apresentar conflitos diante da questão de como se deve agir com os alunos em uma sociedade na qual a exclusão e suas variáveis representam um fator real de preocupação. Na Educação Física escolar, o princípio da inclusão, ou da não-exclusão, procura garantir:

  • A.

    que todos participem das equipes de competição da escola;

  • B.

    os mesmos treinamentos de alto nível para todos os alunos;

  • C.

    as mesmas performances para todos os alunos;

  • D.

    o desempenho igualitário para as características individuais;

  • E.

    o acesso de todos os alunos às atividades propostas.

A Educação Física escolar deve contribuir para que as diversas manifestações da cultura corporal de movimento sejam preservadas, difundidas e conhecidas, contribuindo também para o aperfeiçoamento das práticas democráticas necessárias nas aulas e no convívio social, a fim de que:

  • A.

    as individualidades sejam moldadas;

  • B.

    as diferenças possam ser respeitadas;

  • C.

    os interesses particulares sejam atendidos;

  • D.

    os objetivos da direção da escola sejam cumpridos;

  • E.

    as vontades do professor sejam atendidas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais servem de apoio às discussões de democratização do ensino básico como forma de garantia de direitos em que a inclusão é um dos eixos principais. Nessa perspectiva, o ambiente escolar deve caracterizar-se como espaço formalmente instituído:

  • A.

    da integração e da diversidade;

  • B.

    da divergência e da diversidade;

  • C.

    do fortalecimento do individualismo;

  • D.

    do individualismo e da individualidade;

  • E.

    da inclusão do individualismo.

A Educação Física escolar deve considerar a diversidade cultural, étnica, física e de gênero como elemento democraticamente enriquecedor:

  • A.

    das valências físicas e sociais;

  • B.

    das relações escolares e da vida social;

  • C.

    das habilidades e aptidões físicas;

  • D.

    dos valores individuais em detrimento do coletivo;

  • E.

    dos fundamentos biológicos e sociais.

A autonomia é facilitada se os alunos vivenciam as diferentes práticas da cultura corporal; por sua vez, a cultura corporal contribui para a inserção do aluno no convívio social. A autonomia dos alunos também pode ser estimulada quando o professor lhes oferece, por exemplo, possibilidades de escolherem os times, elaborarem ou modificarem as regras, discutirem as melhores táticas e técnicas. A autonomia é implementada quando, nas aulas, se estimula o aluno:

  • A.

    ao comportamento e respeito ao autoritarismo;

  • B.

    à passividade e ao bom comportamento;

  • C.

    ao êxito e à vitória;

  • D.

    a vencer e convencer;

  • E.

    a participar das discussões e reflexões.

É necessário que a Educação Física escolar, assim como os outros componentes curriculares da escola, passe a educar para o lazer, não apenas em termos procedimentais, fornecendo repertório para que os alunos possam usufruir do lazer, mas também em termos de atitudes para com o lazer e a compreensão do que venha a ser este termo. Para além das práticas que devem fazer parte da educação para o lazer, deve-se explorar a concepção de lazer para o alunos, seus familiares e:

  • A.

    seu país;

  • B.

    sua vida;

  • C.

    sua comunidade;

  • D.

    seu estado;

  • E.

    seu bem-estar material.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...