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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Designer - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Quando se imprimem duas ou mais retículas, uma por sobre a outra com diferentes cores, observa-se que os seus pontos não se sobrepõem com exatidão, mas formam as chamadas rosetas. Isso se deve às inclinações das retículas. Considerando essas inclinações para um trabalho a quatro cores, CMYK, a angulação da retícula usada pelos profissionais entre o cyan, o magenta e o preto, para que essas não coincidam, é
10º
20º
30º
40º
50º
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Designer - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A retícula estocástica, também conhecida como retícula de frequência modulada, difere da retícula convencional por usar variáveis randômicas na distribuição de seus pontos. Há nela uma aleatoriedade aparente. Uma de suas principais vantagens está no fato de
dispensar a angulação da retícula convencional, assim como a frequência de linhas, pois a distribuição de seus pontos obedece a variações dos valores de densidade do original.
tornar obsoleta a câmara fotomecânica para duplicação dos originais nos quais se aplica tal retícula, pois sua angulação constante de 15º permite gerar todos os fotolitos da seleção de uma única vez.
apresentar maior definição da imagem com cores mais vívidas e saturadas, apesar de haver o risco do efeito moiré, conforme se aumenta tal definição.
facilitar o retoque dos fotolitos pelos métodos convencionais, pois sua aleatoriedade na distribuição dos pontos disfarça qualquer imperfeição no formato desses.
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Considere as ilustrações e as respectivas informações.
I – Exposição: luz ultravioleta atravessa o negativo e endurece as partes expostas da chapa, e as partes não expostas ficam sem endurecer.
II – Lavagem: sob pressão, uma solução de água e álcool lava as zonas da película.
III – Secagem: depois da lavagem, seca-se a chapa, formando um relevo superficial de cerca de 0,04 mm de profundidade.
Essa descrição corresponde ao processo de gravação de chapa chamado
clichê.
offset.
nylonprint.
rotogravura.
tampografia.
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Qual é o tipo de impressão que o sistema acima representa?
Tipografia.
Rotogravura.
Flexografia.
Calcografia.
Tampografia.
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Observe as afirmações de dois impressores a respeito do processo de impressão offset.
João: — Um dos elementos mais importantes para a boa qualidade do impresso é o margeador que existe nas máquinas offset, pois este tem a função de cortar o papel lateral e longitudinalmente, em relação à matriz e, sem ele, não se conseguiria imprimir quadricromias.
Marcos: — A blanqueta é o principal elemento, pois a ela cabe a função de transferir a imagem da chapa para o papel com toda a fidelidade.
Analisando as afirmações dos dois impressores, conclui-se que
Marcos está certo porque a blanqueta transfere a imagem para a chapa; João está certo porque o margeador faz o pré-acabamento.
Marcos está certo porque uma blanqueta gasta cria imperfeições na impressão; João está errado porque no margeador fica a referência do tipo de papel que está sendo impresso.
Marcos está certo porque a chapa transfere para a blanqueta a imagem; João está errado porque não é função do margeador cortar o papel.
Marcos está errado porque não existe na máquina offset tal peça; João está certo porque o margeador refila o papel em máquina.
Marcos está errado porque a blanqueta só existe em máquina tipográfica; João está errado porque o margeador alinha as folhas de papel.
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Classificam-se alguns dos principais sistemas de impressão por suas respectivas formas de impressão. Considerando as ilustrações abaixo, relacione os sistemas aos seus respectivos nomes.
W– Planográfico
X – Relevográfico
Y – Permeográfico
Z – Encavográfico
A relação correta é
I – W ; II – Z e III – Y.
I – X ; II –W e III – Z.
I – X ; II – Y e III – Z.
I – Y ; II –W e III – Y.
I – Z ; II – X e III –W.
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Analise as explicações abaixo sobre o processo offset.
I – As diferenças básicas entre as impressoras são: alimentação do papel por folhas ou bobinas; um ou vários conjuntos de cilindros; impressão simultânea em uma ou nas duas faces do papel.
II – Na impressão, não se produzem gradações tonais mediante a variação da espessura da camada de tinta depositada em diferentes pontos da imagem impressa, mas por meio do processo denominado seleção de densidade.
III – Se fosse excluído o cauchu do processo, a impressão da imagem sairia invertida.
IV – O sistema de impressão é uma evolução do princípio da litografia, pois a imagem é transferida para o papel através de um cilindro de borracha, e a pedra lisa é substituída por uma chapa de impressão metálica, flexível e fina, que envolve o cilindro de impressão.
V – offset é um sistema de impressão direta e planográfico com base na repulsão tinta-água, pois a água tem função de repelir a tinta nas zonas impressoras da chapa, sem interferir nas zonas não impressoras, nas quais a tinta deve aderir.
Estão corretas APENAS as explicações
I e II.
I, II e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
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No processo de impressão offset, várias mudanças têm sido implementadas desde o tradicional sistema até o moderno computer to plate. Atualmente, existe, também, o digital printing, que é um sistema de impressão offset que prescinde de
fotolito e chapa.
tinta especial e blanqueta.
arquivo digital e limitação de cores.
água e limitação de formato do papel.
limitação de resolução e impressão frente e verso.
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No procedimento de impressão conhecido no meio gráfico como tira e retira, o impressor vira o papel depois de
imprimir uma face para imprimir o outro lado usando a mesma chapa.
imprimir uma face para imprimir o outro lado usando outra espécie de impressão.
dobrá-lo em uma dobradeira para intercalá-lo com outra folha.
colocá-lo em uma secadeira para retirar a umidade dele.
plastificá-lo para evitar que escorregue quando empilhado em resmas.
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Em uma escala de cores Pantone, há duas referências para uma mesma tonalidade. Encontram-se, por exemplo, a referência de cor 185C e, mais adiante, a referência 185U para a mesma tonalidade. A diferença entre uma e outra
refere-se ao tipo de impressão que reproduzirá a cor, sendo 185C para offset e 185U para tipografia ou calcografia.
considera o modelo de cor americano, 185C, e o modelo de cor europeu, 185U.
representa valores de tonalidades para suportes diferentes, sendo o 185C aquele que será impresso em papel, e o 185U aquele que será impresso em outro suporte, como o plástico.
simula as escalas RGB e CMYK, sendo que o 185C diz respeito à primeira, e o 185U, à segunda.
leva em consideração o tipo de papel no qual será aplicada a cor, sendo que a referência 185U é para papel offset e a 185C para papel couché.
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