Questões sobre Operador de TV, Câmera e Cinema

Lista completa de Questões sobre Operador de TV, Câmera e Cinema para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do uso de baterias e fontes de alimentação, julgue os itens subsequentes.

As baterias de níquel-cádmio (Ni-Cd) apresentam o dobro da capacidade de armazenamento de energia apresentada pelas baterias de íon de lítio (Li-Ion).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do uso de baterias e fontes de alimentação, julgue os itens subsequentes.

Para melhorar a vida útil de uma bateria de íon de lítio devese evitar que a mesma alcance sua carga mínima. Por isso, é recomendado carregá-la frequentemente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do uso de baterias e fontes de alimentação, julgue os itens subsequentes.

As baterias de níquel-cádmio sofrem o efeito memória, devendo ser recarregadas até sua carga máxima, a fim de evitar mudanças químicas em sua estrutura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para gravar um personagem em efeito chroma-key, será utilizado um fundo azul. A iluminação a ser utilizada é:

  • A.

    iluminar o fundo azul com refletores de luz suave totalmente equilibrada; iluminar o personagem com refletores que simulem a luz do fundo a ser inserido, com independência de luz entre o fundo e a zona do personagem.

  • B.

    iluminar o fundo com maior intensidade luminosa na parte superior e menos intensidade luminosa na parte inferior; iluminar o personagem com filtro azul nos refletores.

  • C.

    iluminar o fundo com a mesma luz chave a ser usada no personagem.

  • D.

    iluminar apenas o personagem com luz chave, deixando o fundo escuro para melhor qualidade no recorte.

  • E.

    não é necessário fazer separação entre o espaço cenográfico do personagem e o fundo, pois o recorte é eletrônico.

Em um set de gravação, o ambiente é aberto e recebe 90 % da iluminação vinda da luz do dia (luz externa). A cena deverá ser iluminada com refletores cujas lâmpadas são de 3 200 ºK. Entre as opções seguintes, a correta para manter a fidelidade das cores nas imagens registradas pela câmera é:

  • A.

    usar o filtro de câmera em 3 200 ºK e colocar gelatina âmbar nos refletores.

  • B.

    fazer o balanceamento de branco sem filtros nem gelatinas.

  • C.

    usar o filtro de câmera em 5 600 ºK e colocar gelatina azul nos refletores.

  • D.

    registrar a cena com o filtro de câmera em 3 200 ºK.

  • E.

    registrar a cena com o filtro de câmera em 5 600 ºK sem gelatinas nos refletores.

Em um set de gravação, o ambiente tem uma janela que recebe iluminação vinda da luz do dia (luz externa) cuja luz atinge o personagem a ser gravado. A cena deverá ser iluminada com refletores cujas lâmpadas são de 3 200 ºK. Entre as opções seguintes, a correta para manter a fidelidade das cores nas imagens registradas pela câmera é:

  • A.

    usar o filtro de câmera em 3 200 ºK e colocar gelatina âmbar nos refletores.

  • B.

    fazer o balanceamento de branco sem filtros nem gelatinas.

  • C.

    registrar a cena com o filtro de câmera em 5 600 ºK sem gelatinas.

  • D.

    registrar a cena com o filtro de câmera em 3 200 ºK sem gelatinas.

  • E.

    usar o filtro de câmera em 3 200 ºK e colocar gelatina âmbar na janela.

A alternativa que descreve os passos para a correta operação na câmera para balanceamento de branco, pela ordem, é:

  • A.

    1 - enquadrar um anteparo branco sob a iluminação da cena;

    2 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utilizada na cena;

     3 - fechar a íris;.

    4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de branco.

  • B.

    1 - enquadrar um anteparo branco sob a iluminação da cena;

    2 - fechar a íris;

    3 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utilizada na cena;

    4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de branco.

  • C.

    1 - enquadrar um anteparo azul sob a iluminação da cena;

    2 - colocar o filtro de câmera para 3.200 ºK;

    3 - ajustar a abertura da íris para a correta exposição da luz enquadrada;

    4 - acionar a chave WB para a posição de balancea mento de branco.

  • D.

    1 - enquadrar um anteparo branco sob a iluminação da cena;

    2 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utilizada na cena;

    3 - ajustar a abertura da íris para a correta exposição da luz enquadrada;

    4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de branco.

  • E.

    1 - enquadrar um anteparo azul sob a iluminação da cena;

    2 - ajustar a abertura de íris para f/5,6;

    3 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utiliza zada na cena;

    4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de preto.

O estudo da programação da televisão brasileira identifica cinco grandes categorias que agregam determinados gêneros de programas. Uma delas é a categoria publicidade, cujos gêneros correspondentes são:

  • A.

    a chamada de patrocínio e o talk show.

  • B.

    a sitcom e o sorteio.

  • C.

    o telejornal e o telecompra.

  • D.

    o filme comercial e programa político.

  • E.

    o game show e o interativo.

Para eliminar a diferença da numeração do time code (TC) em relação ao tempo real de uma gravação de longa duração, devese utilizar o gerador de TC em:

  • A.

    rec run.

  • B.

    free run.

  • C.

    drop-frame.

  • D.

    drop-run.

  • E.

    non-drop-frame.

O sistema brasileiro de TV digital permite que as emissoras possam fazer transmissões em full HD com resolução de:

  • A.

    1920 x 1080i.

  • B.

    1440 x 1080i.

  • C.

    1180 x 1080i.

  • D.

    1080 x 1080i.

  • E.

    1020 x 1080i.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...