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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Designer - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
O entrelinhamento na composição de textos significa aumentar o espaço no sentido vertical entre as linhas de um texto. Em algumas circunstâncias, a legibilidade depende disso. A composição que não leva nenhuma entrelinha e aquela na qual o espaço é subtraído chamam-se, respectivamente,
negativa e cheia.
cerrada e negativa.
cheia e inexistente.
desalinhada e cerrada.
inexistente e desentrelinhada.
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Os principais componentes dos caracteres são as hastes. Pode-se afirmar que sem as hastes eles não existiriam. As linhas que formam as hastes dos caracteres são: retas, quebradas, curvas e mistas. Considerando essas informações, relacione o tipo de letra com a respectiva forma de haste.
As associações corretas são
I – 1 ; II – 3 ; III – 2 e IV – 5.
I – 1 ; II – 4 ; III – 3 e IV – 2.
I – 2 ; II – 1 ; III – 5 e IV – 4.
I – 3 ; II – 2 ; III – 3 e IV – 1.
I – 4 ; II – 1 ; III – 2 e IV – 3.
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Em artes gráficas, um original é qualquer tipo de imagem que se queira reproduzir por meio de processos de pré-impressão e de impressão. Podem se distinguir um dos outros de acordo com suas respectivas características. Nesse contexto, relacione o tipo de original com sua respectiva descrição.
As associações corretas são
I – W ; II – X ; III – Y e IV – Z.
I – X ; II – W ; III – Z e IV – Y.
I – Y ; II – W ; III – X e IV – Z.
I – Y ; II – Z ; III – W e IV – X.
– Z ; II – Y ; III – X e IV – W.
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O livro é um produto gráfico o qual possui uma anatomia que o distingue de outras peças. Qual das descrições abaixo corresponde a uma de suas estruturas?
Livro, para o ramo gráfico, é qualquer impresso que contenha mais de cinco páginas.
Capas são consideradas como tal de acordo com a gramatura do papel usado para confeccioná-las.
Falso rosto é uma página que traz somente o título da obra e é sempre a primeira página ímpar do livro.
Frontispício é onde se imprime o sumário do livro e é sempre impresso em página par.
Colofão é o nome técnico da contracapa do livro e serve para serem incluídas informações sobre próximos lançamentos, por exemplo.
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Às vezes, acontecem mudanças de tonalidades de uma mesma cor durante a impressão, sem que o impressor tenha modificado qualquer regulagem em relação ao acerto da impressora. Elas podem ser percebidas comparando- se várias folhas impressas em momentos diferentes da tiragem. Analise as afirmações abaixo, considerando que tal mudança de tonalidade pode ocorrer em função da(o)
I – tensão do papel insuficiente para garantir o registro perfeito.
II – tinta muito rígida que não é constantemente agitada no tinteiro ou que não tem sua rigidez reduzida com pasta amaciante.
III – baixa solidez do pigmento.
IV – papel pouco encorpado, fino, muito liso e com baixa resistência ao estiramento.
V – balanço da água-tinta incorretamente acertado, ocasionando emulsionamento progressivamente mais intenso.
Estão corretas APENAS as afirmações
I, II e IV.
I, II e V.
I, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
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O afinamento de pontos de um impresso que contém fotografias acontece quando os pontos mais finos das áreas de mínimas, altas luzes, sofrem redução ou desaparecem durante a impressão, resultando em perda do valor tonal. Isso pode ser evidenciado, comparando-se a última com a primeira folha impressa. Podem ser causas desse problema técnico:
I – tinta mal dispersa contendo partículas grosseiras e aglomeradas de pigmentos, com aspecto arenoso, que transfere mal e provoca abrasão e desgaste das chapas;
II – solução de molhagem excessivamente ácida (PH abaixo de 4) que ataca quimicamente a chapa;
III – eletricidade estática do papel que provoca a atração das folhas entre si;
IV – subexposição da chapa negativa ou superexposição da chapa positiva;
V – superaquecimento do papel que passa pelas máquinas impressoras, pois alguns papéis descolorem mais do que outros na mesma temperatura.
Estão corretas APENAS as causas
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
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As barras de controle para impressão em cores são um dispositivo simples que permite conferir uma série de variáveis relativas aos filmes de seleção e aos próprios impressos. Uma de suas utilidades técnicas é verificar as sobreimpressões dos segmentos chapados em amarelo, magenta e cyan que indicam as tonalidades das cores secundárias e alguns possíveis fenômenos que resultam em manchas coloridas. Tais fenômenos são chamados
didot.
overlay.
dingbats.
trapping.
transparências.
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Toda impressão posterior à primeira, nos trabalhos em cores, especialmente nos de tricromia e tetracromia, que permite reconstruir o colorido original, chama-se impressão
direta.
irisada.
irisada.
bicrômica.
superposta.
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As margens de sangria são linhas de sustentação da arte-final e são descritas como
reproduções ou linhas inseridas dentro do formato da arte-final que servem para apontar o lugar e o alinhamento exato do picote.
reproduções e outros grafismos que são ligeiramente ampliados até ultrapassar a margem da página em alguns milímetros e constituem uma margem de compensação no processo de refile.
linhas externas à margem do corte que facilitam o trabalho da montagem dos cadernos ou de qualquer conjunto de impressos.
linhas tracejadas que indicam as extremidades das dobras e servem de referência no processo de alceamento dos cadernos.
grafismos periféricos da página que marcam o formato definitivo do impresso e ajudam o impressor no controle da qualidade do produto final.
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Antes de uma arte ser mandada para a reprodução em máquina, é aconselhável fazer uma pré-impressão para verificar se a qualidade final dos fotolitos está de acordo com o original. Uma das maneiras de se obter essa pré-impressão, fornecendo uma boa imagem representativa do produto final, é o cromalim que pode ser descrito adequadamente na seguinte sequência:
poliester colorido pré-sensibilizado – fotolitos negativos – exposição à luz ultravioleta.
poliester pré-sensibilizado – fotolitos positivos – exposição à luz ultravioleta – polvilhação de toner carregado eletricamente.
suporte – laminação com película adesiva fotopolimétrica – fotolito positivo – exposição à luz ultravioleta – polvilhação de toner.
suporte – laminação com película adesiva fotopolimétrica – exposição à luz ultravioleta – revelação.
suporte colorido pré-sensibilizado – camada aderente – laminação – fotolitos – revelação.
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