Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O vídeo composto é aquele que contém os sinais de luminância, chroma e sincronismo. Nele, a cor branca é obtida pela combinação de RGB na seguinte proporção:
30% R + 11% G + 59% B.
59% R + 11% G + 30% B.
11% R + 30% G + 59% B.
59% R + 30% G + 11% B.
30% R + 59% G + 11% B.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Desde o início do século passado, a transmissão de imagens a distância incorporou tecnologias que vão da codificação de ondas de rádio à compressão de sinais de áudio e vídeo. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Os aparelhos de TV mecânicos transmitiam imagens de 48 linhas, e o cinescópio eletrônico elevou esse número para 60 linhas.
II. O sistema DSS opera em uma freqüência mais alta que a FM, e seus sinais são convertidos em dados digitais.
III. Comparada ao formato PAL-M, a HDTV tem pixels menores, mais unidos e quadrados.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas a afirmativa III estiver correta.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O modo de edição que renova todos os sinais de áudio, vídeo, base, trilhas de controle e time code de uma fita é:
Inlay edit.
Insert edit.
Assemble edit.
Defrag edit.
Delay edit.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O equipamento utilizado para recuperar os sinais componentes de uma fonte de sinal composto é o:
recorder.
encoder.
transcoder.
receiver.
decoder.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Uma equipe de externa entra em contato com a Supervisão de Operações informando que não consegue gravar áudio e vídeo em uma câmera DSR390, cujo display mostra a informação RF. Isso significa que:
a fita está enrolada ou presa no drumm da câmera.
houve condensação na cabeça da câmera.
a cabeça da câmera está suja ou obstruída.
há interferência de sinais de rádio-freqüência na câmera.
o AC da câmera está em curto.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Durante uma gravação, o diretor do programa pede que apenas o áudio do personagem principal seja captado, excluindo ruídos indesejáveis e evitando que o microfone faça parte da composição da cena. Para isso, torna-se necessário utilizar o microfone:
multidirecional.
omnidirecional.
bidirecional.
cardiodirecional.
unidirecional.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Nas alternativas a seguir estão sinais que formam o vídeo componente, à exceção de uma. Assinale-a.
G Y
R Y
B Y
luminância
crominância
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Uma lente adaptadora .7x wide angle da Century foi adicionada a uma DSR D35 com lente Canon J15 x 9,5B4 SX12. Nesse caso, o foco deverá ser feito:
no anel de foco com o zoom em wide.
no anel de macro com o zoom em wide.
no anel auto focus com o zoom em tele.
no anel de foco e com o duplicador acionado.
apenas com o duplicador acionado.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Em uma manhã nublada, a equipe de externa tem de gravar um stand up na Esplanada dos Ministérios. O cinegrafista bate o branco e, em seguida, decide utilizar uma iluminação com lâmpada de 3200K para clarear o rosto do repórter. Dessa forma, ele precisará:
usar um difusor no refletor para que a luz se concentre no rosto do repórter.
evitar acessórios no refletor, uma vez que a câmera fará a compensação.
evitar o uso de gelatinas, uma vez que elas só devem ser usadas em estúdio.
corrigir a luz do refletor com uma gelatina âmbar.
corrigir a luz do refletor com uma gelatina day light.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Para agilizar a execução de replays durante transmissões ao vivo, é indispensável usar um:
Chyron Liric ou um Title Deko.
EVS ou um VT.
DPM ou um DVE.
Final Cut e um iMovie.
Avid e um Premiere Pro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...