Questões sobre Cargo: Professor

Lista completa de Questões sobre Cargo: Professor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No começo do século XX, foi lançado um manifesto intitulado L’arte dei rumori (“A arte dos ruídos”) demonstrando que, desde a invenção da máquina, “o homem estava sendo gradualmente condicionado por esses novos ruídos, e esse condicionamento estava modificando sua suscetibilidade musical” (Schafer, 2003). Defendia “o fim do exílio do ‘ruído’ na esfera do desagradável e insistia em que as pessoas abrissem seus ouvidos para a nova música do futuro”.

Essa espécie de profecia foi autoria do compositor

  • A.

    futurista Umberto Boccioni.

  • B.

    expressionista Claude Debussy.

  • C.

    concretista Pierre Schaeffer.

  • D.

    expressionista Alban Berg.

  • E.

    futurista Luigi Russolo.

Um problema apontado por Paynter (In: Vertamatti, 2008) em relação a educação musical é a atitude de rejeição dos alunos em relação à música contemporânea, que se deve, segundo aquele autor, à

  • A.

    facilidade em encontrar estabilidade e equilíbrio no que já é conhecido.

  • B.

    falta de qualidade da produção em música contemporânea, fato que o público consegue captar.

  • C.

    dificuldade da música contemporânea de ser compreendida em termos de leitura dos códigos de notação.

  • D.

    restrição da música contemporânea às faixas etárias adultas, excluindo-se crianças e adolescentes.

  • E.

    exigência da música contemporânea de, para ser compreendida, contato com um considerável repertório.

A audição comentada, como recurso pedagógico, tem por objetivo desenvolver a percepção dos parâmetros do som e dos elementos de estruturação musical. Estes últimos são:

  • A.

    timbre, altura, duração e ritmo.

  • B.

    ritmo, melodia, harmonia e forma.

  • C.

    intensidade, altura, harmonia e forma.

  • D.

    altura, duração, ritmo e forma.

  • E.

    timbre, melodia, harmonia, altura e duração.

Ao sugerir que alunos, durante uma atividade cujo conteúdo é a influência portuguesa na música brasileira, pesquisem junto à comunidade portuguesa aspectos da pronúncia e significados dos textos das canções, o professor está desenvolvendo uma atividade de

  • A.

    prática vocal.

  • B.

    audição comentada.

  • C.

    contextualização.

  • D.

    composição musical.

  • E.

    prática instrumental.

Os meios antigos de medir o tempo eram silenciosos, já o relógio mecânico é audível. “Pela primeira vez na história, a duração foi dividida em células de tempo proporcionais que soavam”. O método ocidental tradicional de notação rítmica quantitativa, que “divide as notas em células de tempo, cada uma numa relação proporcional com a outra”, começou a existir com os compositores

  • A.

    serialistas, no século XIX.

  • B.

    medievais, no século XV.

  • C.

    modernos, no século XX.

  • D.

    dodecafônicos, no século XX.

  • E.

    do movimento Ars Nova, no século XIV.

A partir dos anos de 1950, passou a fazer parte do currículo escolar a disciplina Canto Orfeônico, introduzida em todas as escolas públicas brasileiras por Heitor Villa-Lobos. Faziam parte do Canto Orfeônico os seguintes compenentes:

  • A.

    música orgânica, canto coral e nacionalismo.

  • B.

    folclore internacional, repertório cívico e música clássica.

  • C.

    nacionalismo, folclore brasileiro e música coral.

  • D.

    música clássica, folclore internacional e prática da leitura.

  • E.

    leitura e escrita da música, repertório militar e música instrumental.

Em relação a conceitos de Web e software livre, julgue os itens a seguir.

O ambiente gráfico KDE, o compilador GCC, o servidor web Apache e o navegador web Firefox são exemplos de software livres.

  • C. Certo
  • E. Errado

No texto Rasas Razões (In: Barbosa, 2007), Regina Machado discorre sobre a formação dos professores de arte. Segundo a autora, para aprender é preciso desapegar-se do conhecido, ou seja,

  • A.

    jogar fora o que se sabe, para aproveitar o conhecimento atualizado e se apropriar dele.

  • B.

    saber escolher, dentro da experiência que se tem, o que pode ser aproveitável para a invenção do presente.

  • C.

    dominar um conjunto de conhecimentos que não faz parte da formação específica do professor de arte.

  • D.

    perceber e selecionar o que é correto para permanecer como pré-requisito na bagagem cultural.

  • E.

    ter disponibilidade interna para usar os meios digitais, deixando de utilizar os meios tradicionais em sala de aula.

Boa parte das canções brasileiras possui um caráter harmônico muito próximo da forma portuguesa de compor, o que pode ser notado, principalmente,

  • A.

    nas cantorias dos repentistas e melodias melancólicas da MPB.

  • B.

    nas cantigas infantis e canções com temática amorosa.

  • C.

    na música religiosa das igrejas e nas canções com temática urbana.

  • D.

    nas cantigas de ninar e nos hinos pátrios.

  • E.

    na música evangélica e nas cantorias dos repentistas.

Em 2010, as TVs Educativas do Brasil exibiram o documentário Carta Sonora, no qual a cidade de São Paulo foi observada a partir de sua sonoridade. Segundo os diretores Suzana Reck Miranda, Mario Cassettari e Cacá Machado, a concepção do documentário foi inspirada nas idéias de Murray Schafer sobre

  • A.

    Musicalização.

  • B.

    Formatividade Sonora.

  • C.

    Ecologia Acústica.

  • D.

    Improvisação Vocal.

  • E.

    Paisagem Sonora.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...