Questões de Contabilidade Pública do ano 0000

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Despesas empenhadas, com prestação de serviço ou de entrega de material, no encerramento do exercício, devem ser consideradas

  • A.

    restos a receber.

  • B.

    restos a pagar não processados.

  • C.

    empenhos anulados.

  • D.

    estorno da obrigação.

  • E.

    restos a pagar processados.

Se a despesa fixada no exercício foi $ 100, já deduzidas anulações de $ 5, e em 31 de dezembro apresentou economia orçamentária de $ 15, despesa protocolizada de 10, liquidada de $ 70 e a paga $ 50; os restos a pagar processados e os restos a pagar não processados foram, respectivamente:

  • A.

    25 e 15

  • B.

    20 e 15

  • C.

    20 e 20

  • D.

    15 e 15

  • E.

    15 e 20

O cancelamento de restos a pagar é parte integrante da apuração do resultado denominada:

  • A.

    insubsistência ativa

  • B.

    superveniência ativa

  • C.

    insubsistência passiva

  • D.

    superveniência passiva

As Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) abrangem três situações: despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria; restos a pagar com prescrição interrompida; e compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente. Com relação às Despesas de Exercícios Anteriores, é correto afirmar:

  • A. o reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores deve ser realizado à conta do passívo exigível a longo prazo.
  • B. os restos a pagar com prescrição interrompida correspondem a restos a pagar cancelados antes da prescrição da dívida.
  • C. nos casos em que a despesa abranja mais de um exercício, todo o seu montante deverá ser registrado como DEA.
  • D. o reconhecimento de ajustes decorrentes de mudanças de critérios contábeis ocorridos em anos anteriores deve ser realizado à conta das variações patrimoniais diminutivas.
  • E. é uma conta contábil do Patrimônio Líquido.

No fim do exercício, as despesas orçamentárias empenhadas e não pagas serão inscritas em restos a pagar e constituirão a dívida flutuante. Com relação aos restos a pagar, é correto afirmar:

  • A. a inscrição de restos a pagar deve observar as disponibilidades orçamentárias e as condições de crédito, de modo a prevenir riscos e corrigir desvios capazes de gerar o equilíbrio das contas públicas.
  • B. os restos a pagar processados são aqueles em que a despesa orçamentária percorreu o estágio de empenho, restando pendentes os estágios de liquidação e do pagamento.
  • C. serão inscritas em restos a pagar as despesas liquidadas e pagas no exercício financeiro, ou seja, aquelas em que o serviço, obra ou material contratado tenha sido prestado ou entregue e aceito pelo contratante.
  • D. a inscrição de despesa em restos a pagar não processados é procedida antes da anulação dos empenhos que não podem ser inscritos em virtude de restrição em norma do ente público.
  • E. serão inscritas as despesas não liquidadas quando o serviço ou material contratado tenha sido prestado ou entregue e que se encontre, em 31 de dezembro de cada exercício financeiro, em fase de verificação do direito adquirido pelo credor.

Constituem Restos a Pagar Processados as despesas que foram

  • a.

    empenhadas, realizadas e pagas no exercício.

  • b.

    empenhadas e não pagas no exercício.

  • c.

    empenhadas e liquidadas no exercício.

  • d.

    empenhadas em despesas de exercícios anteriores.

  • e.

    empenhadas, liquidadas e não pagas no exercício.

De acordo com o § 4º do art. 105 da Lei nº 4.320/64, o Passivo Permanente compreende a dívida fundada e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate. Assinale, entre as opções a seguir, a que não indica um componente do Passivo Permanente.

  • A.

    Dívida interna em títulos.

  • B.

    Dívida interna por contrato.

  • C.

    Restos a Pagar inscritos.

  • D.

    Dívida externa em títulos.

  • E.

    Dívida externa por contrato.

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI - utiliza telas de entrada de dados que são também consideradas documentos. Assinale, entre as opções abaixo, a que não indica um desses documentos.

  • A. OB - Ordem Bancária
  • B. NE - Nota de Empenho
  • C. NL - Nota de Lançamento
  • D. DF - DARF Eletrônico
  • E. NP - Nota de Pagamento

No sistema SIAFI as siglas ND, NE e NL, significam, respectivamente,

  • A.

    Nota de Despesa, Nota de Empenho e Nota de Liquidação.

  • B.

    Nota de Destaque, Nota Eletrônica e Nota de Lançamento.

  • C.

    Nota de Dotação, Nota de Empenho e Nota de Lançamento.

  • D.

    Nota de Despesa, Nota de Exclusão e Nota de Lançamento.

  • E.

    Nota de Dotação, Nota Eletrônica e Nota de Liquidação.

Segundo o SIAFI, a Unidade Gestora,

  • A.

    é o órgão responsável pela gestão patrimonial da entidade.

  • B.

    possui orçamento para gerir o exercício financeiro, e tem, inclusive, a responsabilidade pela contabilização.

  • C.

    tem função similar à Unidade Administrativa, mas atua desvinculada do Orçamento.

  • D.

    tem a responsabilidade pela contabilização dos atos e fatos ocorridos na entidade.

  • E.

    é responsável pela elaboração dos relatórios gerenciais.

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