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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Antes de ser utilizado na mesa de corte do switcher de um telejornal, o sinal de uma transmissão ao vivo, via satélite, deverá passar por um(a):
UMJ que decodifique o mesmo sinal de SINC decodificado pela mesa de corte.
frame sinchronizer que receba o mesmo sinal de SINC recebido pela mesa de corte.
VT que grave o mesmo sinal de SINC gravado pelo satélite ou pela fibra ótica.
waveform que decupe o mesmo sinal de SINC fracionado pelo satélite ou pela fibra ótica.
decoder que digitalize o mesmo sinal de SINC enviado pelos equipamentos do estúdio.
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O sistema de compressão do formato HDV é o:
MPEG4, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 25Mbps como bit rate de gravação.
MPEG4, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 100Mbps como bit rate de gravação.
MPEG4, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 125Mbps como bit rate de gravação.
MPEG2, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 25Mbps como bit rate de gravação.
MPEG2, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 100Mbps como bit rate de gravação.
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A transmissão de televisão básica convencional para o modo entrelaçado tem uma freqüência de:
30 quadros e 60 campos por segundo.
60 quadros e 30 campos por segundo.
300 quadros e 60 campos por segundo.
60 quadros e 300 campos por segundo.
30 quadros e 600 campos por segundo.
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Ao utilizar duas câmeras na gravação de uma entrevista, o jargão definido pela expressão quebrar ou inverter o eixo significa ultrapassar a linha imaginária que passa sobre o entrevistado e o entrevistador por um ângulo de:
45º.
60º.
90º.
180º.
270º.
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Durante as etapas de pré-produção e gravação de um talk show com auditório, o ensaio das câmeras e o ritmo do programa são funções do diretor:
de UPJ.
de imagens.
de jornalismo.
executivo.
artístico.
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Ao revisar a gravação de uma sonora, o monitor acusa que a imagem está estourada, acima de 100 IRE. Para atestar que essa imagem estourada no monitor corresponde ao que está gravado, o instrumento a ser utilizado é o:
visor.
vectorscope.
waveform.
TBC.
ociloscópio.
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O dispositivo da câmera que transforma a luz em pulsos eletrônicos e possibilita a gravação no VT é:
a lente.
o filtro.
o prisma.
o CCD.
a íris.
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O vídeo composto é aquele que contém os sinais de luminância, chroma e sincronismo. Nele, a cor branca é obtida pela combinação de RGB na seguinte proporção:
30% R + 11% G + 59% B.
59% R + 11% G + 30% B.
11% R + 30% G + 59% B.
59% R + 30% G + 11% B.
30% R + 59% G + 11% B.
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Desde o início do século passado, a transmissão de imagens a distância incorporou tecnologias que vão da codificação de ondas de rádio à compressão de sinais de áudio e vídeo. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Os aparelhos de TV mecânicos transmitiam imagens de 48 linhas, e o cinescópio eletrônico elevou esse número para 60 linhas.
II. O sistema DSS opera em uma freqüência mais alta que a FM, e seus sinais são convertidos em dados digitais.
III. Comparada ao formato PAL-M, a HDTV tem pixels menores, mais unidos e quadrados.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas a afirmativa III estiver correta.
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O modo de edição que renova todos os sinais de áudio, vídeo, base, trilhas de controle e time code de uma fita é:
Inlay edit.
Insert edit.
Assemble edit.
Defrag edit.
Delay edit.
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