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Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – Siafi, NÃO tem como um de seus objetivos permitir
o controle das transferências constitucionais negociadas.
o registro contábil dos balancetes dos Estados, Municípios e Distrito Federal.
o acompanhamento financeiro do orçamento em nível analítico.
que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações dos Estado e Municípios a cada uma das suas operações realizadas.
o acompanhamento físico do orçamento em nível analítico.
Constitui exceção ao regime financeiro de caixa da receita orçamentária em interpretação literal das disposições atinentes contidas na Lei no 4.320/64:
inscrição da dívida ativa.
recebimento de dívida ativa de exercícios anteriores.
recebimento de impostos devidos no exercício.
apropriação como receita orçamentária pela conversão de depósito recebido no exercício.
estorno da receita orçamentária e inscrição de restituição de tributos a pagar relativa a imposto arrecadado no exercício.
Com base no balanço orçamentário podemos afirmar que houve excesso de arrecadação:
se a execução da receita for maior que dotação da despesa.
se a previsão da receita for maior que a dotação da despesa
se a previsão da receita for menor que a arrecadação
se a execução da receita for menor que a previsão
se a execução da receita for maior que a da despesa
"Refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram". O enunciado refere-se ao Princípio Fundamental de Contabilidade da (do):
Competência
Registro pelo valor original
Prudência
Continuidade
Oportunidade
O saldo credor da conta Tesouraria:
pode ocorrer em casos de fornecimento de valores a funcionários.
é inadmissível numa contabilização correta e regular
pode ocorrer nos casos de omissão de escrituração de compras.
pode ocorrer quando houver lançamento em duplicidade de recebimento a prazo.
é inadmissível, pois será sempre devedora, considerando-se que os recebimentos deverão sempre ser menores que os pagamentos
Assinale a opção correta referente ao lançamento do recebimento de IPTU, ISS e Multas:
Tesouraria a Diversos a Receita de Serviços a Receita Tributária
Tesouraria a Diversos a Receita Patrimonial a Receita Tributária
Tesouraria a Diversos a Transferências Correntes a Outras Receitas Correntes
Tesouraria a Diversos a Receita Tributária a Outras Receitas Correntes
Tesouraria a Diversos a Receita Patrimonial a Receitas Diversas
Os totais apresentados pelo Balancete de Verificação demonstram:
que o montante dos débitos será igual ao montante de créditos, tendo em vista que a escrituração foi efetuada pelo Método das Partidas Dobradas.
que o montante dos créditos será maior que o montante dos débitos, considerando-se que houve recebimentos de Dívida Ativa.
que o montante dos débitos será maior que o montante dos créditos, tendo em vista o pagamento de Restos a Pagar, considerados extra-orçamentários.
que o montante dos valores credores e devedores nunca será igual, tendo em vista as contas de compensação.
que o somatório das contas devedoras e credoras nunca será igual, considerando que a escrituração foi efetuada pelo Método das Partidas Dobradas.
No exercício da profissão, o contador deve manter um sistema de escrituração uniforme dos atos e fatos administrativos, por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico, observando sempre os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade emanadas do CFC - Conselho Federal de Contabilidade. Entre as opções propostas, assinale a que não atende às Normas Brasileiras de escrituração contábil.
Quando o Diário e o Razão forem feitos por processo que utilize fichas ou folhas soltas, deverá ser adotado o registro "Balancetes Diários e Balanços".
Admite-se o uso de códigos e/ou abreviaturas nos históricos dos lançamentos, desde que permanentes e uniformes, devendo constar, em elenco identificador, no Diário ou em registro especial revestido das formalidades extrínsecas.
Documento contábil, em sentido restrito, é aquele que comprova os atos e fatos que originam lançamentos na escrituração contábil da entidade.
A documentação contábil é hábil, quando revestida das características intrínsecas ou extrínsecas essenciais, definidas na legislação, na técnica contábil ou aceitas pelos usos e costumes.
Com o advento da Lei 6.404/76, Lei das Sociedades Anônimas, foi eliminada a escrituração contábil das contas de compensação, que passaram a ser substituídas pelas Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis.
O estágio da Despesa Pública que consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo como base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, é:
Pagamento da Despesa.
Empenho da Despesa.
Liquidação da Despesa.
Contabilização da Despesa
Classificação da Despesa.
A despesa realizada pela Prefeitura Municipal visando à aquisição de um edifício, já pronto, para instalação de um determinado serviço público, deve ser classificada como:
Investimento
Inversão Financeira
Obras Públicas
Equipamentos e Instalações
Despesas Correntes
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