Questões sobre Operador de TV, Câmera e Cinema

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Antes de ser utilizado na mesa de corte do switcher de um telejornal, o sinal de uma transmissão ao vivo, via satélite, deverá passar por um(a):

  • A.

    UMJ que decodifique o mesmo sinal de SINC decodificado pela mesa de corte.

  • B.

    frame sinchronizer que receba o mesmo sinal de SINC recebido pela mesa de corte.

  • C.

    VT que grave o mesmo sinal de SINC gravado pelo satélite ou pela fibra ótica.

  • D.

    waveform que decupe o mesmo sinal de SINC fracionado pelo satélite ou pela fibra ótica.

  • E.

    decoder que digitalize o mesmo sinal de SINC enviado pelos equipamentos do estúdio.

O sistema de compressão do formato HDV é o:

  • A.

    MPEG4, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 25Mbps como bit rate de gravação.

  • B.

    MPEG4, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 100Mbps como bit rate de gravação.

  • C.

    MPEG4, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 125Mbps como bit rate de gravação.

  • D.

    MPEG2, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 25Mbps como bit rate de gravação.

  • E.

    MPEG2, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 100Mbps como bit rate de gravação.

A transmissão de televisão básica convencional para o modo entrelaçado tem uma freqüência de:

  • A.

    30 quadros e 60 campos por segundo.

  • B.

    60 quadros e 30 campos por segundo.

  • C.

    300 quadros e 60 campos por segundo.

  • D.

    60 quadros e 300 campos por segundo.

  • E.

    30 quadros e 600 campos por segundo.

Ao utilizar duas câmeras na gravação de uma entrevista, o jargão definido pela expressão “quebrar ou inverter o eixo” significa ultrapassar a linha imaginária que passa sobre o entrevistado e o entrevistador por um ângulo de:

  • A.

    45º.

  • B.

    60º.

  • C.

    90º.

  • D.

    180º.

  • E.

    270º.

Durante as etapas de pré-produção e gravação de um talk show com auditório, o ensaio das câmeras e o ritmo do programa são funções do diretor:

  • A.

    de UPJ.

  • B.

    de imagens.

  • C.

    de jornalismo.

  • D.

    executivo.

  • E.

    artístico.

Ao revisar a gravação de uma sonora, o monitor acusa que a imagem está “estourada”, acima de 100 IRE. Para atestar que essa imagem “estourada” no monitor corresponde ao que está gravado, o instrumento a ser utilizado é o:

  • A.

    visor.

  • B.

    vectorscope.

  • C.

    waveform.

  • D.

    TBC.

  • E.

    ociloscópio.

O dispositivo da câmera que transforma a luz em pulsos eletrônicos e possibilita a gravação no VT é:

  • A.

    a lente.

  • B.

    o filtro.

  • C.

    o prisma.

  • D.

    o CCD.

  • E.

    a íris.

O vídeo composto é aquele que contém os sinais de luminância, chroma e sincronismo. Nele, a cor branca é obtida pela combinação de RGB na seguinte proporção:

  • A.

    30% R + 11% G + 59% B.

  • B.

    59% R + 11% G + 30% B.

  • C.

    11% R + 30% G + 59% B.

  • D.

    59% R + 30% G + 11% B.

  • E.

    30% R + 59% G + 11% B.

Desde o início do século passado, a transmissão de imagens a distância incorporou tecnologias que vão da codificação de ondas de rádio à compressão de sinais de áudio e vídeo. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Os aparelhos de TV mecânicos transmitiam imagens de 48 linhas, e o cinescópio eletrônico elevou esse número para 60 linhas.

II. O sistema DSS opera em uma freqüência mais alta que a FM, e seus sinais são convertidos em dados digitais.

III. Comparada ao formato PAL-M, a HDTV tem pixels menores, mais unidos e quadrados.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • B.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

  • C.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se apenas a afirmativa III estiver correta.

O modo de edição que renova todos os sinais de áudio, vídeo, base, trilhas de controle e time code de uma fita é:

  • A.

    Inlay edit.

  • B.

    Insert edit.

  • C.

    Assemble edit.

  • D.

    Defrag edit.

  • E.

    Delay edit.

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