Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2011

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Diversas são as configurações adotadas pelos fabricantes de veículos para a escolha dos sistemas de transmissão. No caso de um caminhão que possua três eixos, sendo o dianteiro o direcional, apenas um dos dois traseiros é de tração. Esse é um exemplo de um caminhão com transmissão:

  • A.

    4X4.

  • B.

    4X2.

  • C.

    6X2.

  • D.

    3X1.

  • E.

    6X6.

A indústria automobilística utiliza diferentes tipos de caixas de câmbio, que contêm certo número de diferentes relações de transmissão, geralmente chamadas de marchas. No Brasil, a maioria das caixas de câmbio possui cinco marchas, ou seja, cinco diferentes relações de transmissão. A caixa de câmbio que possui variação contínua da relação de transmissão é conhecida como:

  • A.

    Semiautomática.

  • B.

    CHT.

  • C.

    Tiptronic.

  • D.

    Sincronizada.

  • E.

    CVT,

Em caixas de câmbio manuais, a dificuldade de engate de marchas pode ser um sintoma indicativo de:

  • A.

    avarias nos anéis sincronizadores.

  • B.

    folga inexistente no pedal da embreagem.

  • C.

    óleo do motor com viscosidade muito baixa.

  • D.

    convergência acima do valor especificado pelo fabricante.

  • E.

    engrenagem inversora desbalanceada.

A característica que mais se relaciona com a dificuldade de um óleo lubrificante escoar a uma dada temperatura constante é:

  • A.

    o índice de viscosidade.

  • B.

    a densidade.

  • C.

    a viscosidade.

  • D.

    o ponto de fulgor.

  • E.

    o ponto de gota.

A especificação SAE 10W-40 API-SL caracteriza:

  • A.

    um óleo lubrificante para caixas de câmbio automáticas.

  • B.

    um fluido para direções hidráulicas.

  • C.

    um óleo lubrificante para motores de quatro tempos a gasolina.

  • D.

    uma graxa para rolamentos.

  • E.

    um óleo lubrificante para motores de dois tempos a gasolina.

Qual dos seguintes lubrificantes é o mais adequado para um diferencial, com engrenagens hipoidais, de um veículo com motor dianteiro e tração traseira?

  • A.

    Óleo lubrificante SAE 5W - 30 API-SM.

  • B.

    Graxa lubrificante à base de sabão de cálcio grau NLGI 2.

  • C.

    Óleo lubrificante SAE 20 com aditivado.

  • D.

    Graxa lubrificante à base de sabão de sódio grau NLGI 4.

  • E.

    Óleo lubrificante SAE 90 EP - API GL-5.

Motores de combustão interna de quatro tempos que podem funcionar com qualquer proporção de mistura de álcool e gasolina são chamados, no Brasil, de motores flex ou bicombustíveis. A sequência correta dos quatros tempos realizado por esses motores é:

  • A.

    admissão, combustão, escapamento e compressão.

  • B.

    admissão, compressão, combustão e escapamento.

  • C.

    escapamento, admissão, combustão e compressão.

  • D.

    combustão, compressão, escapamento e admissão.

  • E.

    pressão, admissão, escapamento e combustão.

Um determinado veículo com motor à gasolina começou apresentar sinais de pré-ignição (batida de pinos). Foi feita uma verificação com um scanner e nenhuma anormalidade no sistema de injeção e ignição eletrônica foi encontrada. Foi substituído o combustível e o problema persistiu. Assinale a alternativa que apresenta a causa mais provável do problema.

  • A.

    Motor carbonizado.

  • B.

    Sonda lambda queimada.

  • C.

    Cabeçote empenado.

  • D.

    Lubrificante utilizado no motor fora das especificações do fabricante.

  • E.

    Alternador não está carregando a bateria.

Em um motor de combustão interna monocilíndrico à gasolina, com 2 válvulas e ciclo de 4 tempos, quando o virabrequim estiver girando a 3.000 rotações por minuto (RPM), o eixo de comando de válvulas estará girando a:

  • A.

    750 rpm.

  • B.

    1.500 rpm.

  • C.

    3.000 rpm.

  • D.

    6.000 rpm.

  • E.

    12.000 rpm.

Em um motor de combustão interna de 6 cilindros em linha, 12 válvulas, quatro tempos, com comando de válvulas no cabeçote e que utiliza como combustível o gás natural veicular (GNV), a correia dentada serve para:

  • A.

    acionar os anéis sincronizadores.

  • B.

    acionar o alternador, a bomba de água e a bomba de combustível.

  • C.

    sincronizar o movimento do ventilador do sistema de arrefecimento com o movimento do virabrequim.

  • D.

    acionar e sincronizar o movimentos do eixo de comando de válvulas com o movimento do virabrequim.

  • E.

    sincronizar o movimento do ventilador do evaporador com o ventilador do condensador.

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