Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Um importante item da gestão dos recursos hídricos é o "Sistema de Informação sobre Recursos Hídricos". O aprimoramento da gestão passa por um melhor conhecimento quantitativo dos rios em seus vários trechos. Nesse sentido, entre as mais importantes informações, aparecem as séries temporais de dados hidrometeorológicos em diferentes pontos da bacia e, dentre elas, as séries temporais de vazão fluvial. A quantificação da vazão fluvial pode ser feita por: Método Direto - medição/integração do campo de velocidades, medição da área molhada, e uso da relação (Q = A * V) na seção transversal. Método Indireto - medição do Nível d'Água e determinação da relação (Q vs NA) na seção transversal. Apesar de haver dois métodos para quantificação da vazão, o Método Indireto é muitíssimo mais usado do que o Método Direto pelo seguinte motivo:

  • A. (A) é uma questão puramente cultural, uma vez que é um método mais antigo;
  • B. (B) é mais preciso do que o Método Direto;
  • C. (C) é mais rápido e mais barato do que o Método Direto;
  • D. (D) é mais confiável do que o Método Direto;
  • E.

    (E) a relação Q = A * V só é aplicável em escoamento permanente e uniforme.

A promoção da articulação dos planejamentos nacional, estaduais e dos setores usuários, elaborados pelas entidades que integram o Sistema Nacional de Recursos Hídricos, bem como a formulação da Política Nacional de Recursos Hídricos, são importantes tarefas de competência:

  • A. do Ministério do Meio Ambiente;
  • B. do conjunto de Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos;
  • C. do Conselho Nacional de Recursos Hídricos;
  • D. da Secretaria de Recursos Hídricos do MMA;
  • E. das Agências de Água.

Considere a situação de um reservatório, construído a montante de uma cidade, com os seguintes usos múltiplos: geração de energia, irrigação e controle de cheias urbanas. O problema operacional é a determinação dos volumes mensais a serem alocados, pela operação do reservatório, para cada um dos usos. Sob o ponto de vista de geração de energia, a operação do reservatório deveria deixá-lo o mais cheio possível ao longo do tempo e só sair água para as turbinas. A mesma operação não aconteceria sob o ponto de vista dos irrigantes, nem sob o ponto de vista do controle de cheias. Finalmente, alguma água tem que efluir do reservatório para que o rio, a jusante, nunca fique seco. Para solucionar esses interesses conflitantes, um modelo a ser utilizado seria estabelecer uma Função Objetivo que ponderasse as seguintes diferenças:

• diferença entre a meta de geração e o volume alocado às turbinas;

• diferença entre a demanda dos irrigantes e o volume alocado à irrigação;

 • diferença entre a vazão efluente e a vazão a partir da qual começam os problemas de inundação urbana de jusante.

 Assim, poderíamos entender que a otimização da operação do reservatório seria obtida com a minimização do valor da Função Objetivo. Mesmo que os usos fossem considerados com a mesma prioridade, a solução matemática do problema posto já seria bastante complexa. Ocorre que cada um desses usos tem um preço da "não completa satisfação" bastante diferente e de difícil estabelecimento. Isso refletirá na prioridade de cada um desses usos em relação aos demais. Na hipótese de que os dados necessários estejam disponíveis, esse problema será tratado de forma mais apropriada:

  • A. (A) levando em conta o cálculo da Função Objetivo, sem estudo de previsão de futuras vazões afluentes ao reservatório. O modelo sugerido é precário o bastante para não fazer sentido qualquer prognóstico de vazão afluente ao reservatório;
  • B. (B) levando em conta o cálculo da Função Objetivo, com estudo de previsão de futuras vazões afluentes ao reservatório, mas sem estabelecer diferentes prioridades. O método para estabelecer as prioridades relativas será, inevitavelmente, precário o bastante para não alterar o resultado do modelo sugerido;
  • C. (C) levando em conta o cálculo da Função Objetivo com diferentes prioridades aos usos, e com estudo de previsão de futuras vazões afluentes ao reservatório;
  • D. (D) sem levar em conta o cálculo da Função Objetivo. O atendimento das diferentes prioridades de usos é imperativa e, portanto, independe do cálculo da Função Objetivo. É conveniente um estudo de previsão de futuras vazões afluentes ao reservatório;
  • E. (E) sem levar em conta o cálculo da Função Objetivo. O atendimento das diferentes prioridades de usos é imperativa e, portanto, independe do cálculo da Função Objetivo e de qualquer estudo de previsão de futuras vazões afluentes ao reservatório.

