Lista completa de Questões de Contabilidade Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - Receita Pública - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Os ingressos financeiros no patrimônio público podem ser classificados em orçamentários e extraorçamentários. Dentre as características dos ingressos extra-orçamentários, somente uma está errada. Marque-a.
Não financiam despesa orçamentária.
Não passam por estágios.
Têm caráter temporário.
Pertencem ao Estado.
Contabilidade Pública - Conceitos Orçamentário Financeiro - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
A classificação orçamentária segundo a natureza, que se destina a indicar se os recursos são usados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades, e objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados, denomina-se:
categoria econômica;
elemento;
grupo;
modalidade de aplicação;
operação especial.
Contabilidade Pública - Conceitos Orçamentário Financeiro - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Todos os esforços para movimentar e gerir recursos e patrimônio destinados a resolver problemas ou criar condições de promoção social são considerados um(a):
projeto e ação de fim ideal.
programa.
ação.
atividade.
função.
Contabilidade Pública - Conceitos Orçamentário Financeiro - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Assinale a alternativa que contém a definição a ser considerada na elaboração do fluxo de caixa das operações.
Inclui os recursos relacionados à aquisição e à alienação de ativo não-circulante, bem como recebimentos em dinheiro por liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos e outras operações da mesma natureza.
Inclui os recursos relacionados à captação e à amortização de empréstimos e financiamentos.
Inclui os recursos relacionados à aquisição e à alienação de ativo circulante, bem como recursos relacionados à captação e à amortização de empréstimos e financiamentos.
Compreende os ingressos, inclusive decorrentes de receitas originárias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ação pública e os demais fluxos que não se qualificam como de investimento ou financiamento.
Compreende os ingressos, exceto os decorrentes de receitas originárias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ação pública e os demais fluxos que não se qualificam como de investimento ou financiamento.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
A expressão contida na Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público que deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social é considerada como:
conceito.
objeto.
finalidade.
função social.
objetivos.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Os passivos, quando corresponderem a valores exigíveis até o término do exercício seguinte ou corresponderem a valores de terceiros ou retenções em nome deles, quando a entidade do setor público for a fiel depositária, independentemente do prazo de exigibilidade, devem, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, ser classificados no passivo, no grupo:
exigível a longo prazo.
não-circulante.
resultados de exercícios futuros.
exigível a curto prazo.
circulante.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
A diferença a maior entre a execução da Receita e da Despesa Orçamentária é denominada de:
superávit de previsão.
déficit de previsão.
superávit de execução.
déficit de execução.
superávit de arrecadação.
Contabilidade Pública - Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Na Demonstração das Variações Patrimoniais, o superávit patrimonial ocorre quando as
Receitas Orçamentárias são maiores que as Despesas Orçamentárias.
Variações Passivas são maiores que as Variações Ativas.
Variações Ativas são maiores que as Variações Passivas.
Receitas Orçamentárias são menores que as Despesas Orçamentárias.
Mutações Ativas são maiores que as Mutações Passivas.
A substituição de um equipamento pode ser economicamente necessária por motivos de deterioração, de obsolescência decorrente de avanço tecnológico, ou pelos dois motivos juntos. Qual dos métodos abaixo é indicado para o caso de substituição decorrente de mudança tecnológica contínua com obsolescência de custos e de mercado?
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos conceitos e na legislação aplicados à contabilidade pública, julgue os itens de 105 a 107.
A contabilidade pública deve evidenciar os fatos de natureza orçamentária, financeira e patrimonial. Sendo assim, o registro das variações patrimoniais deve ser efetuado independentemente da execução orçamentária, em obediência aos princípios da competência e da oportunidade. Desse modo, o lançamento, para efeito tributário, servirá de referência para o reconhecimento, entre outros, do IPTU e do IPVA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...