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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do uso de baterias e fontes de alimentação, julgue os itens subsequentes.
As baterias de níquel-cádmio (Ni-Cd) apresentam o dobro da capacidade de armazenamento de energia apresentada pelas baterias de íon de lítio (Li-Ion).
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do uso de baterias e fontes de alimentação, julgue os itens subsequentes.
Para melhorar a vida útil de uma bateria de íon de lítio devese evitar que a mesma alcance sua carga mínima. Por isso, é recomendado carregá-la frequentemente.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do uso de baterias e fontes de alimentação, julgue os itens subsequentes.
As baterias de níquel-cádmio sofrem o efeito memória, devendo ser recarregadas até sua carga máxima, a fim de evitar mudanças químicas em sua estrutura.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Para gravar um personagem em efeito chroma-key, será utilizado um fundo azul. A iluminação a ser utilizada é:
iluminar o fundo azul com refletores de luz suave totalmente equilibrada; iluminar o personagem com refletores que simulem a luz do fundo a ser inserido, com independência de luz entre o fundo e a zona do personagem.
iluminar o fundo com maior intensidade luminosa na parte superior e menos intensidade luminosa na parte inferior; iluminar o personagem com filtro azul nos refletores.
iluminar o fundo com a mesma luz chave a ser usada no personagem.
iluminar apenas o personagem com luz chave, deixando o fundo escuro para melhor qualidade no recorte.
não é necessário fazer separação entre o espaço cenográfico do personagem e o fundo, pois o recorte é eletrônico.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Em um set de gravação, o ambiente é aberto e recebe 90 % da iluminação vinda da luz do dia (luz externa). A cena deverá ser iluminada com refletores cujas lâmpadas são de 3 200 ºK. Entre as opções seguintes, a correta para manter a fidelidade das cores nas imagens registradas pela câmera é:
usar o filtro de câmera em 3 200 ºK e colocar gelatina âmbar nos refletores.
fazer o balanceamento de branco sem filtros nem gelatinas.
usar o filtro de câmera em 5 600 ºK e colocar gelatina azul nos refletores.
registrar a cena com o filtro de câmera em 3 200 ºK.
registrar a cena com o filtro de câmera em 5 600 ºK sem gelatinas nos refletores.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Em um set de gravação, o ambiente tem uma janela que recebe iluminação vinda da luz do dia (luz externa) cuja luz atinge o personagem a ser gravado. A cena deverá ser iluminada com refletores cujas lâmpadas são de 3 200 ºK. Entre as opções seguintes, a correta para manter a fidelidade das cores nas imagens registradas pela câmera é:
usar o filtro de câmera em 3 200 ºK e colocar gelatina âmbar nos refletores.
fazer o balanceamento de branco sem filtros nem gelatinas.
registrar a cena com o filtro de câmera em 5 600 ºK sem gelatinas.
registrar a cena com o filtro de câmera em 3 200 ºK sem gelatinas.
usar o filtro de câmera em 3 200 ºK e colocar gelatina âmbar na janela.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
A alternativa que descreve os passos para a correta operação na câmera para balanceamento de branco, pela ordem, é:
1 - enquadrar um anteparo branco sob a iluminação da cena;
2 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utilizada na cena;
3 - fechar a íris;.
4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de branco.
1 - enquadrar um anteparo branco sob a iluminação da cena;
2 - fechar a íris;
3 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utilizada na cena;
4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de branco.
1 - enquadrar um anteparo azul sob a iluminação da cena;
2 - colocar o filtro de câmera para 3.200 ºK;
3 - ajustar a abertura da íris para a correta exposição da luz enquadrada;
4 - acionar a chave WB para a posição de balancea mento de branco.
1 - enquadrar um anteparo branco sob a iluminação da cena;
2 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utilizada na cena;
3 - ajustar a abertura da íris para a correta exposição da luz enquadrada;
4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de branco.
1 - enquadrar um anteparo azul sob a iluminação da cena;
2 - ajustar a abertura de íris para f/5,6;
3 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utiliza zada na cena;
4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de preto.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O estudo da programação da televisão brasileira identifica cinco grandes categorias que agregam determinados gêneros de programas. Uma delas é a categoria publicidade, cujos gêneros correspondentes são:
a chamada de patrocínio e o talk show.
a sitcom e o sorteio.
o telejornal e o telecompra.
o filme comercial e programa político.
o game show e o interativo.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Para eliminar a diferença da numeração do time code (TC) em relação ao tempo real de uma gravação de longa duração, devese utilizar o gerador de TC em:
rec run.
free run.
drop-frame.
drop-run.
non-drop-frame.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O sistema brasileiro de TV digital permite que as emissoras possam fazer transmissões em full HD com resolução de:
1920 x 1080i.
1440 x 1080i.
1180 x 1080i.
1080 x 1080i.
1020 x 1080i.
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