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Estão abrangidas no campo de aplicação da Contabilidade Pública
as empresas estatais que integram unicamente o orçamento de investimentos das estatais
as entidades privadas de fins lucrativos que recebem subvenções econômicas
as entidades de utilidade pública quando recebam transferências dos cofres públicos
as empresas públicas, por terem capital exclusivo da União, Estados ou Municípios
as fundações públicas, quando mantidas com recursos do Tesouro
Segundo o Decreto no 93.872, de 23 de dezembro de 1986, ao tratar de subvenções, auxílios e contribuições,
considera-se subvenção econômica a diferença a maior entre os preços de revenda, pelo governo, e os preços de mercado de gêneros alimentícios
quando for mais econômico suplementar recursos privados para a prestação de assistência social, médica e educacional, serão concedidas subvenções sociais
a subvenção destina-se a financiar investimentos de entidades públicas e, excepcionalmente, de entidades privadas
os auxílios e contribuições destinados a entidades de direito público não podem constar do orçamento da União
é vedada a concessão de subvenção social a instituição que não dispuser de recursos próprios à sua manutenção
Na estrutura de consolidação de balanços adotada no âmbito da Administração Federal, constitui subgrupo do Resultado Orçamentário, no lado direito da equação,
Mutações Passivas
Execução Orçamentária da Receita
Ajuste do Patrimônio
Interferências Ativas
Execução da Programação Financeira
Ao final do exercício, verificou-se que, do orçamento aprovado, de $ 120, haviam sido arrecadados $ 140, realizadas despesas de $ 110 e pagos $ 80. Sendo assim,
houve superávit orçamentário de $ 40
a economia de despesas foi de $ 30
registrou-se um excesso de arrecadação de $ 30
o orçamento aprovado apresentava um superávit de $ 20
houve um acréscimo de disponibilidades de $ 60
Contabilidade Pública - Receita Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2000
Acerca da classificação da receita e da despesa públicas, julgue os itens a seguir.
Empréstimo recebido pelo ente público constitui receita de capital, do mesmo modo que a amortização de empréstimo concedido anteriormente pelo ente público, enquanto os juros referentes aos empréstimos concedidos pelo ente são receitas correntes.
A Lei no 4.320/64, ao tratar da avaliação dos elementos patrimoniais, estabelece que
os títulos de renda em moeda estrangeira devem ser convertidos à taxa de câmbio da data do balanço
a reavaliação é obrigatória para imóveis
os bens de almoxarifado devem ser custeados pelo critério PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai)
os débitos e créditos em moeda estrangeira devem ser convertidos à taxa média cambial vigente no exercício
os bens móveis podem ser avaliados pelo custo de aquisição ou pelo de mercado, se este for menor
Contabilidade Pública - Receita Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2000
Acerca da classificação da receita e da despesa públicas, julgue os itens a seguir.
Do ponto de vista da classificação econômica da despesa e de sua contribuição na composição do PIB, a diferença entre construir e alugar um imóvel para funcionamento de um órgão público é representada pela classificação do fato como um investimento, no primeiro caso, e como uma inversão financeira, no segundo.
- É correto afirmar que, no Balanço Orçamentário, o superávit apurado decorre de
despesa orçamentária maior do que despesa extra-orçamentária
Não integram o patrimônio das entidades públicas
os bens de uso comum, generalizado e indiscriminado, tais como praças, estradas, ruas etc.
A Contabilidade Pública, uma das subdivisões da contabilidade aplicada, diferencia-se das demais em função das entidades às quais devem ser aplicados seus conceitos, princípios e regimes. Acerca de seu campo de atuação é correto afirmar que
limita-se às pessoas jurídicas de direito público
dentre as entidades vinculadas, exclui as empresas públicas
dentre as entidades vinculadas, exclui as empresas públicas e as sociedades de economia mista
engloba as empresas públicas que estiverem sujeitas aos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social
exclui as autarquias que não estiverem sujeitas aos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social
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