Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE)

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O projeto da embreagem, específico para cada veículo, é calculado em função de muitas variáveis, dentre elas, a potência do motor e a relação de marchas no câmbio, que irão determinar o dimensionamento desse componente. Quando o pedal da embreagem não está acionado, o platô aplica a mesma força em toda a superfície da placa que faz a pressão do disco contra o volante do motor, permitindo a transmissão do torque para o câmbio. Quando o pedal é acionado, a placa libera a pressão exercida e faz o desacoplamento da embreagem com o sistema de transmissão, permitindo, assim, a passagem de marcha.

A sequência correta é

  • A. V, F, F, F, V.
  • B. F, V, V, V, F.
  • C. V, V, F, F, F.
  • D. V, V, F, F, V.
  • E. F, F, V, V, V.

Ainda sobre o sistema de embreagem, as possíveis falhas identificadas pelos fabricantes deram origem ao diagnóstico baseado na causa e nos efeitos (sintomas). Julgue cada item em verdadeiro ou falso.

I. ( ) Embreagem não permite engate das marchas, disco empenado por falta de lubrificação do eixo piloto ou forçado durante a instalação.

II. ( ) Embreagem patina, revestimento queimado pelo volante em mau estado ou profundidade incorreta, contaminação com óleo ou graxa, mau uso.

III. ( ) Ruído no acionamento, rolamento travado por mau uso, motorista com pé na embreagem, regulagem incorreta, falta de folga entre mola, membrana e mancal.

IV. ( ) Trepidação, Disco com desgaste total por fim de vida útil.

V. ( ) Ruído na transmissão, contaminação com óleo e graxa por excesso de curso no mancal de embreagem.

A sequência correta é

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, V, F, F, F.
  • C. V, F, F, F, V.
  • D. F, F, V, V, V.
  • E. V, F, F, V, V, V.

A caixa de marchas é responsável pela seleção de diferentes relações de transmissão (marchas ou velocidades). Existem, basicamente, três tipos de caixa de marcha: 

transmissão mecânica – o condutor seleciona, por intermédio de uma alavanca, a relação mais adequada para cada velocidade e torque; 

transmissão automática – as mudanças ocorrem por meio de cintas e freios acionados hidraulicamente, que promovem a formação de conjunto de engrenagens internas; 

transmissão mecânica automatizada – de concepção idêntica à transmissão mecânica, o sistema promove a seleção das marchas através de um atuador elétrico ou hidráulico.

O sincronizador é um dispositivo que possibilita o acoplamento, sem trancos, de engrenagens das árvores primária e secundária (ilustrado na figura). O(s) defeito(s) apresentado(s) é(são)

  • A. superaquecimento.
  • B. marchas escapando.
  • C. ruídos na alavanca de mudanças.
  • D. ruídos na caixa de mudanças.
  • E. marchas arranhando ao engrenar, dificuldade de engrenar marchas.

Sobre a caixa de marchas, é particularidade da marcha ré:

  • A. os dentes das engrenagens são sempre retos.
  • B. os dentes das engrenagens são sempre helicoidais.
  • C. utiliza sempre uma engrenagem intermediária.
  • D. não é possível usar sincronizador.
  • E. não se utilizam hastes e garfos para engate.

Conhecendo-se o número de dentes da engrenagem motora e da engrenagem movida, pode-se calcular a relação de transmissão que determina a rotação e o torque de saída em um sistema de transmissão. O cálculo é feito da seguinte maneira:

A sequência correta é

  • A. V, V, F, F, F.
  • B. V, F, V, F, F.
  • C. F, V, V, F, F.
  • D. F, F, V, V, V.
  • E. F, F, F, V, V.

Nos veículos em que a caixa de mudanças está no sentido longitudinal, acompanhando a carroçaria, o eixo motriz tem um conjunto que muda o plano de rotação da árvore secundária para as rodas. Esse ângulo é de 90º. Esse conjunto chama-se transmissão angular e é formado por uma coroa e um pinhão, que são engrenagens de tamanhos diferentes, dispostas em ângulo reto. No mesmo conjunto, o diferencial tem como função permitir que as rodas motrizes possam girar cada uma com rotação diferente da outra. Nesse caso, as engrenagens

  • A. satélites passam a girar sobre seu eixo, permitindo a variação de rotação entre as planetárias.
  • B. satélites funcionam como trava entre as planetárias.
  • C. planetárias funcionam como trava entre as satélites.
  • D. planetárias e as satélites não giram.
  • E. planetárias passam a girar sobre seu eixo, permitindo a variação de rotação entre as satélites.

A função da suspensão é proporcionar o transporte dos passageiros do veículo com a máxima segurança e no melhor conforto. A suspensão é constituída pelos seguintes subconjuntos:

• Sistema de suspensão, que filtra as irregularidades da estrada a frequências compatíveis com o conforto dos passageiros.

• Sistema de direção, que assegura a trajetória exercida pelo condutor, sem derrapagem dos pneus.

• Sistema de alinhamento das rodas, que mantém os funcionamentos da direção e da suspensão, sem prejuízo ao pneu.

• Sistema de rodas, que permite transmitir os esforços do motor, do freio, além de suportar todos os tipos de solicitações laterais. Estes subconjuntos estão ligados a elementos portadores e formam um eixo.

Os componentes da suspensão dianteira de duplo braço triangular são

  • A. torre do amortecedor, um braço e uma barra estabilizadora.
  • B. manga-de-eixo e dois triângulos sobrepostos.
  • C. torre do amortecedor, um triângulo inferior e uma barra estabilizadora.
  • D. eixo rígido e feixes de mola.
  • E. um braço longitudinal, um braço transversal superior e um braço transversal inferior.

A direção puxa para o lado esquerdo, quando um caminhão com suspensão dianteira de braço triangular longo e curto, suspensão traseira com feixes de molas se movimenta para frente em linha reta. São defeitos para a causa do problema, exceto

  • A. convergência excessiva nas rodas dianteiras.
  • B. cáster mais positivo na roda dianteira esquerda.
  • C. um parafuso de centragem quebrado na mola traseira direita.
  • D. baixa pressão de pneus no lado esquerdo.
  • E. convergência excessiva nas rodas traseiras.

O aumento do esforço em curvas e o retorno rápido do volante podem ser ocasionados pela geometria da suspensão. O mecânico A diz que as duas rodas dianteiras podem ter um ajuste excessivo de cáster negativo. O mecânico B diz que as duas rodas dianteiras podem ter um ajuste excessivo de cáster positivo. O mecânico C diz que o erro é na convergência. Sobre isso,

  • A. os mecânicos A e B estão errados.
  • B. apenas o mecânico A está certo.
  • C. os mecânicos A e C estão certos.
  • D. apenas o mecânico B está certo.
  • E. apenas o mecânico C está certo.

Funções do pneu:

• Suportar a carga.

• Assegurar a transmissão da potência motriz.

• Garantir a dirigibilidade do veículo.

• Oferecer respostas eficientes nas freadas e nas aceleradas.

• Contribuir para a suspensão do veículo no conforto.

A vantagem dos pneus radiais está

  • A. na menor área de contato com o solo sob carga.
  • B. na durabilidade, na economia de combustível, na melhor aderência, nas acelerações e nas freadas mais eficientes.
  • C. na menor área de contato em curvas.
  • D. no maior atrito interno.
  • E. na utilização de câmara de ar.
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