Lista completa de Questões sobre Elétrica / Eletrônica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um motor de indução trifásico, 20 HP, 4 polos, 60 Hz tem escorregamento à plena carga de 5%. A velocidade nominal de rotação desse motor, em rpm, é:
Em uma situação de emergência, quando um motor precisa ser parado após uma falha ou perda de energia, um freio dinâmico pode ser usado para minimizar o tempo de desaceleração. Consegue-se isso conectando-se uma carga resistiva aos terminais do motor, forçando este último a funcionar como gerador e produzir torque de frenagem otimizado para um determinado motor.
Considere um motor com os seguintes dados:
indutância de fase = 1,5 mH
resistência de fase = 0,152 ohm
nº de polos = 8
Nesse sentido, a resistência externa necessária por fase para produzir torque de frenagem no motor que gira com velocidade máxima de 2000 rpm, em ohm, é:
Analise o diagrama de comando abaixo.
O diagrama se refere a um:
Observe o diagrama abaixo.
Trata-se de um:
Numa transmissão de potência mecânica, a polia movida tem diâmetro 100 mm e a polia motora 200 mm. A polia motora está acoplada a um motor de 1/2 CV. Sabendo-se que o motor gira a 1750 rpm, o torque na polia movida, em N.m, vale:
Considere o seguinte equipamento utilizado em manutenção eletromecânica:
Trata-se de um:
São exemplos de materiais combustíveis correspondentes às classes de incêndio A e C, respectivamente:
Dentre as classificações dos tipos de apoio com base na resistência dos materiais, aquela que NÃO permite que os apoios se afastem na horizontal, tampouco na vertical, mas permite um giro do apoio num plano é denominada:
Em uma dada instalação, a tensão de entrada é 220 V, 60 Hz, e a potência instalada é de 70 kW. O fator de potência é 0,8 atrasado.
Dentre as alternativas abaixo, aquela cujo valor da capacitância mais se aproxima do valor necessário à correção do fator de potência para 0,92 (atrasado) é:
Analise as assertivas abaixo acerca dos motores de passo.
I As razões pelas quais o motor de passo aquece podem ser expressas da seguinte forma: i) A corrente flui através do motor de passo mesmo ele estando parado. ii) Os projetos de drives com onda de pulso (PWM) tendem a fazer o motor esquentar mais. iii) A construção do motor com material de laminação e rotores com calhas também afetam o seu aquecimento.
II A razão pela qual o motor às vezes dá saltos ao ser ligado é a seguinte: o motor possui 200 posições detentoras naturais, porém o drive é ligado em um estado definido, correspondente a uma, dentre apenas 50 posições. Portanto, a movimentação pode ser de até 3,6° em qualquer direção.
III A razão pela qual um motor pode perder o passo durante um teste sem carga se deve ao fato de ele desenvolver um torque elevado em relação à sua própria inércia.
IV A diferença entre a conexão em série e a em paralelo de um motor de passo é a seguinte: com as espiras em série, o torque a baixas velocidades é maximizado. Porém, isto também provoca maior indutância. Portanto, o desempenho a altas velocidades é menor do que no caso das espiras serem conectadas em paralelo.
V Um motor pequeno pode ser utilizado em uma carga grande se o requisito de torque for baixo, porém se a inércia da carga for superior a dez vezes à inércia do rotor, pode ocorrer um amplo efeito de oscilação (ringing) ao final do movimento.
Das assertivas acima:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...