Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Em uma obra, o cimento que está sendo utilizado é o do tipo Portland CPI – 25.

O valor 25 corresponde ao limite

  • A. inferior de resistência à compressão aos 3 dias de idade, em MPa
  • B. inferior de resistência à compressão aos 7 dias de idade, em MPa
  • C. inferior de resistência à compressão aos 28 dias de idade, em MPa
  • D. superior de resistência à compressão aos 7 dias de idade, em MPa
  • E. superior de resistência à compressão aos 28 dias de idade, em MPa

  • A.

    medalhas possuem valor intrínseco, e as moedas, não.

  • B.

    medalhas possuem valor fiduciário, e as moedas, não.

  • C.

    medalhas possuem valor artístico, e as moedas, não.

  • D.

    moedas possuem valor intrínseco, e as medalhas, não.

  • E.

    moedas possuem valor fiduciário, e as medalhas, não.

No ensaio de resistência à compressão do cimento Portland, o molde para o corpo de prova é cilíndrico, apresentando diâmetro e altura, respectivamente, em cm, de

  • A. 5 e 10
  • B. 10 e 20
  • C. 10 e 30
  • D. 15 e 20
  • E. 15 e 30

Durante séculos, o meio circulante mundial foi predominantemente composto por moedas que valiam pelo peso de seu material. Progressivamente, o ouro e os demais metais preciosos perderam espaço como matéria-prima de fabricação do numerário. Em substituição ao ouro e outros metais preciosos, as emissões de numerário foram baseadas na conversibilidade da moeda de valor extrínseco ao ouro, o denominado padrão-ouro. Esse padrão estabelecia que qualquer cidadão poderia trocar seu dinheiro por determinada quantidade de ouro nas agências dos bancos responsáveis pela emissão do numerário. O final do padrão-ouro foi determinado em

  • A.

    1919, por ações dos países da Tríplice Entente que possibilitava que a Alemanha realizasse as reparações financeiras nos artigos 231-247 do Tratado de Versalhes.

  • B.

    1929, por ocasião do Crash da Bolsa de Nova Iorque, que provocou a Grande Depressão e inviabilizou o uso de metais nobres no numerário em quase todos os países.

  • C.

    1946, no encontro de Breton Woods, quando 44 nações aliadas se reuniram um mês antes do dia D, em New Hampshire, para assinar um acordo econômico que estabelecia o tipo de ordem econômica e monetária que o mundo deveria ter após o final da Segunda Grande Guerra.

  • D.

    1971, quando, provocado por decisões do então presidente Richard Nixon, o dólar estadunidense foi convertido em mero dinheiro de reconhecimento.

  • E.

    2001, na chamada “bolha da internet”, quando a queda das ações da NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) provocou uma grande recessão mundial.

Nos ensaios de controle de aceitação do concreto, os ensaios de consistência podem ser feitos pelo abatimento do tronco de cone ou pela(o)

  • A. velocidade de propagação de onda ultrassônica
  • B. análise da fluência
  • C. método gravimétrico
  • D. método do esclerômetro de reflexão
  • E. espalhamento na mesa de Graff

As moedas surgiram no século VII a.C. na Lídia. As primeiras foram produzidas em electrum – uma liga natural de ouro e prata. O processo de fabricação pouco variou ao longo de todos esses séculos. No início, os moedeiros abriam os cunhos e produziam as moedas, colocando os discos de metais entre eles e batendo com um martelo, o que promovia a conformação das imagens nas duas faces. O processo de produção de moedas foi mecanizado há muito tempo e, há mais de um século, ganhou outra ferramenta que evita a expansão do disco metálico quando a pressão é exercida sobre ele, possibilitando assim a feitura de marcas na orla da moeda. Qual o nome dessa ferramenta?

  • A.

    Cunho

  • B.

    Laminadora

  • C.

    Pantógrafo

  • D.

    Punção

  • E.

    Virola

O caimento i1, no trecho AB1, é

  • A. 0,67%
  • B. 1,50%
  • C. 1,67%
  • D. 6,70%
  • E. 15,00%

Os projetos de moedas e de medalhas representam, bidimensionalmente, ideias que serão convertidas em peças tridimensionais. Por essa razão, a representação dos relevos deve ser cuidadosa, de forma que o trabalho final possa ser visualizado antecipadamente.

Entre os elementos básicos da linguagem visual, o mais importante para que esse tipo de layout seja bem realizado é o tom, pois é ele que

  • A.

    descreve tensões e ritmos compositivos nos dados visuais quando, na verdade, o que está sendo visto é fixo.

  • B.

    estabelece o efeito de manipulação ilusória do espaço, relacionando o tamanho dos objetos representados na composição, o que pode determinar o significado que eles terão no trabalho.

  • C.

    expressa da melhor maneira as emoções e, através de matizes e saturações, permite uma visualização mais perfeita de formas e de planos.

  • D.

    permite distinguir oticamente a complexidade da informação visual, e é um dos melhores instrumentos de que o artista dispõe para indicar e expressar a dimensão.

  • E.

    representa visualmente aspectos táteis e indica, de forma convincente, características como a rugosidade ou a lisura das superfícies projetadas.

A profundidade do ralo, em metros, é de

  • A. 1,40
  • B. 1,70
  • C. 2,10
  • D. 2,20
  • E. 2,50

  • A.

    da escala hierática dos elementos da composição que, pela ordem crescente ou decrescente, indicarão a sua importância na imagem.

  • B.

    da prática medieval de indicar a luz e a sombra por meio de hachuras.

  • C.

    das linhas em diagonal que sempre provocam um efeito simultâneo e que abrangem espaço e tempo, determinando o peso visual.

  • D.

    das qualidades espaciais formuladas na composição por planos relacionados em diagonal por superposições, por profundidade e pelo cheio/vazio.

  • E.

    dos cruzamentos de linhas verticais e horizontais em uma composição, provocando a percepção da perspectiva euclidiana.

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