Modernamente, a técnica de sensoriamento remoto tem sido utilizado na área de aquisição de dados para implementação de Sistemas de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Sensoriamento remoto é uma área do conhecimento:

  • A. que visa ao estudo das bacias hidrográficas, através das interações entre as suas radiação eletrostáticas e as substâncias que as compõem;
  • B. que visa ao desenvolvimento de SIGs - Sistemas Geográficos de Informações, através das interações entre a radiação eletromagnética e o relevo da superfície remota da Terra;
  • C. ligada à aerofotogrametria, que visa à aquisição de fotos aéreas, através das interações entre a radiação sensorial e o relevo da superfície a ser fotografada remotamente;
  • D. que visa ao estudo do ambiente terrestre, através das interações entre a radiação eletromagnética e as substâncias que compõem a superfície da Terra;
  • E. que visa ao desenvolvimento de sensores eletromagnéticos para aquisição de dados remotos, que podem ser controlados somente por satélites.

Os Planos de Recursos Hídricos de Bacias são:

  • A. (A) planos de metas que visam evitar que seja atingido o "regime de racionamento" na bacia, uma vez que em tal regime cessaria a autoridade dos órgãos gestores;
  • B. (B) planos diretores que visam a fundamentar, orientar e hierarquizar as ações relativas à implantação da política e ao gerenciamento dos recursos hídricos;
  • C. (C) planos de metas que visam arbitrar, em primeira e última instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos das bacias, bem como visam obrigar os usuários de recursos hídricos à observância das leis ambientais vigentes;
  • D. (D) conjuntos de processos administrativos e de critérios que permitem ao órgão gestor emitir guias de cobrança e arrecadar recursos financeiros para obras de recuperação ambiental das bacias hidrográficas e de seus recursos hídricos;
  • E. (E) conjuntos de processos administrativos que visam salvaguardar a boa qualidade (ou a recuperação) ambiental das bacias hidrográficas e de seus recursos hídricos.

O Setor Agrícola (irrigação) é o maior usuário consuntivo de água na maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A respeito das medidas que devem ser tomadas por parte desse setor para melhorar a eficiência no uso dos recursos hídricos, assinale a afirmativa correta:

  • A. (A) As medidas de melhoria de eficiência devem ser tomadas considerando o mercado de alimentos. A necessidade de alimentação deve dominar a necessidade de conservação da água. Além disso, vale salientar que o Setor não provoca grandes poluições fluviais, o que retira o Setor Agrícola da condição de "alvo" da atenção dos gestores de recursos hídricos.
  • B. (B) O limite de água outorgável em uma determinada bacia hidrográfica é determinado pela necessidade que o Poder Público tem em desenvolver essa região e não pela disponibilidade hídrica da região. Não é por outra razão que inúmeras transposições de bacias foram construídas no passado, e serão, cada vez mais, motivo de investimentos públicos.
  • C. (C) As medidas de melhoria de eficiência devem ser tomadas para, indiscriminadamente, todos os Setores consumidores de água e, portanto, não há nenhuma razão especial para serem estabelecidas medidas de melhoria de eficiência para esse específico Setor, que além de tudo é detentor de fortes subsídios governamentais.
  • D. (D) O Setor Agrícola é, de fato, o maior usuário consuntivo de água, mas a afirmativa feita no caput é irreal, pois o Setor já apresenta uma desejável eficiência e, portanto, não há nenhuma razão para preocupações especiais. Alem disso, a produção de alimentos é tão prioritária quanto o abastecimento público.
  • E. (E) O Setor, muitas das vezes, costuma contribuir para o surgimento de conflitos entre usuários. A adequação de cultivos à disponibilidade hídrica da região, as técnicas de conservação do solo/recursos naturais e, principalmente, a adequada escolha do método de irrigação são pontos que devem ser motivo de atenção dos órgãos gestores dos recursos hídricos e dos irrigantes.

