Questões sobre Área: Serviços Administrativos

Lista completa de Questões sobre Área: Serviços Administrativos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O manual administrativo é um instrumento que se destina a regulamentar uma instituição, um sistema ou uma atividade, de forma a servir como guia para os agentes integrantes do processo, seja na condição de executores ou na condição de clientes ou usuários. Um manual é vantajoso quando cumpre sua tarefa básica de comunicar as diferentes formas de trabalho, como fazê-lo, por que, quando, quem, onde etc. Assinale uma DESVANTAGEM descrita por Oliveira (2001) para o uso de manuais.

  • A. Representam uma restrição para a improvisação inadequada que aparece na instituição nas mais variadas formas.
  • B. Representam um elemento importante de revisão e avaliação objetivas das práticas e dos processos institucionais.
  • C. Representam um instrumento efetivo de consulta, orientação e treinamento aos novos e antigos servidores da instituição.
  • D. Incluem somente os aspectos formais da instituição, deixando de lado os aspectos informais, cuja vigência e importância para o dia a dia da instituição é muito grande.

Em relação ao tema personalidade e relacionamento no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A. O tipo de personalidade do colaborador que irá formar uma equipe pode ser um dos critérios escolhidos para a formação de uma equipe.
  • B. Em uma equipe de trabalho, a personalidade de seus membros nunca gera obstáculos que podem dificultar a tarefa da equipe.
  • C. A empatia é algo nato da personalidade do ser humano, portanto, nunca pode ser trabalhada e desenvolvida.
  • D. Saber identificar as características da sua personalidade, que são valorizadas no ambiente de trabalho, não auxilia em nada o trabalhador quando ele for desempenhar seu trabalho em grupo.
  • E. Durante as relações interpessoais, pode-se dizer que nunca será função de um líder administrar as diferenças culturais e de personalidade dos membros de sua equipe.

Assinale a alternativa que apresenta o correto uso e conservação de equipamentos de escritório.

  • A. Permitir que os funcionários utilizem equipamentos e máquinas necessários ao desempenho da própria função da maneira que lhes convier, mesmo que em desacordo com seu manual de normas técnicas, desde que tal conduta gere maior produtividade.
  • B. Promover a manutenção preventiva e periódica dos equipamentos da organização.
  • C. Instalar máquinas e equipamentos em locais excessivamente úmidos.
  • D. Estimular que o próprio funcionário que opera um equipamento tente consertá-lo em caso de defeito. Em qualquer situação, a assistência técnica somente será acionada em último caso, a fim de evitar custos.
  • E. Possibilitar que pessoas não habilitadas ou não qualificadas operem os equipamentos da empresa.

São causas que promovem os acidentes de trabalho, EXCETO:

  • A. Iluminação deficiente.
  • B. Equipamentos sem proteção.
  • C. Materiais pesados carregados de maneira inadequada.
  • D. Comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) atuante.

Assinale a alternativa que indica a melhor forma de comunicação escrita que circula nos órgãos e entidades:

  • A. Arquivo
  • B. Gravura
  • C. Desenho
  • D. Telefonema
  • E. Correspondência

No que tange aos processos de juntada, julgue os itens subsequentes.

I - Quando dois documentos passam a constituir somente um, a juntada definitiva é denominada apensação.

II - Na apensação cada processo permanece com seus respectivos números.

III - A juntada de processos pode ser provisória entre processos, sendo, nessa circunstância, denominada anexação.

IV - Na apensação, a juntada definitiva obedece à numeração do mais antigo.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

No que se refere a um cartório de registro de imóveis, é correto afirmar que averbação

  • A. significa verbalizar as condições definidas pela fiscalização do cartório para a emissão do registro de propriedade.
  • B. é a confirmação verbal, perante o notário oficial do cartório ou seu preposto e realizada por testemunhas, da ocorrência da transação comercial para compra e venda de imóvel.
  • C. significa “traduzir” em palavras (verbis) as condições comerciais definidas entre o comprador e o vendedor do imóvel, para efeito de registro verbal da posse do imóvel, seja o imóvel uma edificação ou um terreno.
  • D. é parte integrante do processo de registro e efetivação da matrícula de um imóvel, e define (averba) a localização e as demais características do imóvel.
  • E. é o ato de anotar alterações ou acréscimos referentes ao imóvel ou às pessoas que constam do registro ou da matrícula do imóvel.

Sobre o uso do envelope e outras particularidades da expedição de correspondências, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O envelope mais usado na correspondência oficial mede 16 cm x 11,5 cm e são timbrados.

( ) O endereçamento se faz no anverso e deve ocupar a posição centralizada.

( ) Não há ponto no CEP, apenas um traço de separação entre o quinto e o sexto números.

( ) Deve-se dobrar o papel da correspondência o máximo de vezes possível, a fim de garantir o sigilo da correspondência.

A sequência está correta em

  • A.

    V, F, F, V

  • B.

    F, V, V, F

  • C.

    V, V, F, F

  • D.

    F, F, F, V

  • E.

    V, F, V, V

A verbosidade ocorre quando se diz de forma complexa o que pode ser dito de forma simples. Certamente uma forma rebuscada e artificial não atende às exigências da redação administrativa moderna, a qual deve levar a tomadas rápidas de decisão. Assinale a alternativa que apresenta uma expressão considerada uma verbosidade evitável durante a redação administrativa.

  • A.

    agradecemos.

  • B.

    o assunto citado.

  • C.

    informamos que.

  • D.

    para esclarecer dúvidas.

  • E.

    via de regra, os procedimentos.

Para realizar cópias reprográficas, um dos cuidados que o Agente de Apoio Administrativo deve ter com a máquina copiadora é

  • A.

    resfriar o papel destinado às cópias.

  • B.

    reproduzir sempre uma cópia a mais para seu arquivo pessoal.

  • C.

    reduzir em 50% os documentos para economizar no número de cópias.

  • D.

    retirar os clips ou os grampos das folhas a serem reproduzidas.

  • E.

    manter a máquina permanentemente em funcionamento para melhor conservá-la.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...