Lista completa de Questões de Contabilidade Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - Despesa Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens, que versam sobre a contabilidade aplicada ao setor público.
Ao se efetuar o registro de despesas antecipadas, deve-se proceder ao registro do empenho, da liquidação e do pagamento em contas específicas no momento da ocorrência do fato gerador.
Os Débitos de Tesouraria compreendem as
operações de crédito para antecipação de receita orçamentária.
cotas Financeiras a transferir.
retenções da folha de pagamento dos servidores públicos.
cauções ou garantias recebidas de terceiros para execução de contratos.
obrigações resultantes da execução orçamentária.
Contabilidade Pública - Receita Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta acerca da receita e despesa pública.
A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base todos os documentos comprobatórios do respectivo crédito. O objetivo da liquidação é apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, o exato valor a se pagar e a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.
Caso ocorra despesa cujo montante não se possa determinar, o órgão será desobrigado de seu pagamento. Assim, o erário público fica preservado de possíveis fraudes.
O pagamento da despesa será efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente instituídos por estabelecimentos bancários credenciados somente após a entrega do bem ou prestação do serviço.
Os pagamentos devidos pela Fazenda Pública, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão na ordem de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, sendo facultada a designação de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para esse fim.
A aplicação das receitas orçamentárias vinculadas a turnos especiais far-se-á através de dotação consignada na Lei de Orçamento, sendo vedada a utilização de créditos adicionais.
Contabilidade Pública - Balanço Orçamentário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando que as informações acima tenham sido extraídas do balanço orçamentário de uma entidade governamental hipotética, em determinado exercício, julgue o próximo item acerca desses dados.
O resultado orçamentário do exercício foi deficitário em R$ 200.000,00.
Quanto à Coercitividade, as receitas são dividas em
Correntes e de Capital.
Federais e Estaduais.
Orçamentárias e Extraorçamentárias.
Ordinárias e Extraordinárias.
Originárias e Derivadas.
Acerca de questões tributárias relacionadas às pessoas jurídicas, julgue os itens que se seguem.
As variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações das pessoas jurídicas devem ser consideradas, para efeito de determinação da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido, apenas no momento da liquidação da correspondente operação.
Considere os dados extraídos das Demonstrações Contábeis da Prefeitura Y:
Em X2, houve a reabertura de créditos especiais no valor de R$ 10.000,00, os quais não possuíam operações de créditos a eles vinculados. Sendo assim, em X2, o valor máximo do superávit financeiro que poderia ser usado para dar cobertura à abertura de novos créditos adicionais era, em
5.000,00
18.000,00
8.000,00
10.000,00
20.000,00
Os itens aplicações diretas e transferências a instituições privadas sem fins lucrativos fazem parte da classificação da despesa por
elementos.
grupos.
modalidade de aplicação.
fonte de recursos.
categorias econômicas.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que diz respeito ao Sistema de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e ao seu subsistema Contas a Pagar e a Receber (CPR), julgue os próximos itens.
O subsistema CPR do SIAFI permite cadastrar documentos referentes aos valores a receber e a pagar, visando à elaboração do fluxo de caixa e, por conseguinte, da programação financeira.
Com base no modelo utilizado pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN, assinale a opção verdadeira em relação ao Balanço Financeiro de uma entidade qualquer da Administração Federal.
Depósitos de terceiros integram os ingressos orçamentários.
As disponibilidades para o exercício seguinte, quando existirem, são demonstradas juntamente com os ingressos.
Os dispêndios orçamentários são demonstrados obedecendo à classificação econômica da despesa.
Os ingressos independentes da execução orçamentária somente figuram nessa demonstração se há previsão de devolução no exercício subsequente.
Os valores a transferir, em razão da inscrição de restos a pagar não processados, são evidenciados em rubricas próprias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...