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Quando a contabilidade governamental é estruturada em quatro sistemas básicos e autônomos, isto é, que não se comunicam diretamente, como sugere a Lei nº 4.320/64, as contas interferenciais entre os sistemas financeiro e patrimonial costumam ser intituladas, respectivamente,
transferências financeiras e transferências patrimoniais.
transferências patrimoniais e transferências financeiras.
execução da receita e receita orçamentária.
execução da despesa e despesa orçamentária.
movimentos de fundos financeiros e movimento de fundos patrimoniais.
O dirigente de uma entidade pública, em agosto de 2003, adquiriu um veículo para pagamento a vista, mediante a entrega do bem. Entretanto, o fornecedor só entregará o bem no exercício seguinte. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.
O bem adquirido será classificado como investimento.
Em relação ao orçamento público, as etapas de elaboração da proposta, discussão e aprovação, execução e acompanhamento, e controle e avaliação da execução caracterizam o
ciclo econômico.
processo de gestão.
ciclo orçamentário.
processo de Decisão.
fluxo orçamentário.
Despesas cujo empenho se encontra em execução, em fase precedente à verificação do direito adquirido pelo credor, no encerramento do exercício, constituem, segundo a Lei no 4.320/64,
Restos a pagar não processados.
Restos a pagar processados.
Empenhos anulados.
Dívida ativa.
Credores diversos.
Os bens de uso comum do povo, segundo o antigo código de contabilidade da União, seriam ativados caso gerassem fluxo financeiro futuro. A Lei no 4.320/64 nenhuma referência fez quanto a critérios de sua contabilização. Dentre os critérios para reconhecimento de ativos, as normas de contabilidade estabelecem: a) a propriedade; b) geração de fluxo financeiro futuro; c) valor de troca; que não constituiriam critérios válidos para o setor governamental. As aplicações de recursos pelo governo, na formação de bens dessa natureza, constituem aplicações diretas, geram acréscimo de riqueza, e constituem despesas de capital, típicas para fatos permutativos, o que estaria a recomendar sua ativação. Assim posto o problema, percebe-se que a ativação de bens de uso comum do povo, quando não decorresse de investimento feito, mas simplesmente por gerar fluxo de receita futuro, se contraporia ao princípio
da prudência.
da entidade.
da competência.
do custo como base de valor.
da oportunidade.
Julgue os itens abaixo, acerca dos diversos sistemas de controle de aquisições e de operações de comércio exterior do governo federal.
O Sistema de Controle (SICON) é um conjunto de atividades desenvolvidas no SIASG, que tem como base primária os procedimentos adotados no Federal Supply Classification. Esse sistema estabelece uma linguagem única e propicia a definição de padrões determinados de controle de qualidade e de produtividade para materiais e serviços especificados nas compras da administração pública federal.
A licitação, salvo por motivo de interesse público devidamente justificado, e sem prejuízo da habilitação de interessados residentes ou sediados em outros locais, será efetuada no local
da repartição interessada.
indicado no edital.
do fornecimento ou prestação.
do maior centro de fornecimento ou prestação do seu objeto.
indicado pelo ordenador da despesa.
Julgue os seguintes itens, relativos a contabilidade pública.
A rubrica despesas de exercícios anteriores pode incluir o pagamento de restos a pagar, com prescrição interrompida, desde que autorizado pelo ordenador de despesa.
Contabilidade Pública - Despesa Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando esse lançamento e que a despesa pública deve, obrigatoriamente, obedecer aos estágios da fixação, do empenhamento, da liquidação e do pagamento, é correto afirmar que o registro apresentado refere-se a despesas incorridas em determinado exercício e que serão pagas somente no exercício subseqüente.
Para fins de licitação, o órgão ou entidade signatária do instrumento contratual denomina-se
contratado.
contratante
outorgante.
outorgado.
licitante.
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