Questões de Contabilidade Pública do ano 2002

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As operações que constituem variações passivas são:

  • A. incorporação de bens, inscrição da dívida ativa;
  • B. baixa de bens, pagamento de despesa orçamentária;
  • C. previsão da receita, empenho de despesa;
  • D. inscrição da dívida ativa, baixa de bens;
  • E. baixa de bens, incorporação de bens.

A contabilidade pública está estruturada dentro dos princípios fundamentais de contabilidade e dos princípios específicos do orçamento. Os atos e fatos são escriturados de forma automática pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), a partir da indicação do código numérico que representa o evento. Associado a cada evento, existe um roteiro para a contabilização dos atos e fatos, em que estão definidas antecipadamente todas as contas a serem debitadas e creditadas nas unidades gestoras envolvidas, relacionadas ao registro específico que se está por escriturar. Como praxe, a escrituração segue totalmente o método das partidas dobradas: a cada débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Além disso, no âmbito dos lançamentos da contabilidade pública e de acordo com a metodologia utilizada pelo SIAFI,

As variações passivas serão debitadas tendo sempre um passivo como contrapartida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Através das informações abaixo, assinalar a alternativa correta referente ao lançamento de Contabilidade Pública das questões n. 35 e 36.

Pagamento de Bolsa de Estudos e Iluminação Pública:

  • A.

    a Diversos

    a Tesouraria

    a Administração

    e Planejamento a Trabalho

  • B.

    a Diversos

    a Tesouraria

    a Assistência e Previdência

    a Habitação e Urbanismo

  • C.

    a Diversos

    a Tesouraria

    a Educação e Cultura

    a Habitação e Urbanismo

  • D.

    a Diversos

    a Tesouraria

    a Desenvolvimento Regional

    a Educação e Cultura

  • E.

    a Diversos

    a Tesouraria

    a Comunicação

    a Indústria, Comércio e Serviços.

A contabilidade pública está estruturada dentro dos princípios fundamentais de contabilidade e dos princípios específicos do orçamento. Os atos e fatos são escriturados de forma automática pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), a partir da indicação do código numérico que representa o evento. Associado a cada evento, existe um roteiro para a contabilização dos atos e fatos, em que estão definidas antecipadamente todas as contas a serem debitadas e creditadas nas unidades gestoras envolvidas, relacionadas ao registro específico que se está por escriturar. Como praxe, a escrituração segue totalmente o método das partidas dobradas: a cada débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Além disso, no âmbito dos lançamentos da contabilidade pública e de acordo com a metodologia utilizada pelo SIAFI,

As contas de ativo, despesa e variações passivas serão creditadas a cada aumento do seu saldo, bem como debitadas a cada diminuição.

  • C. Certo
  • E. Errado

D – despesa orçamentária (334XXXXXX) 

C – fornecedores (212XXXXXX)

D – crédito empenhado a liquidar (292XXXXXX)

C – crédito empenhado liquidado (292XXXXXX)

D – empenhos a liquidar (292XXXXXX)

C – empenhos liquidados (292XXXXXX)

D – valores em liquidação (292XXXXXX)

C – valores liquidados a pagar (292XXXXXX)

D – direitos e obrigações contratadas (299XXXXXX)

C – contratos de serviços (199XXXXXX)

Considerando a contabilidade pública, julgue os itens que se seguem, relativos ao roteiro simplificado de lançamentos acima.

Trata-se do registro da apropriação de despesas com aquisição de serviços vinculada a contrato.

  • C. Certo
  • E. Errado

D – despesa orçamentária (334XXXXXX) 

C – fornecedores (212XXXXXX)

D – crédito empenhado a liquidar (292XXXXXX)

C – crédito empenhado liquidado (292XXXXXX)

D – empenhos a liquidar (292XXXXXX)

C – empenhos liquidados (292XXXXXX)

D – valores em liquidação (292XXXXXX)

C – valores liquidados a pagar (292XXXXXX)

D – direitos e obrigações contratadas (299XXXXXX)

C – contratos de serviços (199XXXXXX)

Considerando a contabilidade pública, julgue os itens que se seguem, relativos ao roteiro simplificado de lançamentos acima.

Existe um lançamento com inversão de contas a débito e a crédito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que melhor define créditos adicionais.

  • A.

    São as autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei do Orçamento.

  • B.

    São os resultados das operações de aproximação para períodos relativamente curtos de tempo.

  • C.

    São dados contábeis baseados em preços gerados por trocas passadas, presentes ou futuras, já ocorridas ou que se espera que venham a ocorrer.

  • D.

    São dados quantitativos úteis para realizar decisões econômicas racionais, isto é, para fazer escolhas entre alternativas, de forma que as ações possam ser corretamente relacionadas às conseqüências.

  • E.

    São mudanças nos ativos e passivos e os efeitos relativos nas receitas, despesas e outros que não deveriam ser reconhecidos nas contas antes que pudessem ser mensurados objetivamente.

Os créditos adicionais destinados a reforçar dotação já existente no orçamento são

  • A. suplementares.
  • B. créditos fiscais.
  • C. variações patrimoniais
  • D. especiais
  • E. extra-orçamentários.

Leia os dados para resolver as questões de números 56 e 57.

Da leitura efetuada em demonstrativos contábeis no final de um determinado período, antes de efetuados os lançamentos de encerramento, identificam-se as seguintes rubricas e seus respectivos saldos:

Considerando estas informações no Sistema Orçamentário, responda as questões que seguem:

Os créditos orçamentários oriundos de despesas correntes realizadas naquele período, totaliza (m) a importância de

  • A. $ 2.202.
  • B. $ 6.928.
  • C. $ 5.980.
  • D. $ 6.928.
  • E. $ 7.884.

Os Créditos Adicionais Suplementares são aqueles:

  • A.

    criados especialmente para despesas não previstas na Lei Orçamentária.

  • B.

    transferidos de uma Gestão para outra.

  • C.

    utilizados para despesas não previstas e realizadas no exercício.

  • D.

    criados para despesas não previstas na Proposta Orçamentária.

  • E.

    utilizados quando ocorrer insuficiência de dotação orçamentária no Orçamento Público.

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