Lista completa de Questões de Contabilidade Pública do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O orçamento deve conter todas as receitas e despesas. Esta regra obedece ao princípio orçamentário
da Anualidade.
do Orçamento bruto.
do Equilíbrio.
da Não-afetação.
da Universalidade.
Nas organizações públicas, o inventário permite conhecer a composição qualitativa do patrimônio em determinado instante, dentro de princípios regulamentares. O princípio que estabelece que todos os elementos inventariados devem ser dispostos em classes, de acordo com os atributos comuns, é denominado de princípio da
instantaneidade.
oportunidade.
integralidade.
especificação.
uniformidade.
Uma das principais características da contabilidade governamental, no campo de investigação, é verificar todos os fatos administrativos e registrar as receitas e as despesas, segundo os princípios respectivamente de:
caixa e realização
realização e caixa
competência e caixa
realização e competência
A despesa realizada com a finalidade de atender ao custeio dos gastos necessários ao funcionamento dos organismos do Estado e dos serviços públicos, objetivando o atendimento da coletividade, obedece ao seguinte princípio orçamentário:
utilidade
legalidade
legitimidade
oportunidade
Numa perspectiva filosófica, os princípios possuem o condão de declarar e consolidar os altos valores da vida humana e, por isso, são considerados pedras angulares e vigas-mestras de um sistema. Assim, os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência Contábil brasileira, de acordo com o entendimento predominante nos universos científico e profissional do País. Com relação aos Princípios de Contabilidade aplicados no Brasil, analise as afirmações apresentadas abaixo.
I No âmbito da entidade pública, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade.
II O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial. Por consequência, nesta acepção, o patrimônio, no caso de sociedade ou instituição, se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários.
III A soma ou a agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
Das afirmações acima:
O princípio que estabelece a obrigatoriedade de inclusão de todas as receitas e despesas, tanto na elaboração como na execução dos orçamentos, é denominado
universalidade.
unidade.
anualidade.
especificação ou programação.
exclusividade.
Na elaboração do Orçamento Público devem ser observados os princípios:
São Receitas de Capital
as receitas tributárias.
o superavit do orçamento corrente.
as receitas de contribuições.
as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras entidades para atender despesas com pessoal.
as receitas patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras.
Todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operações de crédito, ainda que não previstas no orçamento, serão classificadas como receitas
extra-orçamentárias.
extraordinárias
a apropriar.
orçamentárias.
orçamentárias diferidas.
A receita pública classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. As Contribuições de Melhoria são classificadas como
transferências correntes.
receita tributária.
receita patrimonial.
receita industrial.
receitas diversas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...