Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Saviani, ao discutir o processo de formação humana, aponta que: Se a existência humana não é garantida pela natureza, não é uma dádiva natural, mas tem que ser produzida pelos próprios homens, sendo, pois, um produto do trabalho, isso significa que o homem não nasce homem. Ele forma-se homem. Ele não nasce sabendo produzir-se como homem. Ele necessita aprender a ser homem, precisa aprender a produzir sua própria existência. Portanto, a produção do homem é, ao mesmo tempo, a formação do homem, isto é, um processo educativo. A partir dessa concepção, é correto afirmar que:

  • A. a essência humana é deformada pelo trabalho, criando homens menos humanos;
  • B. para trabalhar, é fundamental que os homens passem por um processo educativo realizado principalmente na escola;
  • C. o trabalho educativo realizado pelos profissionais da educação é a base da concepção do trabalho como princípio educativo;
  • D. no ponto de partida, a relação entre trabalho e educação é uma relação de identidade;
  • E. homem e natureza relacionam-se no processo de trabalho, de forma instintiva, propiciando a subsistência humana.

Esteban condena a prática de uma avaliação classificativa, isto é, uma avaliação que tenha como proposta distinguir o aluno certo do errado, o bom do mau, o que aprendeu do que não aprendeu. Para ela, essa forma de avaliar carece de um sentido, na medida em que apenas exclui determinados alunos ao favorecer outros. A autora contrapõe esta concepção à avaliação investigativa, que não possui essa perspectiva classificatória. Um exemplo de avaliação investigativa pode ser a seguinte situação:

  • A. o professor realiza provas e exercícios semestralmente, a cada um destes é atribuída uma nota e ao final do ano é feita uma média. Cada aluno deve atingir um valor mínimo para ser aprovado;
  • B. ao longo de todo o processo de ensino, o professor avalia cada atividade realizada pelos alunos, sempre lhes atribuindo um conceito (suficiente/insuficiente). Aos alunos que receberem um insuficiente, serão dispostas atividades extras de recuperação já previamente elaboradas, para distinguir aqueles que tem condições para progressão e os que não tem;
  • C. ao término das aulas previstas pelo curso, o aluno é submetido a uma longa bateria de provas. Ao término desse processo, o aluno ganha, juntamente com seu diploma, um relatório discriminando as atividades em que se destacou, assim como das atividades em que ficou aquém das expectativas do curso;
  • D. ao fim de cada trimestre, o professor e sua turma realizam uma autoavaliação, em que definem um conceito (do A ao F) para o grupo. Ao término do curso, os certificados dos alunos estarão marcados com o conceito final da turma, sendo que os que obtiverem mais do que 50% de conceitos “F” repetirão o ano;
  • E. ao longo de cada módulo do curso, o professor, através de algumas atividades eleitas, evidencia as insuficiências de aprendizagem da turma e, a partir de uma reelaboração de seu planejamento, busca retrabalhá-las.

TEXTO BASE para responder as questões 53, 54 e 55

Um longo processo histórico de transformações – sociais, culturais, econômicas, educacionais e, em particular, a intensa ocupação dos espaços urbanos –, que ocorriam pelo menos desde a década de 1930, nas sociedades ocidentais em geral, e no Brasil em particular, foi se consolidando, no final da década de 1970 e início da seguinte, construindo mudanças significativas também para dentro do mundo circense. Entre os vários efeitos das transformações citadas, é correto apontar:

