Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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O vídeo composto é aquele que contém os sinais de luminância, chroma e sincronismo. Nele, a cor branca é obtida pela combinação de RGB na seguinte proporção:

  • A.

    30% R + 11% G + 59% B.

  • B.

    59% R + 11% G + 30% B.

  • C.

    11% R + 30% G + 59% B.

  • D.

    59% R + 30% G + 11% B.

  • E.

    30% R + 59% G + 11% B.

Desde o início do século passado, a transmissão de imagens a distância incorporou tecnologias que vão da codificação de ondas de rádio à compressão de sinais de áudio e vídeo. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Os aparelhos de TV mecânicos transmitiam imagens de 48 linhas, e o cinescópio eletrônico elevou esse número para 60 linhas.

II. O sistema DSS opera em uma freqüência mais alta que a FM, e seus sinais são convertidos em dados digitais.

III. Comparada ao formato PAL-M, a HDTV tem pixels menores, mais unidos e quadrados.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • B.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

  • C.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se apenas a afirmativa III estiver correta.

O modo de edição que renova todos os sinais de áudio, vídeo, base, trilhas de controle e time code de uma fita é:

  • A.

    Inlay edit.

  • B.

    Insert edit.

  • C.

    Assemble edit.

  • D.

    Defrag edit.

  • E.

    Delay edit.

O equipamento utilizado para recuperar os sinais componentes de uma fonte de sinal composto é o:

  • A.

    recorder.

  • B.

    encoder.

  • C.

    transcoder.

  • D.

    receiver.

  • E.

    decoder.

Uma equipe de externa entra em contato com a Supervisão de Operações informando que não consegue gravar áudio e vídeo em uma câmera DSR390, cujo display mostra a informação “RF”. Isso significa que:

  • A.

    a fita está enrolada ou presa no drumm da câmera.

  • B.

    houve condensação na cabeça da câmera.

  • C.

    a cabeça da câmera está suja ou obstruída.

  • D.

    há interferência de sinais de rádio-freqüência na câmera.

  • E.

    o AC da câmera está em curto.

Durante uma gravação, o diretor do programa pede que apenas o áudio do personagem principal seja captado, excluindo ruídos indesejáveis e evitando que o microfone faça parte da composição da cena. Para isso, torna-se necessário utilizar o microfone:

  • A.

    multidirecional.

  • B.

    omnidirecional.

  • C.

    bidirecional.

  • D.

    cardiodirecional.

  • E.

    unidirecional.

Nas alternativas a seguir estão sinais que formam o vídeo componente, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    G – Y

  • B.

    R – Y

  • C.

    B – Y

  • D.

    luminância

  • E.

    crominância

Uma lente adaptadora .7x wide angle da Century foi adicionada a uma DSR D35 com lente Canon J15 x 9,5B4 SX12. Nesse caso, o foco deverá ser feito:

  • A.

    no anel de foco com o zoom em wide.

  • B.

    no anel de macro com o zoom em wide.

  • C.

    no anel auto focus com o zoom em tele.

  • D.

    no anel de foco e com o duplicador acionado.

  • E.

    apenas com o duplicador acionado.

Em uma manhã nublada, a equipe de externa tem de gravar um stand up na Esplanada dos Ministérios. O cinegrafista bate o branco e, em seguida, decide utilizar uma iluminação com lâmpada de 3200K para clarear o rosto do repórter. Dessa forma, ele precisará:

  • A.

    usar um difusor no refletor para que a luz se concentre no rosto do repórter.

  • B.

    evitar acessórios no refletor, uma vez que a câmera fará a compensação.

  • C.

    evitar o uso de gelatinas, uma vez que elas só devem ser usadas em estúdio.

  • D.

    corrigir a luz do refletor com uma gelatina âmbar.

  • E.

    corrigir a luz do refletor com uma gelatina day light.

Para agilizar a execução de replays durante transmissões ao vivo, é indispensável usar um:

  • A.

    Chyron Liric ou um Title Deko.

  • B.

    EVS ou um VT.

  • C.

    DPM ou um DVE.

  • D.

    Final Cut e um iMovie.

  • E.

    Avid e um Premiere Pro.

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