Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Diversas são as configurações adotadas pelos fabricantes de veículos para a escolha dos sistemas de transmissão. No caso de um caminhão que possua três eixos, sendo o dianteiro o direcional, apenas um dos dois traseiros é de tração. Esse é um exemplo de um caminhão com transmissão:
4X4.
4X2.
6X2.
3X1.
6X6.
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A indústria automobilística utiliza diferentes tipos de caixas de câmbio, que contêm certo número de diferentes relações de transmissão, geralmente chamadas de marchas. No Brasil, a maioria das caixas de câmbio possui cinco marchas, ou seja, cinco diferentes relações de transmissão. A caixa de câmbio que possui variação contínua da relação de transmissão é conhecida como:
Semiautomática.
CHT.
Tiptronic.
Sincronizada.
CVT,
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Em caixas de câmbio manuais, a dificuldade de engate de marchas pode ser um sintoma indicativo de:
avarias nos anéis sincronizadores.
folga inexistente no pedal da embreagem.
óleo do motor com viscosidade muito baixa.
convergência acima do valor especificado pelo fabricante.
engrenagem inversora desbalanceada.
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A característica que mais se relaciona com a dificuldade de um óleo lubrificante escoar a uma dada temperatura constante é:
o índice de viscosidade.
a densidade.
a viscosidade.
o ponto de fulgor.
o ponto de gota.
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A especificação SAE 10W-40 API-SL caracteriza:
um óleo lubrificante para caixas de câmbio automáticas.
um fluido para direções hidráulicas.
um óleo lubrificante para motores de quatro tempos a gasolina.
uma graxa para rolamentos.
um óleo lubrificante para motores de dois tempos a gasolina.
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Qual dos seguintes lubrificantes é o mais adequado para um diferencial, com engrenagens hipoidais, de um veículo com motor dianteiro e tração traseira?
Óleo lubrificante SAE 5W - 30 API-SM.
Graxa lubrificante à base de sabão de cálcio grau NLGI 2.
Óleo lubrificante SAE 20 com aditivado.
Graxa lubrificante à base de sabão de sódio grau NLGI 4.
Óleo lubrificante SAE 90 EP - API GL-5.
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Motores de combustão interna de quatro tempos que podem funcionar com qualquer proporção de mistura de álcool e gasolina são chamados, no Brasil, de motores flex ou bicombustíveis. A sequência correta dos quatros tempos realizado por esses motores é:
admissão, combustão, escapamento e compressão.
admissão, compressão, combustão e escapamento.
escapamento, admissão, combustão e compressão.
combustão, compressão, escapamento e admissão.
pressão, admissão, escapamento e combustão.
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Um determinado veículo com motor à gasolina começou apresentar sinais de pré-ignição (batida de pinos). Foi feita uma verificação com um scanner e nenhuma anormalidade no sistema de injeção e ignição eletrônica foi encontrada. Foi substituído o combustível e o problema persistiu. Assinale a alternativa que apresenta a causa mais provável do problema.
Motor carbonizado.
Sonda lambda queimada.
Cabeçote empenado.
Lubrificante utilizado no motor fora das especificações do fabricante.
Alternador não está carregando a bateria.
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Em um motor de combustão interna monocilíndrico à gasolina, com 2 válvulas e ciclo de 4 tempos, quando o virabrequim estiver girando a 3.000 rotações por minuto (RPM), o eixo de comando de válvulas estará girando a:
750 rpm.
1.500 rpm.
3.000 rpm.
6.000 rpm.
12.000 rpm.
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Em um motor de combustão interna de 6 cilindros em linha, 12 válvulas, quatro tempos, com comando de válvulas no cabeçote e que utiliza como combustível o gás natural veicular (GNV), a correia dentada serve para:
acionar os anéis sincronizadores.
acionar o alternador, a bomba de água e a bomba de combustível.
sincronizar o movimento do ventilador do sistema de arrefecimento com o movimento do virabrequim.
acionar e sincronizar o movimentos do eixo de comando de válvulas com o movimento do virabrequim.
sincronizar o movimento do ventilador do evaporador com o ventilador do condensador.
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