  • A. a drástica redução dos circos tradicionais, fazendo com que os artistas circenses – homens e mulheres – se tornassem trabalhadores em diversas ocupações, nas cidades, que não tinham relação com os seus fazeres artísticos;
  • B. várias famílias artistas pararam em grandes cidades, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, para que seus filhos estudassem nas “escolas oficiais”, mas os artistas adultos continuaram a se apresentar em circos que passavam pela cidade, em shows musicais, em programas de rádio e de televisão, representando em peças, gravando discos, entre outros;
  • C. a partir da década de 1950, o surgimento da televisão passou a impedir que os circos itinerantes de lona continuassem a existir, não só nas capitais, mas também nas pequenas cidades do interior do Brasil, sendo o circo substituído exclusivamente pelos programas televisivos;
  • D. o circo-teatro tornou-se responsável pelas mudanças significativas do mundo circense, pois muitos artistas deixaram de fazer circo, ou seja, desistiram de ser acrobatas, para se tornarem atores;
  • E. o espetáculo circense foi descaracterizado pelas mudanças, já que passou a ser produzido com cantores do rádio, artistas da televisão, “aventureiros”, incluindo apresentações de teatro, de dança e de música, misturadas aos números de técnicas circenses, passando a não mais representar o verdadeiro e puro espetáculo das artes do circo.

TEXTO BASE para responder as questões 53, 54 e 55

Um longo processo histórico de transformações – sociais, culturais, econômicas, educacionais e, em particular, a intensa ocupação dos espaços urbanos –, que ocorriam pelo menos desde a década de 1930, nas sociedades ocidentais em geral, e no Brasil em particular, foi se consolidando, no final da década de 1970 e início da seguinte, construindo mudanças significativas também para dentro do mundo circense. Sobre as mudanças significativas no modo de organização do trabalho circense a partir desse período, analise as afirmativas a seguir:

I. As relações trabalhistas entre os artistas e os donos de circo, em todo e qualquer circo itinerante de lona no Brasil, não mais se dariam por contrato de trabalho registrado, oficial do Ministério do Trabalho, no qual a família toda era incluída, somente o artista e seu número passaram a ser contratados.

II. Os circos itinerantes de lona, em todas as cidades brasileiras, passaram a seguir a mesma forma de contratação, o que contribuiu para aumentar o número de circos itinerantes no Brasil.

III. Houve diminuição significativa de quantidade de circos itinerantes de lona em todo o Brasil, restando os de pequeno porte nas pequenas cidades e os grandes, nas capitais. Apesar de as formas de contratação terem sido alteradas significativamente, ainda hoje perduram distintas formas de relações de trabalho entre os artistas e os proprietários circenses.

Assinale se:

  • A. somente I está correta;
  • B. somente II está correta;
  • C. somente III está correta;
  • D. I, II e III estão corretas;
  • E. nenhuma afirmativa está correta.

TEXTO BASE para responder as questões 53, 54 e 55

Um longo processo histórico de transformações – sociais, culturais, econômicas, educacionais e, em particular, a intensa ocupação dos espaços urbanos –, que ocorriam pelo menos desde a década de 1930, nas sociedades ocidentais em geral, e no Brasil em particular, foi se consolidando, no final da década de 1970 e início da seguinte, construindo mudanças significativas também para dentro do mundo circense. Quanto às mudanças significativas no processo de formação/aprendizagem e as primeiras escolas de circo, é correto afirmar que:

  • A. a primeira escola de circo fora da lona foi constituída na década de 1920, na antiga União Soviética pós-revolução. Na cidade de São Paulo, em 1978, deu-se a primeira experiência brasileira de escola de circo, com a Academia Piolin de Artes Circenses – APAC;
  • B. os fundadores das primeiras escolas de circo no Brasil, no final da década de 1970, eram oriundos dos cursos universitários de Teatro, Dança e da Educação Física, aliados a professores estrangeiros de clown, e de acrobacias em geral, em particular da França, da Bélgica e antiga União Soviética, países que já tinham larga experiência com escolas de circo;
  • C. as primeiras escolas de circo, no Brasil, no final da década de 1970, tinham o objetivo de formar filhos de gente de circo nas “artes e nas letras”, com forte referência do processo de formação e titulação adotados em escolas estrangeiras. Assim, a maioria dos primeiros alunos daquelas escolas era composta por filhos de circenses oriundos dos circos itinerantes de lona ou tradicionais;
  • D. os profissionais formados nas primeiras escolas de circo, no Brasil, foram trabalhar na maioria dos circos itinerantes de lona ou tradicionais, existentes no país, e assim os picadeiros desses circos se tornaram espaço de experimentação e trabalho dos alunos das escolas;
  • E. os circenses tradicionais tiveram uma visão geral positiva da necessidade de se criarem escolas de circo, para democratizar os saberes circenses e ampliar o número de pessoas fazedoras dessa arte, não opondo resistência à constituição de escolas de circo fora da lona.

