Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Almoxarifado e Estoque - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
A organização e o gerenciamento de um almoxarifado são feitos por meio de procedimentos que têm como objetivo garantir o adequado armazenamento dos materiais. Assim, um dos parâmetros de controle para essas atividades é a(o):
quantidade de itens requisitados e liberados.
quantidade de coletas de preços realizadas.
taxa de ociosidade.
controle do fornecedor.
índice de capabilidade.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Almoxarifado e Estoque - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
A chegada de materiais no almoxarifado, para efeito de descarga e conferência dos volumes, é feita através do seguinte documento:
Título contábil.
Duplicata.
Nota promissória.
Nota fiscal.
Ordem de pagamento.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Segundo Bennett (1986), pode-se dividir a história da música ocidental em seis grandes períodos, cada qual identificado pelo seu estilo peculiar. Na opinião desse autor citado, dois desses períodos são:
Música Medieval e Música Renascentista.
Música Impressionista e Música Neo-Clássica.
Música Expressionista e Música do século XX.
Música Antiga e Música Barroca.
Romantismo do século XIX e Música Moderna.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Qual a música ocidental mais antiga que se conhece, de cunho religioso, essencialmente monódica, cujo ritmo ou ausência de ritmo se baseia apenas na acentuação e nas divisões do fraseado?
Oratório.
Motetos.
Cantochão.
Cantata.
Conductus.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
No século XIX, em Minas Gerais, a influência da música européia esteve presente nos mestres de capela, permitindo, assim, o surgimento de criações de alta qualidade: missas, cantatas e peças de câmara. Segundo Garcez e Oliveira (2003), a tradição dos mestres de capela deu origem a uma música de raiz popular, verdadeiramente brasileira, denominada:
samba.
modinha.
valsa.
ciranda.
polca.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Bennett (1986), em seu livro "Uma Breve História da Música", afirma que, ao escrever uma peça de música, o compositor está combinando simultaneamente diversos elementos musicais importantes que são chamados de componentes básicos da música. Dentre estes elementos destacam-se:
estilo, andamento, contraponto, timbre, seqüência, forma.
estilo, criação, harmonia, dissonância, timbre, forma.
compasso, melodia, conteúdo, timbre, contraponto, forma.
melodia, harmonia, ritmo, timbre, forma, tessitura.
forma, conteúdo, tessitura, expressão, harmonia, timbre.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
No final do século XIX e início do século XX, a música popular brasileira apropria-se da herança africana, chegando aos salões com Chiquinha Gonzaga, primeira compositora de música popular do país, que quebrou normas e preconceitos, tornando-se uma artista de vanguarda. A partir do lundu, do maxixe, da modinha e das marchinhas de carnaval, nasce uma criação tipicamente brasileira. Que criação é essa?
Frevo.
Maracatu
Samba.
Forró.
Quadrilha.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
No livro "Explicando a arte Brasileira"(2003), Garcez e Oliveira narram: "A música moderna brasileira iniciou-se com a obra de um jovem que viajou o Brasil para conhecer e pesquisar seus diversos ritmos. Ele incorporou em suas obras elementos do folclore, das melodias indígenas, das músicas populares, da sonoridade dos pássaros e da realidade brasileira, produzindo obras de inúmeros gêneros e idealizando um projeto de ensino de música para crianças nas escolas." Qual o nome deste músico e como é classificada a sua obra?
João Carlos Martins / Popular.
Alfredo Viana Filho / Romântica.
Guerra Peixe / Expressionista.
Camargo Guarnieri / Sertaneja.
Heitor Villa-Lobos / Nacionalista.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Brado, Retumbante, Fúlgido, Penhor, Idolatrada são palavras inseridas no Hino Nacional Brasileiro, cuja letra é de Osório Duque Estrada. Existe uma série de informações sobre o Hino, que você, como professor, deve transmitir aos seus alunos em sala de aula, como, por exemplo, seu autor, que foi:
Francisco Manuel da Silva.
Alfredo Viana Filho.
José Maurício Nunes Garcia.
Antônio Carlos Gomes.
José Maurício da Silva.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
A história do Brasil comprova uma imensa diversidade de ritmos graças ao enriquecimento cultural deixado pelos índios, portugueses, africanos e outros. Mas há sempre uma tendência, principalmente no exterior, de rotular o Brasil apenas como o "país do samba". Ciente desse fato, o que deve fazer o professor?
Apresentar o maior número possível de expressões artísticas brasileiras, para aumentar o conhecimento do seu aluno.
Privilegiar as músicas da região onde vivem os alunos.
Levar os alunos a compor suas próprias músicas.
Pesquisar a origem das músicas brasileiras atuais.
Mostrar algumas músicas estrangeiras e compará-las com as nacionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...