Lista completa de Questões de Contabilidade Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência ao SIAFI, julgue os itens que se seguem.
A programação financeira do governo federal é iniciada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com o registro, no SIAFI, da Proposta de Programação Financeira.
Contabilidade Pública - Receita Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, que versam sobre o registro contábil da realização da receita e da despesa, tendo por base a estrutura do plano de contas atual, composta por seis classes de contas.
A receita decorrente de operação de crédito de longo prazo enseja registro contábil nos sistemas de contas orçamentário (pela realização da receita) e financeiro (pelo ingresso do recurso), não repercutindo essa transação no sistema patrimonial.Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência ao SIAFI, julgue os itens que se seguem.
A modalidade de consulta sintética deve ser escolhida em caso de necessidade de informações atualizadas no SIAFI até o instante em que sejam solicitadas.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da administração financeira e orçamentária uma área estratégica das organizações, tanto privadas quanto públicas , julgue os itens a seguir.
O Sistema de Administração Financeira Federal visa ao equilíbrio financeiro do governo federal, observados os limites da receita e despesa públicas, sendo a Secretaria do Tesouro Nacional o seu órgão central.
A contabilidade pública envolve campo de aplicação, objeto e noções bem distintas da contabilidade comercial. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
m requisito necessário para definir se uma entidade está ou não sob controle da contabilidade pública é a origem pública das transferências necessárias à existência ou ao funcionamento dessa entidade.
A Economia Orçamentária apurada no Balanço Orçamentário de 2011 é de:
Contabilidade Pública - Receita Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
As receitas correntes são
a tributária, a patrimonial e a de serviços.
as provenientes da conversão, em espécie, de bens e direitos.
aquelas oriundas de constituição de dívidas.
aquelas da conversão, em espécie, de bens e direitos, as tributárias e as de contribuições.
aquelas oriundas de constituição de dívidas, da conversão, em espécie, de bens e direitos.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - MAKIYAMA - 2011
Sobre os objetivos do SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), analise as afirmativas abaixo:
I. Prover os Órgãos da Administração Pública de mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e contábil;
II. Fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal.
III. Permitir que a Contabilidade Aplicada à Administração Pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais para todos os níveis da Administração Pública.
IV. Integrar e compatibilizar as informações no âmbito do Governo Federal.
São objetivos do SIAFI:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Sobre os restos a pagar, as despesas de exercícios anteriores e a sua contabilização, assinale a alternativa correta.
As contas que registram os restos a pagar de exercícios anteriores são contas do sistema orçamentário e patrimonial.
Os restos a pagar têm vigência restrita ao ano de sua inscrição. São anulados, caso não sejam pagos até o final do ano de sua inscrição.
As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las e que não se tenham processado na época própria, poderão ser pagas à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos e obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.
Os restos a pagar inscritos compõem a dívida fundada do ente público, por representar dívida com prazo superior à 360 dias.
Consideram-se restos a pagar as despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas, com registro dos restos a pagar realizado por exercício, em uma dotação global contabilizado em conta própria.
A demonstração contábil que evidencia as receitas e despesas orçamentárias do ente público, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte, denomina-se
Balanço Patrimonial.
Demonstração das Variações Patrimoniais.
Demonstração do Resultado Econômico.
Balanço Orçamentário.
Balanço Financeiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...