Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2013

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O projeto e implantação de um sistema de gestão da qualidade são influenciados por

  • A.

    produtos dos concorrentes.

  • B.

    cenário macroeconômico internacional.

  • C.

    ambiente externo e riscos associados.

  • D.

    porte e estrutura organizacional.

  • E.

    disposição e disponibilidade dos subcontratados.

É papel da Alta Direção em um sistema de gestão da qualidade:

  • A.

    coordenar todas as reuniões para tratamento de reclamações.

  • B.

    participar de todas as revisões de procedimentos, opinando a respeito das sistemáticas a serem estabelecidas.

  • C.

    realizar visitas diárias ao gerente da qualidade.

  • D.

    prover todos os recursos necessários.

  • E.

    avaliar todas as ações corretivas para sanar as não conformidades existentes.

Em um sistema de gestão da qualidade, é importante manter os registros das operações porque

  • A.

    os clientes podem ter acesso a toda a documentação da empresa.

  • B.

    os fornecedores podem ter acesso a toda a documentação da empresa.

  • C.

    é possível ter rastreabilidade do processo.

  • D.

    é uma exigência da legislação pertinente.

  • E.

    é uma exigência do organismo certificador.

Respondendo às perguntas “o que”, “quanto”, “onde”, “como”, “quando”, “com o que” e “com quem produzir”, é correto afirmar que

  • A.

    a Programação Detalhada do Processo (PDP) foi concluída.

  • B.

    o Planejamento e Controle da Produção (PCP) foi concluído.

  • C.

    o Plano Mestre de Produção (PMP) foi iniciado.

  • D.

    o Planejamento de Operações e Vendas (POV) foi iniciado.

  • E.

    o Planejamento Agregado da Produção (PAP) foi concluído.

Dentre as vantagens de um adequado planejamento e controle da produção, está

  • A.

    o maior tempo total de produção, resultado de seu maior detalhamento.

  • B.

    a diminuição das filas de espera das máquinas.

  • C.

    o aumento das filas de serviços.

  • D.

    o correto setup das máquinas e, consequentemente, incremento dos tempos.

  • E.

    a interrupção adequada das exportações.

Ao tratar uma não conformidade, recomenda-se a análise da causa do problema. Esta análise impacta diretamente na proposta de

  • A.

    correção.

  • B.

    ação preventiva.

  • C.

    ação corretiva.

  • D.

    melhoria.

  • E.

    ação proativa.

Sobre FMEA, também conhecido como análise de modos de falhas e efeitos, é correto afirmar que

  • A.

    analisa problemas ou perigos, mesmo quando o sistema está operando devidamente.

  • B.

    impacta de modo eficaz e garante a confiabilidade do dispositivo, independentemente do momento em que for executado.

  • C.

    consome pouco tempo, mesmo que o sistema seja muito complexo e a análise se estenda até o nível de subsistema.

  • D.

    consiste em sistematizar atividades para detectar possíveis falhas, mas não garante a avaliação dos efeitos sobre os projetos.

  • E.

    é usado para aumentar a confiabilidade do produto durante a fase do projeto ou processo.

Ao se analisar um indicador de desempenho, constata-se que ele não atingiu a meta mínima estabelecida. A providência imediata é

  • A.

    manter o registro e aguardar o próximo período.

  • B.

    revisar a meta.

  • C.

    analisar e propor ação corretiva.

  • D.

    avaliar o resultado do próximo período.

  • E.

    buscar outro indicador.

A organização deve analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade a intervalos planejados. Sobre este assunto, é correto afirmar que

  • A.

    todos os assuntos geram ações.

  • B.

    toda a Alta Direção e a força de trabalho obrigatoriamente participam de todas as análises.

  • C.

    não há necessidade de se manterem registros.

  • D.

    somente as ações mais relevantes são monitoradas.

  • E.

    todas as ações têm prazo para implementação.

É princípio de Deming (1950), presente também na filosofia que norteia a norma ABNT NBR ISO 9001:

  • A.

    treinamento/capacitação do pessoal de todos os níveis hierárquicos.

  • B.

    padrão de defeitos deve ser zero defeito.

  • C.

    inspeção desnecessária quando o controle da qualidade atingir seu estado ideal.

  • D.

    fazer certo desde a primeira vez (“Do it right the first time”).

  • E.

    conhecimento sobre o cliente e o mercado.

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