Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Partindo do princípio de que a ouvidoria é um lugar de comunicação, assinale a alternativa correta quanto à sua função primordial.

  • A. Curar vínculos estremecidos entre a organização e seu público.
  • B. Cuidar, exclusivamente, da imagem organizacional por meio do contato com a mídia.
  • C. Responsabilizar-se pela construção da identidade da empresa e de seus funcionários.
  • D. Servir de instrumento do setor de marketing para o sucesso de suas estratégias.
  • E. Executar o planejamento mercadológico da organização junto aos futuros clientes.

Quem se dirige à ouvidoria, independentemente do canal utilizado, está geralmente com o estado emocional alterado, motivado por alguma insatisfação, decepção, frustração ou indignação. Considerando as situações em que podem haver reações agressivas, como deve ser a atuação do ouvidor, nesses casos?

  • A. Usar de sua autoridade e exigir o devido respeito da parte do cliente.
  • B. Advertir o cliente e, energicamente, convidá-lo a retirar-se, ou desligar o telefone, quando for o caso.
  • C. Solicitar ao reclamante que se acalme, pois caso contrário, chamará a equipe de segurança.
  • D. Ouvir e permitir que o cliente desabafe para, depois, oferecer-lhe o apoio necessário.
  • E. Interromper a escuta, solicitando ao cliente que retorne quando estiver calmo.

Assinale a alternativa que indica qual deve ser a conduta do ouvidor diante da velocidade da mudança nos meios de comunicação e do estabelecimento de outros modos de contato em todas as áreas de atuação humana, como os chats e as redes sociais.

  • A. Ignorar esses avanços, pois a ouvidoria não se adequa a estes tipos de inovações tecnológicas.
  • B. Sintonizar-se com as novas tecnologias, participando de redes e habilitando-se a utilizá-las de modo eficaz.
  • C. Manter-se distante, porque essas inovações não devem ser adotadas pela ouvidoria, que já tem os próprios trâmites consagrados ao longo do tempo.
  • D. Utilizar, exclusivamente, o atendimento pessoal para atender e resolver as demandas a ele confiadas.
  • E. Despreocupar-se, pois as redes sociais e os chats não afetam o desempenho da empresa.

A ouvidoria representa um lugar em que as trocas comunicacionais entre a empresa e a sociedade se dão “em via de mão dupla”, distinguindo-se dos setores formalmente responsáveis pela comunicação institucional por

  • A. intermediar situações de conflito, nas quais os vínculos entre públicos e organizações estão em perigo, ameaçados de rompimento.
  • B. representar a empresa na defesa de sua missão, seus princípios e seus objetivos financeiros acima de tudo.
  • C. constituir-se em arquivo minucioso das demandas do público, em detrimento das respostas esperadas por parte do reclamante.
  • D. funcionar como um espaço de “desabafo”, fazendo com que o reclamante desista de acionar outros mecanismos para a própria defesa.
  • E. responsabilizar-se em enviar diretamente aos órgãos de defesa do consumidor as demandas recebidas sobre a empresa.

A habilidade de ouvir é, por excelência, a mais representativa das competências do ouvidor na comunicação com seu cliente. Há que se ter uma disposição em todas as dimensões, corporal, emocional e técnica, a fim de se perceber o outro, o que ele conhece, as suas dificuldades e expectativas. Enfim, agir como se estivesse na pele do manifestante. Essa atitude é denominada

  • A. empatia, um dos atributos da inteligência emocional que se resume na capacidade de se colocar no lugar do outro, olhando a questão por outro ângulo.
  • B. simpatia, que é a afinidade entre as pessoas que se sentem espontaneamente atraídas entre si, para realização de tarefa conjunta.
  • C. sondagem, uma técnica que tem por finalidade descobrir as necessidades do cliente, que possam ser satisfeitas com os serviços da empresa.
  • D. argumentação, conjunto de ideias que levam o cliente a se convencer de algo.
  • E. objeção, que é a apresentação de um argumento em oposição a uma proposta apresentada pelo cliente.

O atendimento por telefone, amplamente usado na ouvidoria, constitui-se em desafio especial, pois não se pode fazer uma leitura corporal. Lida-se com a tonalidade da voz e determinado tipo de vocabulário. Nesse caso, é recomendável ao ouvidor

  • A. solicitar que o manifestante fale pausadamente e repita a mensagem.
  • B. informar ao cliente que ele deve “ditar” a mensagem de forma clara, para que seja registrada.
  • C. concentrar-se no conteúdo da manifestação do cliente, para que a interpretação seja mais exata e mais clara.
  • D. avisar ao cliente que ele dispõe de “x” minutos para falar e deve ser claro e objetivo em sua manifestação.
  • E. informar ao cliente que vai gravar a mensagem, a fim de facilitar o seu trabalho e, para tanto, ele deve ser cauteloso.

O atendimento, por si só, não é garantia absoluta de sucesso. Com relação à resolução de situações conflituosas, assinale a alternativa quanto às condições essenciais por parte do ouvidor.

  • A. Talento artístico e fluência verbal.
  • B. Conhecimento da legislação civil e penal brasileira.
  • C. Receptividade, acompanhamento e segurança nas soluções.
  • D. Acesso rápido e irrestrito à presença da Chefia.
  • E. Prestígio junto aos órgãos de comunicação.

Considerando que, durante o trabalho, o profissional tem períodos específicos em que não utiliza o computador, assinale a alternativa correta sobre como ele deve proceder para o computador consumir menos energia quando não for utilizado por um período de tempo específico.

  • A. Configurar no modo stand by.
  • B. Desligar da tomada.
  • C. Utilizar um protetor de tela.
  • D. Utilizar um no break.
  • E. Evitar utilizar o computador.

Durante o processo de atualização de um site corporativo é solicitado que uma imagem de 1.280 pixels por 720 pixels seja adicionada a uma das páginas internas do site. Sabe-se que o site foi desenvolvido para melhor visualização por usuários que utilizam monitores com resolução 1024 x 768. Utilizando o Photoshop, qual o procedimento correto para ajustar a imagem às dimensões dos monitores dos usuários?

  • A.

    Alterar a imagem para ajustar ao tamanho de impressão.

  • B.

    Alterar a imagem para aumentar a resolução.

  • C.

    Alterar a imagem para diminuir a intensidade da cor.

  • D.

    Alterar a imagem para diminuir as dimensões.

Considere o seguinte trecho de código: 

O código acima apresenta os dados corretamente em vários navegadores web. No entanto, ele não será validado pelos padrões W3C. Qual dos seguintes itens deve ser adicionado, para que o código seja validado corretamente?

  • A.

    O atributo alt.

  • B.

    Uma folha de estilos linkada.

  • C.

    Uma etiqueta de encerramento

  • D.

    Uma folha de estilo incorporada.

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