Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2011

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Devido às diferenças de geometria e dos esforços de tração e frenagem, os pneus desgastam-se de forma desigual. Para reduzir a desigualdade do desgaste do conjunto de pneus, o fabricante do veículo recomenda que, em intervalos determinados, deve-se fazer:

  • A.

    a inversão do sentido de rotação dos pneus.

  • B.

    o rodízio dos pneus, respeitando-se as orientações do fabricante.

  • C.

    o balanceamento do eixo-cardã.

  • D.

    a troca das juntas homocinéticas.

  • E.

    a calibragem em intervalos regulares, de forma a trafegar com a pressão, em cada pneu, 05 psi acima da pressão indicada no manual.

Com relação à calibragem de pneus, considere as seguintes afirmativas:

1. Calibrar um pneu significa ajustar a pressão do ar em seu interior de acordo com os valores especificados pelo fabricante do pneu.

2. A utilização de pneus com pressão muito baixa provoca um desgaste acelerado e mais acentuado na área dos ombros, reduzindo a sua durabilidade e aumentando o consumo de combustível.

3. A utilização de pneus com pressão muito alta provoca um desgaste acelerado e mais acentuado no centro da banda de rodagem, encurtando a vida útil do pneu.

4. Os pneus podem ser inflados com ar comprimido ou nitrogênio. Quando for utilizado nitrogênio, devem ser utilizadas as mesmas pressões recomendadas para o ar comprimido.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • D.

    Somente a afirmativa 4 é verdadeira.

  • E.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas em relação ao balanceamento de rodas:

( ) Balanceamento de rodas é a operação que busca o equilíbrio do conjunto aro-pneu, por meio da fixação de contrapesos com determinadas massas e em determinadas posições do aro.

( ) Vibrações anormais no veículo podem ser um indicativo da necessidade de se realizar o balanceamento de rodas.

( ) Rodas traseiras, por não serem as responsáveis pelo direcionamento do veículo, não necessitam de balanceamento.

( ) Um veículo que trafega com rodas desbalanceadas pode sofrer perda de tração e estabilidade e desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores, terminais de direção e pneus.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – V.

  • B.

    V– V – V – V.

  • C.

    F – V – F – F.

  • D.

    V – F – V – F.

  • E.

    F – F – F – V.

A operação de verificação e ajustes do posicionamento das rodas de um veículo de acordo com os valores especificados pelo fabricante é conhecida como geometria ou alinhamento de rodas. Na geometria, o ângulo da roda representado pela figura ao lado é chamado de:

  • A.

    caster.

  • B.

    camber.

  • C.

    KPI.

  • D.

    set back.

  • E.

    de impulso.

Considerando-se o eixo dianteiro de um automóvel durante uma curva, observa-se que a roda do lado interno descreve uma curvatura menor que a do lado externo. Portanto, a roda do lado interno deve inclinar-se um pouco mais do que a do lado externo, a fim de evitar atrito excessivo dos pneus com solo. Essa diferença de inclinação entre as duas rodas chama-se:

  • A.

    rolagem diferencial.

  • B.

    convergência.

  • C.

    divergência em curva.

  • D.

    difusão angular.

  • E.

    ângulo de dispersão.

Quando for necessária a substituição das rodas de um veículo, é recomendável que sejam mantidas suas dimensões originais. No entanto, se houver a opção de utilização de rodas diferentes das originais, a instalação de uma roda com o off-set adequado é muito importante para manter a boa dirigibilidade do veículo e evitar desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspensão. Se uma roda com off-set positivo for substituída por outra com iguais dimensões, porém com maior off-set positivo, a posição dessa nova roda em relação ao para-lama do veículo será:

  • A.

    inalterada.

  • B.

    mais para cima.

  • C.

    mais para fora.

  • D.

    mais para dentro.

  • E.

    mais para baixo.

Os elementos da suspensão, bem como seus ajustes, são importantes para a segurança e o conforto dos automóveis. Em relação a esses componentes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Os amortecedores são elementos elásticos da suspensão que absorvem as irregularidades do terreno e controlam a altura do veículo.

( ) A bandeja, ou braço de suspensão oscilante, liga a roda ao chassi do veículo, através dos elementos bucha e pivô.

( ) Os efeitos das molas fadigadas são verificados por impactos constantes na suspensão e desgaste acentuado dos pneus, amortecedores e batentes.

( ) Para molas helicoidais das suspensões de veículos, é indicada, como manutenção preventiva a cada 60.000 quilômetros, o corte de meia volta em cada uma das extremidades, para retirar as porções que ficam mais sujeitas a corrosão e trincas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – F – V.

  • B.

    V – V – V – F.

  • C.

    F – F – F – V.

  • D.

    V – V – V – V.

  • E.

    F – V – V – F.

Nas suspensões do tipo mcpherson, qual é o tipo de mola mais utilizado atualmente?

  • A.

    Feixes de molas elípticos.

  • B.

    Barras de torção.

  • C.

    Molas helicoidais.

  • D.

    Molas de flexão.

  • E.

    Molas espirais.

Quando um automóvel se desloca em uma curva, as rodas do lado interno percorrem uma distância menor do que as rodas do lado externo. Sendo assim, a rotação transmitida às rodas do eixo de tração terá que ser menor na roda do lado interno e maior na roda do lado externo da curva. O dispositivo capaz de garantir essas rotações adequadas em cada uma das rodas do eixo de tração durante uma curva é chamado de:

  • A.

    caixa de câmbio.

  • B.

    trizeta.

  • C.

    trambulador.

  • D.

    diferencial.

  • E.

    cruzeta.

A transmissão automotiva é um sistema capaz de levar até as rodas de tração a energia gerada pelo motor. No caso de um veículo com motor dianteiro e tração traseira, o elemento desse sistema que participa da transferência do torque da caixa de câmbio até o eixo traseiro é conhecido como:

  • A.

    eixo cardan.

  • B.

    junta homocinética.

  • C.

    embreagem.

  • D.

    semieixo.

  • E.

    contrarrecuo.

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