Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Ensaios Não Destrutivos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Quais propriedades mecânicas podem ser obtidas de um ensaio de tração?
Limite de escoamento, módulo de elasticidade e dureza Brinell.
Limite de escoamento, módulo de elasticidade e flecha máxima.
Limite de escoamento, módulo de elasticidade e limite de resistência.
Limite de escoamento, limite de resistência e limite de fadiga.
Limite de escoamento, módulo de elasticidade e limite de fadiga.
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O módulo de resiliência é obtido no ensaio de tração
dividindo-se a estrição pelo limite de resistência.
multiplicando-se o módulo de elasticidade pelo limite de resistência.
determinando-se a área sob a curva de escoamento até o limite de resistência.
determinando-se a área sob a curva de escoamento na região elástica.
multiplicando-se o alongamento pelo limite de resistência.
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Como se pode relacionar a dureza Brinell (HB) ao limite de resistência convencional em kgf/mm2 (σr ) para os aços com dureza próxima de 120 HB?
Essas duas propriedades não se relacionam.
σr é aproximadamente 36% de HB.
ΗΒ é aproximadamente 36% de σr.
HB é aproximadamente igual a σr.
σr é aproximadamente igual a duas vezes HB.
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Qual dos ensaios de dureza a seguir utiliza uma esfera de aço como penetrador?
Vickers.
Rockwell C.
Brinell.
Shore.
Knoop.
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No ensaio de tração,
a estricção é inversamente proporcional à ductilidade do material ensaiado.
o alongamento é diretamente proporcional à deformação total até a ruptura do corpo-de-prova.
o limite de resistência é calculado dividindo-se a carga medida na ruptura pela seção transversal inicial do corpo-de-prova.
o alongamento total é calculado dividindo-se o limite de resistência pelo limite de escoamento.
o coeficiente de encruamento é medido na zona elástica.
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No ensaio de dobramento com corpos-de-prova de seções transversais com momentos de inércia idênticos, pode-se afirmar que
a curva carga versus deflexão não se altera em função da geometria da seção transversal.
a seção transversal circular apresenta cargas maiores que as seções quadrada e I.
a seção transversal quadrada apresenta cargas maiores que as seções circular e I.
a seção transversal I apresenta cargas maiores que as seções circular e quadrada.
as seções transversais quadrada e circular apresentam cargas iguais e maiores que as da seção I.
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Assinale a alternativa correta no que se refere aos ensaios de dureza.
No ensaio Rockwell B, utiliza-se uma esfera de 1,59 mm de diâmetro.
No ensaio Brinell, a carga aplicada independe do diâmetro da esfera utilizada.
No ensaio Vickers, utiliza-se um penetrador cônico de diamante.
No ensaio Rockwell C, a dureza é calculada a partir da média de três medidas do diâmetro da impressão.
O ensaio Knoop é um exemplo de medida de dureza por impacto.
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O limite de escoamento sob cisalhamento puro
é um valor entre 0,5 e 0,6 do limite de escoamento sob tração.
é um valor entre duas a três vezes o limite de escoamento sob tração.
é um valor entre 0,5 e 0,6 do limite de resistência sob tração.
é um valor entre duas a três vezes o limite de resistência sob tração.
independe do limite de escoamento sob tração.
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No ensaio de fadiga com corpo-de-prova entalhado, o fator teórico de concentração tensão (Kt)
eleva-se com o aumento da razão entre o raio da ponta do entalhe e o diâmetro mínimo do entalhe.
independe da razão entre o raio da ponta do entalhe e o diâmetro mínimo do entalhe.
independe do tipo de carga aplicada (axial ou de flexão).
é maior para a carga de flexão do que para a carga axial.
reduz-se com o aumento da razão entre o raio da ponta do entalhe e o diâmetro mínimo do entalhe.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Ensaios Não Destrutivos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O módulo de elasticidade transversal (módulo de cisalhamento) pode ser obtido no ensaio de tração e
é diretamente proporcional ao módulo de elasticidade longitudinal e inversamente proporcional ao coeficiente de Poisson.
é diretamente proporcional ao coeficiente de Poisson e inversamente proporcional ao módulo de elasticidade longitudinal.
é diretamente proporcional ao produto entre o coeficiente de Poisson e o módulo de elasticidade longitudinal.
é inversamente proporcional ao produto entre o coeficiente de Poisson e o módulo de elasticidade longitudinal.
independe do coeficiente de Poisson.
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