Questões sobre Cargo: Professor

Lista completa de Questões sobre Cargo: Professor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O trabalho de educação musical proposto por Murray Schafer envolve, entre outras práticas:

  • A.

    composição estética, criatividade, notação musical.

  • B.

    leitura de partituras, construção de instrumentos e criatividade.

  • C.

    disciplina, concentração e capacidade de dialogar.

  • D.

    improvisação, composição e escuta.

  • E.

    notação musical, conversa e escuta.

Durante a primeira metade do século 20, surgiram vários métodos de educação musical que valorizavam a participação ativa dos alunos nas aulas de música e utilizavam, predominantemente, a música tonal e a música étnica para desenvolver suas proposta. Porém, nessa mesma época, a linguagem musical passava por transformações em vários aspectos, dentre eles:

  • A.

    A harmonia tonal, a polirritmia e os elementos tonais justapostos e recombinados de diferentes maneiras.

  • B.

    Um pensamento musical marcado pela polifonia e o ruído como elemento composicional.

  • C.

    Os elementos musicais som e ruído e o colorido de múltiplos timbres de instrumentos rítmicos percursivos.

  • D.

    A eletrificação dos instrumentos, como a da guitarra elétrica, a fabricação de timbres em sintetizadores e a primazia do meio sonoro acústico da música eletrônica.

  • E.

    A ampliação dos meios sonoros disponíveis, o silêncio como elemento composicional e novas maneiras de grafar o som.

Segundo Patrice Pavis (2008), a análise de um espetáculo teatral pode, entre outros fatores, ser desencadeada tanto pela fotografia quanto pelo registro audiovisual. O estudo da documentação fotográfica, entre outros aspectos, possibilita

  • A.

    o espelho fiel de um espetáculo que já passou, mantendo sua atmosfera.

  • B.

    a percepção mais real do espetáculo, pois registra aquilo que é da categoria do efêmero.

  • C.

    a precisão trazida para um detalhe ou um momento fugaz quase imperceptível a olho nu.

  • D.

    a visão do ponto de vista do espectador em relação ao palco, pois o fotógrafo fica posicionado na plateia.

  • E.

    o contato com as fotos de divulgação, único material iconográfico disponível para análise em convites, programas e anúncios.

Descrever um espetáculo obriga a pensar em fenômenos visuais e acústicos em conjunto. Nesse sentido, para Patrice Pavis (2008), é “música”

  • A.

    tudo que é audível no palco e na plateia; os sons, os ruídos, o meio ambiente, os textos etc.

  • B.

    tudo que é gravado como trilha sonora.

  • C.

    somente composições cantadas durante o espetáculo.

  • D.

    somente a palavra dos personagens em cena.

  • E.

    somente os efeitos sonoros que têm como único objetivo tornar uma situação reconhecível.

A vasta obra de Cláudio Santoro, considerado o maior compositor amazonense de todos os tempos, já foi executada por grupos musicais em todo o mundo e continua sendo fonte de inspiração para jovens compositores. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O piano, a voz e os instrumentos da família das cordas, dos sopros e da percussão constituem a matéria-prima sonora utilizada por Cláudio Santoro.

  • C. Certo
  • E. Errado

A vasta obra de Cláudio Santoro, considerado o maior compositor amazonense de todos os tempos, já foi executada por grupos musicais em todo o mundo e continua sendo fonte de inspiração para jovens compositores. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Cláudio Santoro compôs letras de músicas que retratam a realidade das comunidades indígenas que vivem nas áreas alagadas da Amazônia. A preocupação do compositor com o povo amazonense tornou sua obra acessível ao público em geral e a grupos musicais de raízes popular e folclórica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta a respeito da música indígena e européia, entre outros povos, e suas influências na música brasileira.

  • A.

    A música brasileira herdou dos espanhóis as músicas que acompanham as danças populares, como, por exemplo, a congada.

  • B.

    A música indígena é quase exclusivamente cantada, associada à palavra e às danças de caráter religioso ou festivo.

  • C.

    As músicas indígenas são curtas, com poucas repetições de motivos rítmicos e melódicos.

  • D.

    A influência espanhola trouxe, para a música brasileira, o ritmo sincopado com os movimento de bater de pés e mãos.

A música africana influenciou a evolução musical brasileira em vários aspectos, entre os quais se inclui

  • A.

    a utilização de vários instrumentos de percussão, principalmente os de corda e de sopro, como a clarineta.

  • B.

    o repertório abundante de melodias associadas a textos que introduziam os ensinamentos religiosos transmitidos pelos jesuítas.

  • C.

    a música integrada à palavra e à dança, sintetizando a fusão de tendências musicais de diversas nações africanas.

  • D.

    o canto freqüentemente alegre, agitado e, geralmente, aliado aos movimentos corporais.

No que se refere aos traçados no plano, julgue os próximos itens.

Considerando o quadrilátero ABCD inscrito em uma circunferência, conforme mostrado na figura abaixo, é correto concluir que o centro dessa circunferência encontrase no ponto de intersecção das mediatrizes dos segmentos AB e CD.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos traçados no plano, julgue os próximos itens.

Um retângulo dado pode ser inscrito em uma circunferência porque seus ângulos são todos retos, isto é, são inscritíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...