Questões sobre Área: Qualidade

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São definições de ação corretiva e ação preventiva:

  • A.

    ação corretiva: eliminar a causa de uma não conformidade; ação preventiva: eliminar a causa de uma não conformidade potencial.

  • B.

    ação corretiva: eliminar a causa do problema potencial; ação preventiva: eliminar a causa do problema.

  • C.

    ação corretiva: eliminar a causa de uma não conformidade; ação preventiva: eliminar uma não conformidade.

  • D.

    ação corretiva: eliminar a causa de uma não conformidade potencial; ação preventiva: eliminar uma não conformidade.

  • E.

    ação corretiva: eliminar a causa de uma não conformidade potencial; ação preventiva: eliminar a causa de uma não conformidade.

Entre suas principais contribuições, está a criação das sete ferramentas da qualidade: estratificação, gráfico de pareto, diagrama de causa e efeito, diagrama de dispersão, folha de verificação, cartas de controle e histograma. Entre os benefícios básicos de sua filosofia, está o fato de que dados sem informação de sua dispersão são falsos. O texto refere-se a:

  • A.

    Juran.

  • B.

    Feingenbaum.

  • C.

    Crosby.

  • D.

    Ishikawa.

  • E.

    Deming.

Uma empresa automobilística produz determinadas peças para reposição cujo comprimento declarado é 80 cm, sendo os limites superior e inferior de especificação 84 cm e 78 cm, respectivamente.

De uma determinada amostra de peças produzidas, calculou-se média e desvio-padrão obtendo-se, respectivamente, 80 cm e 1 cm.

Nessa situação, a capabilidade é:

  • A.

    1.

  • B.

    1,5.

  • C.

    2.

  • D.

    2,5.

  • E.

    3.

É exemplo de causa comum de variação de um processo:

  • A.

    quebra eventual de equipamento de monitoramento.

  • B.

    ocasional desregulagem de equipamento de produção.

  • C.

    lote específico de matéria-prima adquirida com problema.

  • D.

    ao dirigir até o trabalho, ocorrência de um acidente.

  • E.

    aquisição constante de peças com baixa qualidade.

Para análise de dados contínuos que são coletados em subgrupos (amostras) de tamanho constante ou variável, são usados gráficos

  • A.

    De individuais.

  • B.

    X-barra/s.

  • C.

    p.

  • D.

    U.

  • E.

    C.

A filosofia Kaizen estabelece que as mudanças que ocorrem no processo são:

  • A.

    contínuas, em projetos de duração longa, com baixo ou nenhum investimento.

  • B.

    esporádicas, em projetos de duração longa, com baixo ou nenhum investimento.

  • C.

    contínuas, em projetos de duração curta, com alto investimento.

  • D.

    esporádicas, em projetos de duração curta, com alto investimento.

  • E.

    contínuas, em projetos de duração curta, com baixo ou nenhum investimento.

Ao se interpretar cartas de controle, uma das ferramentas da qualidade, é correto afirmar que o processo está sob controle estatístico quando

  • A.

    os pontos observados não estão dentro dos limites superior e inferior de controle.

  • B.

    há pontos consecutivos abaixo e acima da linha média.

  • C.

    há configuração aleatória dos pontos observados.

  • D.

    há uma sequência de sete ou mais pontos consecutivos decrescentes.

  • E.

    há muitos pontos próximos aos limites superior e inferior de controle.

Sobre Cp e Cpk, é correto afirmar que

  • A.

    são iguais em valores quando o processo é centralizado na especificação.

  • B.

    são números dimensionais.

  • C.

    Cp mede a centralização do processo contra a tolerância e o Cpk a dispersão do processo.

  • D.

    um processo é considerado capaz quando Cpk, para grandes amostras, vale 1,67 e, para pequenas, 1,33.

  • E.

    apenas Cp mede a capabilidade de um processo.

Considere as afirmações a seguir sobre benefícios de um sistema de gestão integrado.

I. Transparência dos processos internos.

II. Maior controle dos impactos ambientais.

III. Aumento salarial dos funcionários.

Assinale a alternativa que qualifica corretamente as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F), na ordem em que aparecem.

  • A.

    V, F, F.

  • B.

    F, V, F.

  • C.

    V, V, V.

  • D.

    F, F, V.

  • E.

    V, V, F.

No processo de integração de um sistema de gestão da qualidade com um sistema de gestão ambiental, é preciso considerar que alguns requisitos das normas de referência são semelhantes e podem ser implantados de forma única:

  • A.

    aspecto ambiental e impacto ambiental.

  • B.

    controle de documentos e propriedade do cliente.

  • C.

    aspecto ambiental e monitoramento do processo.

  • D.

    ação corretiva e controle de registros.

  • E.

    monitoramento do produto e monitoramento do processo.

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