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De acordo com o regime de competência, as obrigações com fornecedores de material de consumo devem ser reconhecidas
no empenho da despesa.
na liberação de quotas financeiras.
na finalização do processo de licitação.
na liquidação da despesa.
na inscrição de restos a pagar.
Contabilidade Pública - Restos a Pagar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação a restos a pagar e despesas de exercícios anteriores, julgue os itens subsequentes.
Com o objetivo de evitar a sua inscrição em restos a pagar, os empenhos correspondentes a compromissos assumidos no exterior e não liquidados até o encerramento do exercício financeiro deverão ser anulados.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
É uma variação patrimonial diminutiva do ente público:
arrecadação da receita orçamentária.
depreciação de imóveis.
ganhos na alienação de ativos.
alienação de ativos.
concessão de empréstimos a terceiros.
Os valores das mutações passivas e das despesas efetivas decorrentes da execução do orçamento foram, respectivamente, em reais,
420.000,00 e 1.143.000,00.
420.000,00 e 1.223.000,00.
420.000,00 e 2.143.000,00.
520.000,00 e 1.223.000,00.
630.000,00 e 1.223.000,00.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
É uma variação patrimonial qualitativa a ser evidenciada na Demonstração das Variações Patrimoniais:
aquisição de bens imóveis.
ganho na alienação de bens móveis e imóveis.
juros recebidos por empréstimos concedidos a terceiros.
remuneração de aplicações financeiras.
benefícios sociais concedidos.
Em X1, a variação na situação patrimonial líquida foi, em reais,
33.000,00 (negativo).
387.000,00 (positivo).
467.000,00 (positivo).
487.000,00 (positivo).
557.000,00 (positivo).
Está correto afirmar:
O pagamento de restos a pagar com prescrição interrompida deve ser classificado na contabilidade pública como despesas de exercícios anteriores.
Os restos a pagar processados são despesas empenhadas no exercício corrente, cujo direito do credor ao recebimento ainda não foi verificado e, portanto, o pagamento não foi efetuado.
O prévio empenho da despesa a ser incorrida pode ser dispensado no caso de despesas de pequeno vulto financiadas por meio de suprimento de fundos.
A liquidação da despesa orçamentária consiste no seu pagamento mediante ordem bancária pelo órgão público, após a verificação do direito do credor, tendo por base os documentos comprobatórios do respectivo crédito.
O suprimento de fundos poderá, em qualquer hipótese, ser concedido a servidor que tenha a seu cargo a guarda ou a utilização do material a ser adquirido.
Contabilidade Pública - Suprimento de Fundos - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A despesa que não se processa pelo modo normal de aplicação é realizada por meio de:
liquidação financeira;
processamento extraorçamentário;
adiantamento a clientes;
suprimento de fundos;
fundo variável de caixa.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em relação à Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade − NBC T 16, é correto afirmar que:
é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.
o objetivo é registrar os atos e fatos de natureza orçamentária, financeira, patrimonial e de compensação, demonstrando ao final do exercício o resultado apurado.
o objeto é registrar e controlar as alterações ocorridas no Patrimônio das Entidades Públicas ou Privadas, desde que recebam e apliquem recursos públicos.
o objetivo é registrar, controlar e avaliar a regularidade dos atos praticados pelas entidades que recebem, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem recursos públicos, inclusive no tocante aos aspectos contábeis da prestação de contas.
é o ramo da ciência contábil que sob o aspecto orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação, aplica os princípios de competência para as despesas e caixa para as receitas, visando demonstrar, ao final do exercício, o superávit ou déficit apurado.
Ao analisar os documentos comprobatórios da realização da despesa com material de distribuição gratuita, o contador de um órgão de contabilidade do governo federal observa que a data de liquidação da despesa é anterior à data de empenho. Neste caso, ele deve
pedir ao ordenador de despesa que emita uma nova nota de empenho com data anterior à liquidação.
anular a despesa e solicitar a devolução da mercadoria para o fornecedor.
impugnar o ato mediante representação para apuração da ilegalidade e identificação do responsável.
comunicar, imediatamente, ao Tribunal de Contas da União e, em seguida, apurar se houve ilegalidade.
comunicar a ocorrência ao órgão de controle interno e, em seguida, verificar se houve ilegalidade.
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