Com relação à regulamentação direcionada à classe circense, é correto afirmar que, no período de 2003-2007:

  • A. foi constituído o Primeiro Edital, para promover, mediante seleção, a concessão de prêmios com o objetivo de apoiar, parcial ou integralmente, circos, companhias, empresas, trupes ou grupos circenses, destinando recursos para projetos de artes circenses nas diversas regiões do país, culminando no Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo;
  • B. foram constituídos Editais com o intuito de apoiar e estimular projetos artísticos, que, entretanto não contemplaram pesquisas e recuperação da memória circense, voltando-se especificamente para iniciativas relacionadas à construção de espetáculos;
  • C. foi incluído prêmio designado a promover apoio aos espetáculos de circo, por meio do fornecimento de lonas, direcionado especificamente para os circos brasileiros considerados de tamanho grande, sendo que os pequenos e médios ainda não são contemplados por essa medida;
  • D. o Edital do Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo estabeleceu a destinação de prêmios às práticas circenses dos circos itinerantes de lona, grupos e artistas circenses, não contemplando os processos de formação – como as escolas de circo;
  • E. o módulo pesquisa, entre aqueles que compõem o Edital do Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo, destina-se exclusivamente aos profissionais circenses com formação universitária, formados ou não, e tem o intuito de incentivar a investigação sobre o mundo do circo na produção acadêmica.

No final do século XVIII, houve uma movimentação artística em Londres que resultou em determinado modo de produção de espetáculo, com um novo modo de organização do trabalho de diversos grupos de artistas. Assinale a movimentação artística referida:

  • A. os artistas cantores da época formaram um novo espetáculo, que se denominaria café concerto, conhecido também como music hall; esse espetáculo reunia aristas cantores, dançarinos, acrobatas, alguns animais, e era apresentado em teatros fechados;
  • B. vários artistas que se apresentavam em ruas, praças, teatros de feiras, principalmente atores teatrais da commedia dell’arte, num movimento histórico, reuniram-se para a produção de um espetáculo denominado cabaret, que juntava diversas linguagens artísticas;
  • C. grupos de ex-cavaleiros da cavalaria real inglesa ocuparam particularmente os espaços públicos, fazendo apresentações a cavalo. Cavaleiros e artistas que dominavam a diversidade do fazer artístico da época, como atores, acrobatas, músicos, cômicos, e muitos outros, se cruzaram, se copiaram e se influenciaram, reunindo a heterogeneidade das linguagens artísticas e animais num mesmo espaço;
  • D. William Shakespeare e seus contemporâneos, em Londres, juntaram-se a grupos de artistas da commedia dell’arte, provocando uma revolução no modo de organização dos espetáculos ao montarem pantomimas que reuniam artistas acrobatas, atores, dançarinos e outros, sendo o clown o principal fio condutor de toda a apresentação;
  • E. os diversos artistas herdeiros dos italianos e gregos que viviam e se apresentavam em Londres, no final do século XVIII, produziram um espetáculo que tinha como referências o circo romano e o circo grego, exibindo números com animais, acrobacias, cômicos, jogos olímpicos gregos e lutas romanas, o que seria, mais tarde, denominado circo moderno.

