Lista completa de Questões de Contabilidade Pública do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Para que se entenda a natureza financeira do Estado, é importante conhecer os princípios que norteiam a contabilidade pública. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. O Sistema Integrado de Gestão Governamental (SIGGo), que foi implantado em janeiro de 2000, consistiu, inicialmente, de reestruturações dos antigos Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFEM), Sistema de Acompanhamento Governamental (SAG) e Sistema Integrado de Orçamento Público (SIOP) e inclui todo o ciclo de planejamento, acompanhamento, execução orçamentária, financeira e contábil do governo do DF.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos conceitos e à legislação aplicáveis à contabilidade pública, julgue os itens a seguir. As empresas públicas mantêm sistemas de contabilidade nos moldes do setor privado e estão obrigadas a atender às exigências da legislação comercial. Podem ainda revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito e organizar-se como sociedades por ações e, assim, estão sujeitas à legislação desse tipo de sociedade.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos conceitos e à legislação aplicáveis à contabilidade pública, julgue os itens a seguir. Quando o governo adquire do agricultor produtos agrícolas pelo preço de mercado e os revende, posteriormente, ao consumidor, também pelo preço de mercado, superior ao da aquisição, a diferença constitui uma subvenção econômica.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
O levantamento geral do patrimônio do Estado é realizado através do inventário analítico em cada Unidade Administrativa. Para fins de atualização física, monetária e de controle, o levantamento dos inventários é:
trimestral, para todos os bens móveis e imóveis sob a responsabilidade da unidade administrativa, em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano.
semestral, para todos os bens móveis e imóveis sob a responsabilidade da unidade administrativa, em 30 de junho e 31 de dezembro de cada ano; e cada vez que houver troca do responsável pelo órgão de controle da unidade administrativa.
anual, para o caso de bens móveis sob a responsabilidade da unidade administrativa, e cada vez que houver troca do responsável pelo órgão de controle da unidade administrativa, para os bens imóveis.
anual, para todos os bens móveis e imóveis sob a responsabilidade da unidade administrativa, em 31 de dezembro; e no início e término da gestão, isto é, na substituição dos respectivos responsáveis, no caso de bens móveis.
exclusivamente no início e término de cada gestão, isto é, na substituição dos respectivos responsáveis, no caso de bens imóveis.
A Contabilidade Pública no Brasil adota o regime contábil
de caixa para receitas; regime de competência para despesas.
misto para despesas; regime de competência para receitas.
de competência para receitas; regime de caixa para despesas.
de caixa para despesas; regime misto para receitas.
misto para despesas; regime de caixa para receitas.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Segundo disposições do Decreto nº 93.872/86, acerca da contabilização dos atos e fatos objeto da contabilidade pública, são corretas as seguintes regras, exceto:
o custo das unidades gestoras e/ou administrativas será apurado de forma a evidenciar os resultados da gestão.
deverá ser utilizado o método das partidas dobradas para o registro sintético das operações financeiras e patrimoniais.
a disponibilidade de crédito deve ser evidenciada pela contabilidade
no registro dos débitos deverá ser observada a individuação do credor
as obrigações e direitos oriundos de contratos, acordos, convênios ou ajustes deverão ser objeto do controle contábil.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Assinale a opção correta em relação às regras a serem obedecidas pelos entes envolvidos nas transferências de recursos intergovernamentais (Portaria STN nº 447, de 13.09.2002).
As receitas nas entidades beneficiárias das transferências somente devem ser contabilizadas quando houver o repasse financeiro.
As receitas deverão ser reconhecidas no ente recebedor quando ocorrer a liquidação no repassador, independentemente da transferência financeira.
Os entes repassadores deverão informar a cada bimestre o montante das transferências financeiras efetuadas.
Os Restos a Pagar inscritos pelo repassador não constituem receitas no beneficiário até que ocorra a transferência financeira.
O ajuste da receita no ente recebedor é obrigatório somente no final do exercício.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Na realização de despesa cuja execução orçamentária e financeira seja de forma descentralizada, a contabilização deverá ocorrer da seguinte forma, exceto:
a despesa deverá ser empenhada na unidade concedente e na destinatária dos créditos na modalidade transferências intragovernamentais.
a transferência financeira para realização da despesa descentralizada ocorrerá por meio dos documentos financeiros usuais.
nas demonstrações contábeis consolidadas, os saldos de cada ente se compensarão, tornando-se nulos seus efeitos nas demonstrações.
o registro da transferência financeira deverá ser feito em contas de resultado específicas para evidenciar as variações ativas e passivas correspondentes.
as regras estabelecidas pelo órgão central de contabilidade da União, para a realização de despesa por meio de transferência intragovernamental, são aplicáveis às demais esferas de governo.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Assinale a opção correta em relação aos procedimentos contábeis estabelecidos pelo órgão central do sistema de contabilidade federal para o FUNDEF.
As receitas provenientes do FPE, do FPM, do ICMS, do IPI na forma da Lei Complementar nº 61 serão contabilizados pelos seus valores brutos nos respectivos códigos de receitas.
Os quinze por cento retidos automaticamente das receitas do FUNDEF serão contabilizados em contas de despesa.
Na proposta orçamentária, a receita poderá constar pelo valor bruto, desde que a despesa inclua a dedução.
A despesa fixada poderá ser pelo valor bruto, desde que a parcela de dedução conste da receita prevista.
Na proposta orçamentária, tanto a receita como a despesa devem constar pelo valor líquido.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos inventários e materiais permanentes e de consumo, julgue os próximos itens. Uma das finalidades precípuas do inventário físico é fazer que o saldo físico real nas instalações de armazenagem corresponda aos dados escriturais dos saldos dos estoques.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...