Questões sobre Mecânica de veículos

Lista completa de Questões sobre Mecânica de veículos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O alternador automotivo é um gerador de corrente elétrica que transforma energia mecânica em elétrica e tem a função de carregar a bateria automotiva, alimentar os equipamentos elétricos instalados no veículo, além de alimentar os sistemas de ignição e injeção eletrônica. De acordo com essas informações, julgue os próximos itens.

A produção de campo magnético é uma das funções do estator, que é constituído de uma bobina enrolada no seu interior. Dependendo da capacidade para gerar energia requerida do alternador, a quantidade de fios de cobre dessa bobina deve ser maior ou menor, conforme seja requerida maior ou menor energia, respectivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O alternador automotivo é um gerador de corrente elétrica que transforma energia mecânica em elétrica e tem a função de carregar a bateria automotiva, alimentar os equipamentos elétricos instalados no veículo, além de alimentar os sistemas de ignição e injeção eletrônica. De acordo com essas informações, julgue os próximos itens.

A placa retificadora ou placa de diodos permite transformar corrente alternada produzida pelo alternador automotivo em corrente contínua.

  • C. Certo
  • E. Errado

O motor de partida ou motor de arranque é um motor elétrico de corrente contínua que tem a finalidade de girar o motor de combustão (motor principal) para que ocorram as primeiras explosões, após as quais o motor de combustão passa a funcionar por si só. Considerando essas informações, julgue os seguintes itens.

Os motores de arranque têm como componentes: um conjunto do solenoide (solenoide, automático e núcleo de ferro acionador), garfo (alavanca), conjunto do pinhão (bendix), conjunto do comutador, conjunto do estator, rotor (induzido), mancais e carcaça.

  • C. Certo
  • E. Errado

O motor de partida ou motor de arranque é um motor elétrico de corrente contínua que tem a finalidade de girar o motor de combustão (motor principal) para que ocorram as primeiras explosões, após as quais o motor de combustão passa a funcionar por si só. Considerando essas informações, julgue os seguintes itens.

O giro inicial do motor de combustão ocorre através do acoplamento do motor de arranque ao volante do motor de combustão por meio do deslocamento de um pinhão de engrenagem que se encaixa no volante e transfere o giro do motor de arranque para o motor de explosão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a lanternagem e pintura em autos, julgue o item abaixo.

Na pintura de um veículo, utiliza-se tinta poliéster ou PU (poliuretânica). Ao se utilizar tinta poliéster, não é necessária a aplicação de verniz, pois essa tinta já possui resistência e brilho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na coluna da esquerda encontram-se as descrições da função de componentes de um sistema de ignição convencional de um motor a gasolina. Na coluna da direita estão os nomes desses componentes. Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 3 – 4 – 2 – 5.

  • B.

    2 – 5 – 3 – 1 – 4.

  • C.

    3 – 4 – 1 – 2 – 5.

  • D.

    2 – 3 – 4 – 5 – 1.

  • E.

    3 – 5 – 1 – 2 – 4.

Em relação às baterias automotivas, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Baterias seladas não utilizam eletrólitos líquidos e, portanto, são secas.

( ) Baterias seladas produzem gases quando estão sendo utilizadas; no entanto, esses gases ficam retidos no interior da bateria e não saem para a atmosfera.

( ) Baterias livres de manutenção não precisam ser, obrigatoriamente, baterias seladas.

( ) A capacidade de uma bateria é dada em ampères.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – V.

  • B.

    V – V – F – F.

  • C.

    F– F – V – F.

  • D.

    F – V – V – V.

  • E.

    F – F – F – V.

Esse desenho é a representação gráfica de uma engrenagem:

  • A.

    cônica com dentes retos.

  • B.

    para engrenamento do tipo coroa-rosca sem fim.

  • C.

    hipocicloidal.

  • D.

    cilíndrica com cubo e rasgo de chaveta.

  • E.

    cônica paloidal.

O diâmetro primitivo da engrenagem representada nesse desenho é:

  • A.

    40 mm.

  • B.

    70 mm.

  • C.

    87,50 mm.

  • D.

    100 mm.

  • E.

    110 mm.

Elementos de proteção dos circuitos elétricos automotivos que só permitem a passagem da corrente elétrica até um determinado valor preestabelecido são denominados:

  • A.

    relés.

  • B.

    fusíveis.

  • C.

    diodos.

  • D.

    sensores.

  • E.

    solenoides.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...