Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O contrato de fretamento por tempo (TCP) é o contrato pelo qual o fretador se obriga a pôr à disposição do afretador um determinado navio

  • A. sem comandante, sem tripulação e sem a transferência de sua posse
  • B. sem comandante, com tripulação e com a transferência de sua posse
  • C. com comandante, sem tripulação e com a transferência de sua posse
  • D. com comandante, sem tripulação e com a transferência de sua posse
  • E. com comandante, sem tripulação e com a transferência de sua posse

Um dos contratos-tipo mais utilizados para carga seca, na modalidade de contrato de fretamento por viagem (VCP), é o

  • A. BALTIME
  • B. BARECON
  • C. GENCON
  • D. INTERTANKO
  • E. NYPE

O subfretamento de um navio caracteriza-se pela existência, de fato e de direito, de dois contratos de fretamento distintos: um primeiro, decorrente da relação originária entre o armador-fretador e o afretador original; e um segundo, de subafretamento entre o afretador original e o terceiro subafretador.

Considerando a hipótese de o contrato principal ser na modalidade TCP, o afretador original poderá subfretar o navio por

  • A. BCP, somente
  • B. VCP, somente
  • C. BCP e TCP, somente
  • D. TCP e VCP, somente
  • E. BCP, TCP e VCP

Num contrato de fretamento de navio a casco nu (BCP), o fretador assume somente as responsabilidades decorrentes dos custos de capital incidentes sobre o navio.

Esses custos compreendem

  • A. o custo de oportunidade do montante investido no navio
  • B. os encargos sociais relativos à tripulação do navio
  • C. os custos para operações de manobra do navio nos portos
  • D. as despesas de contratação de seguro de transporte da carga
  • E. as taxas portuárias para a movimentação terrestre de carga

Num fretamento por viagem, a indenização paga pelo afretador ao armador-fretador, quando o navio excede o tempo de estadia por fato não imputável ao armador-fretador, é denominada

  • A. demurrage
  • B. despatch money
  • C. laydays
  • D. laytime
  • E. hire

Independentemente da modalidade de contrato de fretamento, o fretador tem por obrigação disponibilizar o navio, em data e local convencionados, em condições de navegabilidade.

Essas condições compreendem a navegabilidade

  • A. técnica (seaworthiness), apenas
  • B. funcional (cargoworthiness), apenas
  • C. operativa e técnica (seaworthiness), apenas
  • D. operativa e funcional (cargoworthiness), apenas
  • E. operativa, técnica (seaworthiness) e funcional (cargoworthiness)

Um contrato de fretamento a tonelagem ou a volume (COA) tem como elemento fundamental a utilização do navio na navegação tramp, cuja operacionalização decorre de uma carta partida.

Nesse contexto, o COA se enquadra como uma modalidade especial do(s) contrato(s)

  • A. TCP
  • B. VCP
  • C. BCP e TCP
  • D. BCP e VCP
  • E. TCP e VCP

Um técnico instalou um medidor de nível do tipo flutuador-haste em um tanque de armazenamento de água. Ao testar o medidor, o técnico encheu o tanque de forma a gerar o máximo deslocamento do flutuador, o que corresponde a um ângulo de giro da haste igual a 60°. Se a haste do medidor mede 60 cm, o deslocamento efetivo do flutuador nesse teste, em cm, foi

  • A. 0,3
  • B. 0,6
  • C.
  • D.
  • E.

Um contrato de fretamento a tonelagem ou a volume (COA) tem o seu início propriamente dito a partir do instante em que o armador dá a Notícia de Prontidão (NOR) ao afretador.

Isso ocorre no momento

  • A. da atracação do navio ao cais.
  • B. da chegada do navio à barra.
  • C. da chegada do navio ao local de fundeio.
  • D. em que os porões do navio estão prontos para receber a carga.
  • E. em que o navio se encontra carregado e pronto para suspender.

A utilização de dispositivos do tipo capacitivo para medição de nível é recomendada quando se trabalha com

  • A. líquidos condutivos viscosos que podem aderir à superfície da sonda capacitiva.
  • B. líquidos onde existem bolhas de ar ou espuma em sua superfície.
  • C. dois líquidos condutores e é preciso medir o nível da interface entre os mesmos.
  • D. produtos condutores pastosos.
  • E. produtos corrosivos.
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