Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As células constituintes do sistema nervoso central responsáveis pela transmissão do impulso nervoso são os:

  • A.

    hepatócitos;

  • B.

    melanócitos;

  • C.

    osteoclastos;

  • D.

    monócitos;

  • E.

    neurônios.

Observe o esquema da mitose:

Ao final desse tipo de divisão celular são produzidas:

  • A.

    duas células diferentes, graças ao crossing-over;

  • B.

    quatro células geneticamente diferentes;

  • C.

    duas células geneticamente idênticas;

  • D.

    três células geneticamente idênticas;

  • E.

    quatro células idênticas, graças ao crossing-over.

"Cientistas coreanos construíram um micro-robô que se movimenta graças à ação de células vivas dos músculos do coração de um rato. (...)
A vantagem desse bio-robô é óbvia: ele não precisa de baterias para se movimentar e nem mesmo de uma fonte externa de energia. Seu 'combustível' é a glicose naturalmente encontrada no organismo. Absorvendo a glicose que os cientistas colocaram no meio de cultura, as células começaram a se contrair e se expandir, fazendo com que o robô se movimentasse."

(http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/)

A glicose tem, para as células, função:

  • A.

    estrutural;

  • B.

    plástica;

  • C.

    construtiva;

  • D.

    energética;

  • E.

    protetora.

Durante um jogo de futebol, a bola em movimento possui certa quantidade de energia resultante de uma seqüência de transformações. A primeira transformação ocorre quando as plantas produzem alimento através da fotossíntese (1); em seguida, parte da energia contida no alimento é transferida para as células musculares, que colocam a bola em movimento (2).
As transformações de energia envolvidas nas situações (1) e (2) são, respectivamente:

  • A.

    solar em química; química em cinética;

  • B.

    luminosa em cinética; cinética em potencial;

  • C.

    potencial em química; química em potencial;

  • D.

    cinética em solar; solar em cinética;

  • E.

    térmica em luminosa; luminosa em sonora.

Quando um cavalo pára subitamente, o cavaleiro que estava em movimento tende a continuar seu movimento, sendo lançado para frente. Isso acontece devido:

  • A.

    ao princípio da ação e reação;

  • B.

    à existência da força de atrito;

  • C.

    ao princípio da inércia;

  • D.

    à força resultante centrípeta;

  • E.

    à força de atração gravitacional.

Sobre o "pluralismo de idéias e concepções pedagógicas", princípios estabelecidos pela LDB, avalie as seguintes afirmativas:

I - O espaço escolar e o ensino nele ministrado devem ser dinamizados a partir do conceito de heterogeneidade cultural.
II - O professor deve articular o itinerário educativo da sala de aula com a pluralidade cultural e ideológica dos alunos.
III - O professor e a escola devem destacar a capacidade intelectual dos alunos, sem que estes sejam induzidos a pensar como professor.
IV - A coexistência de escolas públicas e privadas de ensino não responde à exigência de uma sociedade pluralista.

Assinale apenas as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    I, II e IV;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    I e II;

  • E.

    III e IV.

De acordo com os parâmetros curriculares nacionais a autonomia do professor refere-se à capacidade de, exceto:

  • A.

    posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar de projetos coletivos;

  • B.

    organizar-se em função de metas definidas em conjunto;

  • C.

    participar da gestão das ações coletivas;

  • D.

    aceitar os critérios elaborados pelos diretores;

  • E.

    desenvolver projetos coletivos e apresentar sugestões e críticas.

Na elaboração do currículo da escola devemos levar em consideração:

  • A.

    os recursos audiovisuais e a previsão de novas aquisições;

  • B.

    o conteúdo a ensinar, quem, como ensinar e a participação do aluno;

  • C.

    as cadernetas dos alunos e o local do carimbo da escola;

  • D.

    um conteúdo pré-estabelecido que não poderá ser mudado.

  • E.

    o tempo de serviço do professor e sua permanência na escola.

A avaliação deve ser interpretada como um momento de observação de um processo dinâmico e não linear da construção do conhecimento.

A partir dessa afirmativa a avaliação não deve ser compreendida como:

  • A.

    o conjunto de ações que ajusta e orienta a intervenção pedagógica;

  • B.

    o conjunto de ações que informa o que o aluno aprendeu e como aprendeu;

  • C.

    um elemento de reflexão sobre a prática educativa do professor;

  • D.

    um instrumento que permite que o aluno tome consciência de seus avanços;

  • E.

    uma ação específica que caracteriza o fechamento de grandes etapas de trabalho.

Os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais são de ordem cognitiva, física, afetiva, estética e ética.

Sobre esses objetivos é correto afirmar:

  • A.

    os cognitivos são os que têm grande influência nas posições do aluno em relação às metas que quer atingir nas diferentes situações de vida;

  • B.

    os físicos englobam a motivação, a auto-estima, a sensibilidade e a adequação de atitudes ao convívio social;

  • C.

    os afetivos se referem ao auto-conhecimento e ao uso do corpo na superação de estereótipos de movimentos e deslocamentos;

  • D.

    os estéticos se referem à possibilidade de reger as próprias ações por um sistema de princípios, nos quais se analisam situações de vida e os valores que as envolvem;

  • E.

    os éticos que permitem apreciar as produções artísticas produzidas em diferentes culturas e em diferentes momentos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...