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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um copiloto entrou na aeronave que se encontrava no hangar da empresa para trabalho de manutenção. Ao fazer a leitura do checklist, acionou o comando do trem de pouso para cima. A aeronave recolheu o trem de pouso e caiu no piso, causando avarias graves nas hélices e quebra da ponta de uma das asas.
Nessa situação, a ocorrência pode ser classificada como acidente aeronáutico, em face dos danos graves sofridos pela aeronave.
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Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.
Uma empresa privada de transporte aéreo deverá contar com oficial de segurança de voo (OSV) pertencente aos quadros da empresa, que será responsável pela investigação dos incidentes aeronáuticos dessa empresa e integrará a comissão de investigação dos acidentes aeronáuticos (CIAA), designada pelo CENIPA para investigar acidente com aeronave da empresa.
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Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.
Relatório de Perigo (RELPER) é um formulário, que não precise ser assinado, a ser preenchido por qualquer pessoa que identifique uma situação insatisfatória ou perigosa à atividade aérea.
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Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.
Toda pessoa que presencie um acidente ou incidente aeronáutico deve comunicar o fato à autoridade aeronáutica mais próxima. Na ausência de autoridade aeronáutica, o fato deve ser comunicado à autoridade civil, que o deve comunicar à autoridade aeronáutica.
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Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.
O Anexo 16 da OACI — transporte sem riscos de mercadorias perigosas por via aérea — trata da padronização e de cuidados relativos ao transporte de mercadorias perigosas por via aérea, quanto à quantidade, à embalagem e ao manuseio.
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Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.
O responsável por qualquer aeronave que estiver sendo alvo de ato de interferência ilícita (sequestro) deve fazer o possível para informar o fato ao ATS, assim como toda circunstância significativa relacionada com o evento e qualquer desvio no CPL, para que o ATS possa realizar a devida separação do tráfego existente e conceder a devida prioridade. Nesse caso, deve ser acionado o transponder no modo A código 7.500, ou modo A código 7.700, para indicar que a aeronave está ameaçada por perigo grave e iminente e necessita de ajuda imediata.
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Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.
Sempre que uma aeronave se encontrar em situação de emergência, será responsabilidade do comandante classificar essa emergência em função da sua gravidade, solicitando, por meio do ATS, o acionamento dos recursos de salvamento e de prestação de socorro disponíveis no aeródromo.
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Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.
As siglas ETA, ETO, TAS, MDA, ARC e DH correspondem, respectivamente, a: hora estimada de chegada, hora de sobrevoo, sala de tráfego, altitude máxima de descida, carta de área e altura de decisão.
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Com relação à teoria de voo, julgue os itens de 75 a 85.
As pressões que atuam em uma asa produzem uma força resultante para cima e inclinada para trás. Essa força é chamada resultante aerodinâmica e passa por um ponto chamado centro de pressão (CP).
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Com relação à teoria de voo, julgue os itens de 75 a 85.
As duas componentes da resultante aerodinâmica são a sustentação (L) e o arrasto (D), respectivamente, vertical e paralelo ao horizonte.
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