Questões sobre Cargo: Inspetor de Alunos

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Sobre o ensino da leitura e escrita, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Estudar palavras soltas, sílabas isoladas e repetir exercícios de cópia, resulta em uma aprendizagem mais eficiente da escrita.

( ) O ensino das relações letras‐sons é importante e deve ficar centrado na decodificação e codificação.

( ) A leitura e a escrita têm o mesmo sentido para todos.

( ) Levar ao alcance dos alunos diferentes portadores de texto, pode ser uma forma de incentivar a leitura e a escrita na fase de alfabetização.

( ) Tanto involução quanto evolução fazem parte do desenvolvimento da linguagem escrita de cada um.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F, F.
  • B. F, F, F, V, V.
  • C. V, V, V, F, F.
  • D. V, V, V, F, F.

A adolescência é um período do desenvolvimento humano permeado de características próprias e que necessitam de uma atenção acentuada. Nesse sentido, o profissional que lida diretamente com adolescentes em espaço escolar necessita compreender que

  • A. a adolescência é um período transitório e, portanto, os indivíduos se organizarão de acordo com suas demandas, dependendo da intervenção do adulto.
  • B. a prática e transmissão de atitudes éticas e legais, dentro de uma lógica harmônica e com princípios claros, são fundamentais para o relacionamento com essa faixa etária.
  • C. as práticas formativas sobre o convívio em espaço escolar devem variar de acordo com o entendimento do sujeito e da intervenção a ser realizada.
  • D. os adolescentes podem ter atitudes de transgressão das regras coletivas e essas atitudes devem ser aceitas e entendidas como corretas.
  • E. cada indivíduo, por ter sua característica própria, desfruta do espaço de convívio escolar segundo suas regras pessoais e advindas da família, cabendo à escola adequar-se às especificidades apresentadas pelo sujeito.

  • A. respeitar os limites estabelecidos para a convivência, entendendo seu papel de cidadão.
  • B. definir o funcionamento da Instituição, do ingresso ao término do período das aulas, por ser a escola um local de convívio social.
  • C. caracterizar os valores e os modelos de convívio e conduta no espaço da escola.
  • D. exercitar o senso de justiça, no espaço das relações de amizade e de convívio, dentro da escola, respaldando a força do grupo e/ou do indivíduo.
  • E. cumprir a obrigatoriedade da permanência na escola.

Na escola, o convívio cotidiano entre os adolescentes pode provocar situações de indisciplina que necessitam de uma intervenção para possível resolução. Para tal, além da necessidade de se ter uma postura ética, condizente com o trabalho do educador e subjacente aos processos de intervenção, deve-se, também,

  • A. resolver a situação unicamente em função do que se acredita ser melhor, uma vez que os sujeitos não aceitam ser contestados.
  • B. possibilitar que os sujeitos se impliquem no processo de resolução do ocorrido e o compreendam.
  • C. fazer cumprir as regras da Instituição, quando conveniente, mesmo que os sujeitos não tenham clareza sobre as mesmas.
  • D. entender que há, necessariamente, pré-requisitos morais e/ou cognitivos para o bom convívio escolar.
  • E. lidar com a diversidade exercendo a sua capacidade de mandar, como base para manter um clima harmônico no espaço escolar.

  • A. conformidade diante do mundo
  • B. estabilidade no humor
  • C. atitude social estável
  • D. processo de maturação biológica e psicológica
  • E. elevado grau de confiança em si próprio

  • A. cigarro
  • B. inalantes
  • C. anabolizantes
  • D. moderadores de apetite
  • E. xaropes antialérgicos

Mariano, inspetor de uma escola municipal de Louveira, está sempre atento aos alunos que deixam de freqüentar a escola, principalmente quanto aos que os educadores já tenham feito de tudo para evitar que eles se evadam. Com essa atitude, Mariano contribui para que a diretora Lúcia cumpra sua obrigação em relação a

  • A.

    cumprir as normas estabelecidas no Regimento Escolar.

  • B.

    orientar os educadores quanto às atitudes a tomar em relação aos alunos.

  • C.

    informar a equipe escolar dos problemas dos alunos da escola.

  • D.

    tomar decisões sobre as regras a serem observadas pelos educadores.

  • E.

    manter o Conselho Tutelar informado sobre as evasões escolares.

Luiz Carlos, inspetor de alunos da Escola Municipal "Rui Barbosa" da cidade de José Bonifácio, era muito querido pelos alunos da escola, pois sempre que ocorria algum problema ele era procurado pelos alunos e Luiz Carlos orientava-os com paciência, equilíbrio emocional, bom senso de observação e flexibilidade, mas sem perder a firmeza nas suas orientações. Com essas atitudes, Luiz Carlos procurava

  • A.

    zelar pelo seu bom desempenho como inspetor de alunos, pois, caso contrário, ele poderia perder o seu emprego.

  • B.

    ser indispensável para os alunos, pois com sua cordialidade ele conseguiria direcioná-los para onde quisesse.

  • C.

    agradar aos alunos e assim ter menos trabalho no desempenho de suas funções.

  • D.

    zelar pelo direito do aluno de buscar auxílio e orientação em situações de necessidade.

  • E.

    ser um exemplo de profissional, para que no futuro fosse apontado pelos alunos como um modelo a ser seguido.

No recreio e fora da sala de aula a ordem e a manutenção da disciplina é de responsabilidade do inspetor de alunos. No entanto, quando o inspetor de alunos impede que nesses momentos livres os alunos façam qualquer tipo de atividade recreativa, ele está

  • A.

    infringindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no artigo que trata do direito da criança e do adolescente de ser respeitado pelos seus educadores.

  • B.

    se orientando pelas normas estabelecidas no Regimento Escolar, que trata do bom comportamento e ordem no recreio e nos momentos livres.

  • C.

    infringindo o ECA, no artigo que trata do direito da criança e do adolescente à liberdade de brincar, praticar esportes e divertir-se.

  • D.

    seguindo as orientações dadas pelo coordenador pedagógico, de que os alunos devem estudar na biblioteca e ter aulas de recuperação durante a hora do recreio.

  • E.

    exercendo a sua função como inspetor de alunos, que é manter a ordem e a disciplina no recreio e nas horas livres.

Antônio Carlos, inspetor de alunos de uma escola municipal da periferia de São Paulo, observava que havia no bairro muitas crianças e adolescentes em idade escolar, soltos pelas ruas sem nada para fazer. Preocupado com a situação levou o problema ao diretor da escola, que resolveu analisar a possibilidade de abrir novas vagas de matrícula, para oferecer aos pais desses alunos. Com essa medida, tanto o inspetor de alunos como o diretor auxiliaram esses pais a cumprir o que estabelece o ECA, no art. 55, que trata da

  • A.

    necessidade de proteger seus filhos dos perigos da rua.

  • B.

    obrigação de cuidar da educação, saúde e alimentação.

  • C.

    responsabilidade de proteger seus filhos de possíveis aliciadores.

  • D. obrigação de matricular seus filhos na rede regular de ensino.
  • E.

    proteção das crianças e dos adolescentes em idade escolar.

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