Questões sobre Designer

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Na escala de cor Pantone, há, por exemplo, a referência de cor PANTONE 165 U 2X, que é um vermelho alaranjado. Essa referência de cor especial significa que

  • A.

    uma determinada área de papel couché impressa em vermelho está mais para o laranja do que para o magenta.

  • B.

    uma mesma área de papel offset foi impressa duas vezes com a mesma tonalidade sobreposta.

  • C.

    há uma mistura de duas cores, o vermelho 165 com o laranja 2X, sendo que a letra U representa o símbolo de mistura entre diferentes tonalidades.

  • D.

    esta é uma cor especial a qual contém uma parte de pigmento comum, laranja, e outra parte de pigmento fluorescente, vermelho.

  • E.

    esta é uma cor virtual, existente somente nos softwares gráficos, que é impressa na escala como mera referência tonal.

As escalas monocromáticas se referem a uma só cor e podem ser desenvolvidas de várias maneiras. Uma delas é modular uma determinada cor através da variação de

  • A.

    força, valor e saturação.

  • B.

    luminosidade, saturação e valor.

  • C.

    aproximação, valor e saturação.

  • D.

    saturação, força e modulação.

  • E.

    tonalidade, aproximação e força.

Considerando as informações constantes nas imagens acima, qual a escala representada em cada uma?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Observe a figura à esquerda e os dados sobre cores à direita.

Considerando os círculos com suas respectivas cores, a relação das suas interseções com as cores resultantes é

  • A.

    I – X ; II – Z e III – W.

  • B.

    I – X ; II – Z e III – Y.

  • C.

    I – Z ; II – W e III – Y.

  • D.

    I – Y ; II – X e III – W.

  • E.

    I – Y ; II – X e III – Z.

Observe a figura à esquerda e considere as cores à direita.

Considerando os círculos com suas respectivas cores, a relação das suas interseções com as cores resultantes é

  • A.

    I – X ; II – Y e III – Z.

  • B.

    I – X ; II – Z e III – Y.

  • C.

    I – Y ; II – X e III – Z.

  • D.

    I – Y ; II – Z e III – X.

  • E.

    I – Z ; II – Y e III – X.

Considere que as cores simples absorvem todas as radiações luminosas da luz branca incidente e são consideradas puras, e que as cores compostas são derivadas da mistura de duas ou mais cores simples. Dessa forma, qual é a única cor resultante das três combinações apresentadas acima?

  • A.

    Ocre.

  • B.

    Lilás.

  • C.

    Preto.

  • D.

    Cinza.

  • E.

    Marrom.

A descrição acima está

  • A.

    certa, porque na arte-final digital ainda é usado o overlay digital, que preenche as três funções indicadas, além de ajudar no arquivamento dos originais.

  • B.

    certa, porque sem o overlay o impressor não terá nenhuma informação para realizar o seu trabalho, podendo alterar as cores RGB, que serão aplicadas em máquina, nas respectivas chapas offset.

  • C.

    certa, porque na arte-final convencional é no overlay que constam as informações que orientarão o processo de produção do impresso.

  • D.

    errada, porque na arte-final já têm que constar todas as informações técnicas para a realização da montagem e da produção, seja de originais em preto e branco ou coloridos.

  • E.

    errada, porque no meio gráfico overlay é sinônimo de marca de registro e é colocado na separação das cores com o único objetivo de orientar o impressor e o processo de acabamento.

Ao manipular um arquivo para ser impresso, um profissional gráfico reparou que o padrão das fontes variava de acordo com a extensão e o modo de cor dos arquivos que eram inseridos nela, conforme estão reproduzidos nas figuras acima. Analisando as figuras, conclui-se que

  • A. as três figuras correspondem a um mesmo arquivo com a extensão bitmap e estão no modo de cor CMYK.
  • B.

    as três figuras correspondem a um mesmo arquivo com o modo de cor gif e a extensão dele é lab color.

  • C.

    a Figura I corresponde a um arquivo CMYK e as Figuras II e III correspondem a um arquivo com a extensão bitmap e no modo de cor em escala de cinzas.

  • D.

    a Figura I é um arquivo vetorial, a Figura II é um arquivo em escala de cinzas e a Figura III é um arquivo no modo de cor bitmap.

  • E.

    a Figura I é um arquivo no modo de cor gif, a Figura II é um arquivo com extensão bitmap e a Figura III é um arquivo na extensão em escala de cinzas.

Dois profissionais gráficos, Mauro e Quitéria, analisavam uma ilustração, com extensão TIFF e modo de cor CMYK, aberta no ambiente do software Illustrator. Mauro sugeriu algumas alterações de cor em determinadas áreas e afirmou que o melhor caminho seria aplicar um filtro de vetorização que existe no software, para separar a imagem em áreas de cor independentes, permitindo, assim, suas modificações tonais. Quitéria, por sua vez, sugeriu que, após esse procedimento, a ilustração poderia voltar a ser uma imagem, aplicando o filtro rasterize.

Analisando essa situação hipotética, conclui-se que

  • A.

    todo o procedimento descrito é viável, porque o Illustrator permite transformar imagem em vetores e esses em pixels.

  • B.

    todo o procedimento descrito é viável somente no Indesign, porque somente nesse software existe o filtro rasterize.

  • C.

    todo o procedimento descrito é viável, porque o Illustrator tem o ambiente gráfico exatamente igual ao do software Indesign, no qual isso é permitido.

  • D.

    somente seria viável a sugestão de Mauro se a ilustração com extensão TIFF estivesse no modo de cor RGB, porque os filtros do software somente funcionam nesse modo de cor.

  • E.

    somente seriam viáveis as duas sugestões se a ilustração tivesse sido originariamente desenvolvida no Illustrator, porque esse software desconhece a configuração de outros softwares vetoriais.

O Photoshop permite alterar um arquivo RGB ou escala de cinzas para 8, 16 e 32 bits. Essa progressão indica que o(a)

  • A.

    número de pixels da imagem será multiplicado pelo valor escolhido, alterando o seu formato juntamente com a melhoria de seu brilho e contraste.

  • B.

    varquivo será direcionado para um determinado tipo de impressora, sendo de 8 a 16 bits para impressora a laser e 32 bits para impressora deskjet com 4 cabeçotes, sem diminuir ou aumentar qualquer característica da imagem.

  • C.

    mapa de bits da imagem será alterado conforme a configuração do monitor, ou seja, com um monitor calibrado, a imagem poderá ser vista com profundidade de cor a 32 bits, em vez dos 4 bits padrão de todo monitor.

  • D.

    medida de seu formato será alterada proporcionalmente à resolução, ampliando a imagem progressivamente, conforme sua qualidade de cor aumenta.

  • E.

    gama tonal será maior, quanto maior for o número de bits, isto é, aumenta a quantidade de variações tonais da imagem, melhorando sua reprodução.

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