Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
As células constituintes do sistema nervoso central responsáveis pela transmissão do impulso nervoso são os:
hepatócitos;
melanócitos;
osteoclastos;
monócitos;
neurônios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Observe o esquema da mitose:
Ao final desse tipo de divisão celular são produzidas:
duas células diferentes, graças ao crossing-over;
quatro células geneticamente diferentes;
duas células geneticamente idênticas;
três células geneticamente idênticas;
quatro células idênticas, graças ao crossing-over.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
"Cientistas coreanos construíram um micro-robô que se movimenta graças à ação de células vivas dos músculos do coração de um rato. (...)
A vantagem desse bio-robô é óbvia: ele não precisa de baterias para se movimentar e nem mesmo de uma fonte externa de energia. Seu 'combustível' é a glicose naturalmente encontrada no organismo. Absorvendo a glicose que os cientistas colocaram no meio de cultura, as células começaram a se contrair e se expandir, fazendo com que o robô se movimentasse."
(http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/)
A glicose tem, para as células, função:
estrutural;
plástica;
construtiva;
energética;
protetora.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Durante um jogo de futebol, a bola em movimento possui certa quantidade de energia resultante de uma seqüência de transformações. A primeira transformação ocorre quando as plantas produzem alimento através da fotossíntese (1); em seguida, parte da energia contida no alimento é transferida para as células musculares, que colocam a bola em movimento (2).
As transformações de energia envolvidas nas situações (1) e (2) são, respectivamente:
solar em química; química em cinética;
luminosa em cinética; cinética em potencial;
potencial em química; química em potencial;
cinética em solar; solar em cinética;
térmica em luminosa; luminosa em sonora.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Quando um cavalo pára subitamente, o cavaleiro que estava em movimento tende a continuar seu movimento, sendo lançado para frente. Isso acontece devido:
ao princípio da ação e reação;
à existência da força de atrito;
ao princípio da inércia;
à força resultante centrípeta;
à força de atração gravitacional.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Sobre o "pluralismo de idéias e concepções pedagógicas", princípios estabelecidos pela LDB, avalie as seguintes afirmativas:
I - O espaço escolar e o ensino nele ministrado devem ser dinamizados a partir do conceito de heterogeneidade cultural.
II - O professor deve articular o itinerário educativo da sala de aula com a pluralidade cultural e ideológica dos alunos.
III - O professor e a escola devem destacar a capacidade intelectual dos alunos, sem que estes sejam induzidos a pensar como professor.
IV - A coexistência de escolas públicas e privadas de ensino não responde à exigência de uma sociedade pluralista.
Assinale apenas as afirmativas corretas:
I, II e III;
I, II e IV;
I e IV;
I e II;
III e IV.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
De acordo com os parâmetros curriculares nacionais a autonomia do professor refere-se à capacidade de, exceto:
posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar de projetos coletivos;
organizar-se em função de metas definidas em conjunto;
participar da gestão das ações coletivas;
aceitar os critérios elaborados pelos diretores;
desenvolver projetos coletivos e apresentar sugestões e críticas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Na elaboração do currículo da escola devemos levar em consideração:
os recursos audiovisuais e a previsão de novas aquisições;
o conteúdo a ensinar, quem, como ensinar e a participação do aluno;
as cadernetas dos alunos e o local do carimbo da escola;
um conteúdo pré-estabelecido que não poderá ser mudado.
o tempo de serviço do professor e sua permanência na escola.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A avaliação deve ser interpretada como um momento de observação de um processo dinâmico e não linear da construção do conhecimento.
A partir dessa afirmativa a avaliação não deve ser compreendida como:
o conjunto de ações que ajusta e orienta a intervenção pedagógica;
o conjunto de ações que informa o que o aluno aprendeu e como aprendeu;
um elemento de reflexão sobre a prática educativa do professor;
um instrumento que permite que o aluno tome consciência de seus avanços;
uma ação específica que caracteriza o fechamento de grandes etapas de trabalho.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais são de ordem cognitiva, física, afetiva, estética e ética.
Sobre esses objetivos é correto afirmar:
os cognitivos são os que têm grande influência nas posições do aluno em relação às metas que quer atingir nas diferentes situações de vida;
os físicos englobam a motivação, a auto-estima, a sensibilidade e a adequação de atitudes ao convívio social;
os afetivos se referem ao auto-conhecimento e ao uso do corpo na superação de estereótipos de movimentos e deslocamentos;
os estéticos se referem à possibilidade de reger as próprias ações por um sistema de princípios, nos quais se analisam situações de vida e os valores que as envolvem;
os éticos que permitem apreciar as produções artísticas produzidas em diferentes culturas e em diferentes momentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...