A implementação do Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos pode ser auxiliada pelo fortalecimento do Sistema de Informação de Recursos Hídricos, através das técnicas de aquisição de dados por sensoriamento remoto porque:

  • A. (A) tais técnicas tratam do conjunto de energia radiante eletrostática proveniente diretamente do Sol ou da Terra;
  • B. (B) tais técnicas tratam do conjunto de energia radiante eletrostática emitida pela Terra e captada por satélite com sensores de radar ativos;
  • C. (C) tais técnicas baseiam-se na divisão do conjunto eletrostático de energia solar refletida pela Terra, decomposto segundo uma análise espectral;
  • D. (D) tais técnicas baseiam-se na divisão da energia eletromagnética total por faixas de comprimento de ondas;
  • E. (E) tais técnicas baseiam-se na divisão do conjunto de energia que é decomposta pelas gotículas d'água (que funcionam como prisma) quando atravessa a atmosfera terrestre.

Em relação à gestão dos recursos hídricos no Brasil, assinale a alternativa correta:

  • A. A vazão de diluição é calculada pelo produto entre o fluxo de lançamento de poluentes e a concentração máxima desejada no rio.
  • B. A outorga é um ato administrativo de autorização que pode estabelecer as vazões de captação, de consumo e de diluição que serão atribuídas ao outorgado.
  • C. Dois dos principais problemas hídricos do país são: as secas prolongadas e a poluição dos rios. Nenhum desses problemas será mitigado com a gestão dos recursos hídricos, mas sim com o aumento do regime de chuvas.
  • D. Um lançamento de efluentes que apresente qualidade superior à da água captada no mesmo corpo hídrico, ou mesmo uma operação de reservatório que resulte em melhoria do regime fluvial, não são atos que possam vir a interferir no valor pago pela cobrança pelo uso da água.
  • E. O "regime de racionamento", em uma dada bacia hidrográfica, será decretado pelo poder público local quando não for mais possível satisfazer à demanda de mais da metade (50% + 1) dos usuários outorgados. Nessas condições, cessam todas as prerrogativas dos órgãos gestores.

Um rio que tenha suas duas margens contidas no território de um único Estado, desde sua nascente até a foz, é tido como um rio estadual. Qualquer outro rio é tido como um rio federal. Em relação à gestão de recursos hídricos no Brasil, é correto afirmar que o fato de o rio ser tido como um rio estadual ou federal é uma questão:

  • A. (A) de pequena importância, pois a autoridade gestora será sempre o Comitê, que é sempre composto por representantes do governo federal e do governo estadual;
  • B. (B) de pequena importância, pois a autoridade gestora será sempre o Comitê, que é sempre composto por representantes do governo federal, do governo estadual e dos governos municipais banhados pelo rio;
  • C. (C) de pequena importância, pois as atividades de gestão serão sempre praticadas, conjuntamente, pelos governos federal e estadual;
  • D. (D) importante, porém o que mais importa é que a bacia hidrográfica (e não o rio) seja estadual ou federal, pois é a área da bacia que é a área de planejamento dos recursos hídricos;
  • E. (E) importante, pois isso indicará qual a legislação que ancorará as atividades de gestão a serem praticadas na bacia, bem como indicará qual será o órgão do poder público implementador das referidas atividades.

Pela Lei 9.433/97, os recursos financeiros obtidos com a cobrança pelo uso de recursos hídricos em uma dada bacia hidrográfica deverão ser gastos:

  • A. (A) integralmente, dentro da mesma bacia hidrográfica, em ações previstas no Plano de Recursos Hídricos, aprovado para a bacia;
  • B. (B) integralmente, dentro da mesma bacia hidrográfica, em qualquer ação relacionada aos recursos hídricos, desde que planejada pelo poder público;
  • C. (C) integralmente, dentro da mesma bacia hidrográfica, salvo quando explicitamente autorizado pelo Comitê;
  • D. (D) preferencialmente, dentro da mesma bacia hidrográfica, em ações previstas no Plano de Recursos Hídricos, aprovado para a bacia;
  • E. (E) preferencialmente, dentro da mesma bacia hidrográfica, em qualquer ação relacionada aos recursos hídricos, desde que planejada pelo poder público.
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