Questões sobre Designer

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O entrelinhamento na composição de textos significa aumentar o espaço no sentido vertical entre as linhas de um texto. Em algumas circunstâncias, a legibilidade depende disso. A composição que não leva nenhuma entrelinha e aquela na qual o espaço é subtraído chamam-se, respectivamente,

  • A.

    negativa e cheia.

  • B.

    cerrada e negativa.

  • C.

    cheia e inexistente.

  • D.

    desalinhada e cerrada.

  • E.

    inexistente e desentrelinhada.

Os principais componentes dos caracteres são as hastes. Pode-se afirmar que sem as hastes eles não existiriam. As linhas que formam as hastes dos caracteres são: retas, quebradas, curvas e mistas. Considerando essas informações, relacione o tipo de letra com a respectiva forma de haste.

As associações corretas são

  • A.

    I – 1 ; II – 3 ; III – 2 e IV – 5.

  • B.

    I – 1 ; II – 4 ; III – 3 e IV – 2.

  • C.

    I – 2 ; II – 1 ; III – 5 e IV – 4.

  • D.

    I – 3 ; II – 2 ; III – 3 e IV – 1.

  • E.

    I – 4 ; II – 1 ; III – 2 e IV – 3.

Em artes gráficas, um original é qualquer tipo de imagem que se queira reproduzir por meio de processos de pré-impressão e de impressão. Podem se distinguir um dos outros de acordo com suas respectivas características. Nesse contexto, relacione o tipo de original com sua respectiva descrição.

 As associações corretas são

  • A.

    I – W ; II – X ; III – Y e IV – Z.

  • B.

    I – X ; II – W ; III – Z e IV – Y.

  • C.

    I – Y ; II – W ; III – X e IV – Z.

  • D.

    I – Y ; II – Z ; III – W e IV – X.

  • E.

    – Z ; II – Y ; III – X e IV – W.

O livro é um produto gráfico o qual possui uma anatomia que o distingue de outras peças. Qual das descrições abaixo corresponde a uma de suas estruturas?

  • A.

    Livro, para o ramo gráfico, é qualquer impresso que contenha mais de cinco páginas.

  • B.

    Capas são consideradas como tal de acordo com a gramatura do papel usado para confeccioná-las.

  • C.

    Falso rosto é uma página que traz somente o título da obra e é sempre a primeira página ímpar do livro.

  • D.

    Frontispício é onde se imprime o sumário do livro e é sempre impresso em página par.

  • E.

    Colofão é o nome técnico da contracapa do livro e serve para serem incluídas informações sobre próximos lançamentos, por exemplo.

Às vezes, acontecem mudanças de tonalidades de uma mesma cor durante a impressão, sem que o impressor tenha modificado qualquer regulagem em relação ao acerto da impressora. Elas podem ser percebidas comparando- se várias folhas impressas em momentos diferentes da tiragem. Analise as afirmações abaixo, considerando que tal mudança de tonalidade pode ocorrer em função da(o)

I – tensão do papel insuficiente para garantir o registro perfeito.

II – tinta muito rígida que não é constantemente agitada no tinteiro ou que não tem sua rigidez reduzida com pasta amaciante.

III – baixa solidez do pigmento.

IV – papel pouco encorpado, fino, muito liso e com baixa resistência ao estiramento.

V – balanço da água-tinta incorretamente acertado, ocasionando emulsionamento progressivamente mais intenso.

Estão corretas APENAS as afirmações

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

O afinamento de pontos de um impresso que contém fotografias acontece quando os pontos mais finos das áreas de mínimas, altas luzes, sofrem redução ou desaparecem durante a impressão, resultando em perda do valor tonal. Isso pode ser evidenciado, comparando-se a última com a primeira folha impressa. Podem ser causas desse problema técnico:

I – tinta mal dispersa contendo partículas grosseiras e aglomeradas de pigmentos, com aspecto arenoso, que transfere mal e provoca abrasão e desgaste das chapas;

II – solução de molhagem excessivamente ácida (PH abaixo de 4) que ataca quimicamente a chapa;

III – eletricidade estática do papel que provoca a atração das folhas entre si;

IV – subexposição da chapa negativa ou superexposição da chapa positiva;

V – superaquecimento do papel que passa pelas máquinas impressoras, pois alguns papéis descolorem mais do que outros na mesma temperatura.

Estão corretas APENAS as causas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

As barras de controle para impressão em cores são um dispositivo simples que permite conferir uma série de variáveis relativas aos filmes de seleção e aos próprios impressos. Uma de suas utilidades técnicas é verificar as sobreimpressões dos segmentos chapados em amarelo, magenta e cyan que indicam as tonalidades das cores secundárias e alguns possíveis fenômenos que resultam em manchas coloridas. Tais fenômenos são chamados

  • A.

    didot.

  • B.

    overlay.

  • C.

    dingbats.

  • D.

    trapping.

  • E.

    transparências.

Toda impressão posterior à primeira, nos trabalhos em cores, especialmente nos de tricromia e tetracromia, que permite reconstruir o colorido original, chama-se impressão

  • A.

    direta.

  • B.

    irisada.

  • C.

    irisada.

  • D.

    bicrômica.

  • E.

    superposta.

As margens de sangria são linhas de sustentação da arte-final e são descritas como

  • A.

    reproduções ou linhas inseridas dentro do formato da arte-final que servem para apontar o lugar e o alinhamento exato do picote.

  • B.

    reproduções e outros grafismos que são ligeiramente ampliados até ultrapassar a margem da página em alguns milímetros e constituem uma margem de compensação no processo de refile.

  • C.

    linhas externas à margem do corte que facilitam o trabalho da montagem dos cadernos ou de qualquer conjunto de impressos.

  • D.

    linhas tracejadas que indicam as extremidades das dobras e servem de referência no processo de alceamento dos cadernos.

  • E.

    grafismos periféricos da página que marcam o formato definitivo do impresso e ajudam o impressor no controle da qualidade do produto final.

Antes de uma arte ser mandada para a reprodução em máquina, é aconselhável fazer uma pré-impressão para verificar se a qualidade final dos fotolitos está de acordo com o original. Uma das maneiras de se obter essa pré-impressão, fornecendo uma boa imagem representativa do produto final, é o cromalim que pode ser descrito adequadamente na seguinte sequência:

  • A.

    poliester colorido pré-sensibilizado – fotolitos negativos – exposição à luz ultravioleta.

  • B.

    poliester pré-sensibilizado – fotolitos positivos – exposição à luz ultravioleta – polvilhação de toner carregado eletricamente.

  • C.

    suporte – laminação com película adesiva fotopolimétrica – fotolito positivo – exposição à luz ultravioleta – polvilhação de toner.

  • D.

    suporte – laminação com película adesiva fotopolimétrica – exposição à luz ultravioleta – revelação.

  • E.

    suporte colorido pré-sensibilizado – camada aderente – laminação – fotolitos – revelação.

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