A acrobacia tem ocupado um importante espaço na formação dos circenses, exigindo um prolongado e dedicado treinamento. Pressupõe-se que, quando os artistas dominam os fundamentos acrobáticos, ampliam-se suas possibilidades de atuação no âmbito circense. Sobre o tema, é correto afirmar que:

  • A. a formação acrobática prévia ao ingresso na escola profissionalizante contribui para o desenvolvimento técnico dos artistas, tanto nas disciplinas acrobáticas como nas demais que compõem a grade curricular;
  • B. alunos com melhores condições físicas terão necessariamente maior facilidade na aprendizagem das habilidades acrobáticas;
  • C. C) o domínio da acrobacia determina a maior qualidade na criação de números/espetáculos circenses, razão pela qual precisa ser amplamente incentivado;
  • D. a experiência acrobática prévia pode contribuir para o desempenho negativo do artista, uma vez que a acrobacia circense possui especificidades que só podem ser bem trabalhadas em escolas de circo;
  • E. a experiência prévia como ginasta de trampolim ou de ginástica artística é condição indispensável para o sucesso numa escola de circo.

O Projeto de Lei (PL) 7291/06, “dispõe sobre o registro dos circos perante o Poder Público Federal e o emprego de animais da fauna silvestre brasileira e exótica na atividade circense, que proíbe animais em circos de todo o País, conforme alteração incluída no substitutivo aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.” (Fonte: http://www.camara.gov.br/, pesquisa realizada em 21.03.2014). Sobre o tema, é correto afirmar que:

  • A. antes do PL citado, várias cidades brasileiras já haviam aprovado a proibição dos animais em circo, através de suas Câmaras Municipais. Os debates nas câmaras federal e municipais envolveram todas as partes interessadas, contra ou a favor da permanência dos animais, e principalmente os circenses itinerantes de lonas (ou tradicionais), cuja participação efetiva contribuiu para o encaminhamento das soluções;
  • B. com a aprovação do PL pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os circenses tiveram seus direitos garantidos com relação ao prazo de tempo apontado no Projeto, de acordo com o qual, paulatinamente, os proprietários iriam definir o planejamento de retiradas dos animais e procurar lugares adequados para a sua permanência;
  • C. com a definição do prazo necessário de retirada e adequação dos animais para estabelecimento em lugares apropriados, os proprietários circenses contaram com incentivos que possibilitassem o acolhimento pelos zoológicos. Tal medida visava garantir tanto a adaptação dos animais quanto a preparação necessária dos locais e dos funcionários que iriam acolhê-los;
  • D. as preocupações dos circenses a respeito do destino dos animais não foram acolhidas e acabaram confirmadas na realidade, já que muitas cidades ainda não estavam preparadas para abrigar os animais. Constatou-se depois que a grande maioria dos animais retirados do circo, sem aviso prévio e sem a preparação e a adequação necessárias, pereceram, sem que as causas fossem esclarecidas;
  • E. há cerca de dez anos, obteve grande crédito a campanha centrada na ideia de que “circo legal é sem animal”. Muitas ONGS foram envolvidas e ganharam amplo apoio da classe circense, que colaborou com elas na retirada dos animais dos circos, em nome da garantia e da defesa dos direitos dos animais.

A formação do artista circense contemporâneo deve priorizar em seu currículo:

I. os conhecimentos técnicos específicos, de modo que os alunos de escolas profissionalizantes sejam selecionados por seus conhecimentos prévios e sua qualidade artística;

II. os conhecimentos específicos acumulados historicamente combinados a novos saberes (técnicos, tecnológicos), frutos da pesquisa artística, permitindo a construção de maior diversidade estética;

III. os conhecimentos práticos próprios das modalidades circenses com maior inserção/aceitação no mercado;

IV. os conhecimentos teóricos e práticos, de modo a permitir maior autonomia artística e criativa dos futuros artistas.

Considerando V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) acima e F para a(s) falsa(s), a sequência correta é:

  • A. F, F, V, V;
  • B. V, V, F, F;
  • C. F, V, F, V;
  • D. F, F, F, F;
  • E. V, V, V, V.
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