Lista completa de Questões sobre Cargo: Professor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
São instrumentos musicais de sopro:
oboé, prato e violão.
pianoforte, violoncelo e gaita.
gaita, saxofone e trompete.
xilofone, gaita e flauta.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Promover momentos de audição e apreciação de peças musicais favorece a percepção de
ritmos e timbres; formatos dos instrumentos e duração das ondas sonoras.
encadeamentos harmônicos; melodias em diferentes tonalidades e ritmos variados.
ritmos corporais; novas expressões musicais e encadeamento sonoro.
expressões musicais; arranjos melódicos e sensibilidade lógica.
O famoso quadro MONALISA foi pintado por:
Monet.
Picasso.
Leonardo da Vinci.
Van Gogh.
Representa a arquitetura do som. Conhecido também como cadência e é a origem simétrica dos sons:
Timbre.
Movimento.
Melodia
Ritmo.
Orquestra originária dos negros da América do Norte:
Orquestra de cavalaria.
Orquestra típica.
Orquestra de Jazz.
Orquestra sinfônica.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A partir de 1948, foi desenvolvida, em Paris e por Pierre Schaeffer, a montagem de fenômenos acústicos preexistentes (...), sons reais (...)como: sons de sinos, ruídos de trem, fragmentos da fala humana, vozes de animais, sons de instrumentos. Esses sons eram gravados com auxílio do microfone e, posteriormente, manipulados por filtros e câmaras de eco, de modo que modificasse sua altura, seu ataque, ou sua sustentação. O som, então, passou a ser visto como objeto sonoro, organizado de acordo com o plano do compositor.
A descrição indica o procedimento da músicatonal.
concreta.
acústica.
elétrica.
impressionista.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Durante a primeira metade do século XX, os educadores musicais valorizaram a participação ativa das crianças nas aulas de música, ao mesmo tempo que a linguagem musical passava por intensas transformações que geraram impactos apenas mais tarde em sala de aula. Para Vertamatti (2008), enquanto as propostas da linguagem não alcançavam a prática escolar, os educadores utilizavam em sala de aula, predominantemente, a
música eletroacústica ou exploração sonora.
música tonal ou exploração sonora.
música atonal ou étnica.
música contemporânea ou atonal.
música tonal ou étnica.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Almeida & Pucci (2003), colocar como conteúdo da disciplina de música o conhecimento de outras culturas musicais, compreender seus processos de criação e seus instrumentos musicais têm como objetivo preponderante:
o contato com as culturas exóticas.
a compreensão de nossa própria cultura.
preparar o aluno para o mundo globalizado.
realização de atividade lúdica com fim em si mesma.
contato com a produção folclórica de outros países.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
(...)Sabemos que será natural algum aluno (...) achar estranha a música africana ou ter dificuldade de compreender a música indígena, que você, na maior das boas intenções, decidiu acrescentar ao seu repertório. (...). Na realidade, estamos falando de uma dificuldade que não é apenas do (...) aluno, mas de inúmeras pessoas que se acomodam na visão calcada no estereótipo apresentado pelos meios de comunicação, resultado de certo arcaísmo nas propostas educacionais, e que acabam dificultando um conhecimento aberto e investigativo. (...) Estes e outros fatores contribuem para a grande dificuldade em aceitar o outro (...).
Para Almeida & Pucci (2003), essa dificuldade é derivada de uma visãoinvestigativa.
crítica.
aberta.
etnocêntrica.
globalizada.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A constituição do conhecimento por meio de experiências práticas, sendo a criação a via para a expressão sonora; a escuta do fenômeno sonoro como princípio de desenvolvimento do trabalho; a abrangência da experiência musical, incluindo no repertório sons de diferentes naturezas e produção de compositores atuais (Vertamatti, 2008).
Esses princípios caracterizam as propostas de educadores musicais, que têm como campo privilegiado o contexto da música experimental. São eles:Kodály, Orff e Villa Lobos.
Reibel, Paynter e Schafer.
Suzuki, Schafer e Kodály.
Kodály, Paynter e Schager.
Reibel, Orff e Schafer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...