Lista completa de Questões de Contabilidade Privada do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da contribuição social sobre o lucro, do imposto de renda de pessoa jurídica e do imposto de renda retido na fonte, julgue os itens a seguir.
As multas de trânsito são consideradas desnecessárias à atividade da empresa e à manutenção da fonte produtora. Assim, não são dedutíveis para a apuração da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido, apesar de serem dedutíveis para fins do imposto de renda de pessoa jurídica.
Acerca da contribuição social sobre o lucro, do imposto de renda de pessoa jurídica e do imposto de renda retido na fonte, julgue os itens a seguir.
O auxílio-creche concedido aos empregados deve ser incluído na base de cálculo do imposto de renda na fonte, pois trata-se de rendimento tributável na fonte e na declaração do beneficiário.
O servidor responsável por regime de adiantamento, apresentou a prestação de contas, referente ao valor recebido, fato que será registrado no sistema de compensação com o seguinte lançamento:
Valores em Poder de Terceiros a Contrapartida de Valores em Poder de Terceiros
Contrapartida de Valores em Poder de Terceiros a Valores em Poder de Terceiros
Valores de Terceiros a Contrapartida de Valores de Terceiros
Contrapartida de Valores de Terceiros a Valores de Terceiros
Contrapartida de Valores Nominais Emitidos a Valores Nominais Emitidos
Assegura a permanente atualização e a correção de desvios no cadastro dos bens móveis, em relação aos bens cadastrados por: i) localização; ii) natureza; e iii) número de registro:
a adequada especificação dos bens.
a observância das instruções que caracterizem os bens como permanentes.
a adequada classificação orçamentária dos bens como permanentes.
a sistemática aplicação do instituto do inventário físico.
a indicação da localização, natureza e número de registro dos bens.
Admitidos valores em moeda constante nos demonstrativos contábeis de uma empresa, o quociente de cobertura total obtido por: "Ativo Circulante mais o Permanente / Passivo Total" é de grande importância para os bancos comerciais ou de investimentos, para fins de avaliar a
liquidez corrente.
liquidez geral.
possibilidade de concessão de empréstimos.
rotatividade do capital.
imobilização do capital.
São Princípios Fundamentais de Contabilidade:
Entidade, Periodicidade, Eqüidade e Competência;
Periodicidade, Continuidade, Uniformidade e Competência;
Continuidade, Entidade, Oportunidade e Competência;
Eqüidade, Continuidade, Oportunidade e Uniformidade;
Oportunidade, Entidade, Eqüidade e Periodicidade.
De acordo com a Instrução 247,de 27/03/1996,da Comissão de Valores Mobiliários, considera-se controlada:
afilial, agência, sucursal, dependência ou escritório de representação no exterior,sempre que os respectivos ativos e passivos não estejam incluídos na contabilidade da investidora, por força de normatização específica;
a subsidiária integral, tendo a investidora como acionista majoritária
sociedade na qual a investidora, diretamente ou indiretamente,seja titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, adestituirtodosos administradores;
a subsidiária parcial,tendo a investidora como única acionista
sociedade na qual os direitos permanentes de sócio estejam sob controle comum ou sejam exercidos mediante a existência de acordo de votos, dependendo do seu percentual de participação, no capital votante.
Pode-se afirmar que o valor contábil do investimento em coligada e controlada abrange o custo de aquisição mais a equivalência patrimonial e o ágio:
não amortizado;
amortizado;
não amortizado, deduzido do deságio não amortizado
amortizado, deduzido do deságio não amortizado e da provisão para perdas;
não amortizado, deduzido do deságio não amortizado e da provisão para perdas.
É considerado exemplo de relevância para o estudo das sociedades controladas e coligadas:
quando o valor contábil do investimento em cada coligada for igual ou superior a 10% do patrimônio líquido da investidora;
participação nas deliberações sociais, inclusive com a existência de administradores comuns;
poder de eleger ou destituir um ou mais administradores;
quando o valor contábil dos investimentos em controladas e coligadas, considerados em seu conjunto, for igual ou superior a 10% do patrimônio líquido da investidora.
De acordo com a Resolução 2.554/98 do Banco Central do Brasil, os controles internos, cujas disposições devem ser acessíveis a todos os funcionários da instituição, de forma a assegurar sejam conhecidas a respectiva função no processo e as responsabilidades atribuídas aos diversos níveis da organização, devem prever os itens abaixo, EXCETO:
a avaliação esporádica dos diversos riscos associados às atividades da instituição;
a segregação das atividades atribuídas aos integrantes da instituição, de forma a que seja evitado oconflito de interesses, bem como meios de minimizar e monitorar adequadamente áreas identificadas como de potencial conflito da espécie;
meios de identificar e avaliar fatores internos e externos que possam afetar adversamente a realização dos objetivos da instituição;
a existência de canais de comunicação que assegurem aos funcionários, segundo o correspondente nível de atuação, o acesso a confiáveis, tempestivas e compreensíveis informações consideradas relevantes para suas tarefas e responsabilidades;
a definição de responsabilidades dentro da instituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...