Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A tubulação do escapamento de um automóvel movido por motor de combustão interna é projetada e fabricada para impedir a interferência entre os gases de escapamento expulsos sucessivamente de cada cilindro do motor, de forma que esses gases passem para o tubo de escapamento o mais livremente possível. Com isso, pretende-se silenciar o escapamento com um mínimo de restrição no fluxo dos gases. Os gases gerados no processo de combustão e liberados no sistema de escapamento (monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, entre outros) são nocivos ao meio ambiente, o que levou a indústria automotiva a desenvolver dispositivos que procuram diminuir essa ação nociva. Um desses componentes é o catalisador, mostrado na figura anterior. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A saída de fumaça azulada, após uma descida com o automóvel engrenado, principalmente quando se acelera, indica que a mistura ar-combustível está demasiadamente rica, com provável depósito de fuligem no tubo de escapamento.
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A partir da figura acima, que mostra, de forma esquemática, os principais componentes do sistema de transmissão dos automóveis, julgue os itens que se seguem.
No conjunto de embreagem, quando se diminui a pressão do platô, o virabrequim e o eixo primário da caixa de câmbio passam a ter movimentos independentes.
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A partir da figura acima, que mostra, de forma esquemática, os principais componentes do sistema de transmissão dos automóveis, julgue os itens que se seguem.
A fixação das engrenagens de uma caixa de câmbio tradicional de um sistema de transmissão é feita por meio de sincronizadores estriados, constituídos por um anel com a superfície exterior dentada e uma engrenagem com cones fêmeas no seu interior.
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A partir da figura acima, que mostra, de forma esquemática, os principais componentes do sistema de transmissão dos automóveis, julgue os itens que se seguem.
O eixo de transmissão é unido à caixa de câmbio pela junta cardam e à caixa do diferencial pela junta homocinética.
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A partir da figura acima, que mostra, de forma esquemática, os principais componentes do sistema de transmissão dos automóveis, julgue os itens que se seguem.
Os automóveis com motor e sistema de tração localizados na dianteira usam diferencial, de forma a permitir que, em uma curva, a roda de dentro rode mais lentamente do que a roda de fora.
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A partir da figura acima, que mostra, de forma esquemática, os principais componentes do sistema de transmissão dos automóveis, julgue os itens que se seguem.
Quando o motor, a caixa de mudanças e o diferencial constituem um único conjunto, este pode ser montado longitudinalmente, ao longo do chassi, com o uso do diferencial normal.
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As figuras abaixo mostram o esquema de um comando de válvulas e do funcionamento das válvulas em um motor de combustão interna.
Um aspecto extremamente relevante para o bom funcionamento do motor nos vários regimes de rotação é a regulagem adequada do conjunto de comando de válvulas e as válvulas propriamente ditas. Considerando o conjunto de comando de válvulas, sua regulagem e funcionamento, julgue os itens que se subseguem.
O virabrequim aciona a árvore de comando de válvulas por intermédio de uma corrente, ou por um conjunto de engrenagens ou ainda por correia dentada, em uma relação 2:1.
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As figuras abaixo mostram o esquema de um comando de válvulas e do funcionamento das válvulas em um motor de combustão interna.
Um aspecto extremamente relevante para o bom funcionamento do motor nos vários regimes de rotação é a regulagem adequada do conjunto de comando de válvulas e as válvulas propriamente ditas. Considerando o conjunto de comando de válvulas, sua regulagem e funcionamento, julgue os itens que se subseguem.
Para o bom funcionamento de um sistema de árvore de comando de válvulas com balancins, as válvulas devem, ao se fechar, ajustarem-se perfeitamente às suas sedes, eliminando-se quaisquer folgas entre as válvulas fechadas e os seus balancins.
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Nos motores de quatro cilindros, hoje em dia, é muito comum se utilizarem quatro válvulas por cilindro. A figura acima mostra o cabeçote de um motor de quatro cilindros com quatro válvulas por cilindro (dezesseis válvulas no total). Considerando esse tipo de projeto de motor, julgue o item abaixo.
Nesse tipo de motor, as válvulas são quase sempre acionadas diretamente pelos próprios excêntricos da árvore do comando de válvulas, sem intervenção dos balancins, permitindo um abastecimento perfeito dos cilindros, com consequente ganho de rendimento e diminuição do consumo.
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O tucho é um componente do sistema de distribuição mecânica que tem a finalidade de transmitir os movimentos dos câmes da árvore de comando das válvulas para as válvulas, tanto as de admissão como as de escape, de forma que essas válvulas possam se abrir. Os tuchos podem ser mecânicos ou hidráulicos. As figuras abaixo mostram exemplos de tuchos empregados para a transmissão dos movimentos dos câmes e ilustram seu funcionamento.
Julgue os itens seguintes, relativos ao funcionamento e à regulagem de tuchos.
Existem alguns tipos de motores em que os tuchos não transmitem movimentos, servindo apenas como ponto de apoio para os balancins.
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