Questões de Contabilidade Pública do ano 2006

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O contador público ao contabilizar as receitas correntes arrecadadas provenientes de dívida ativa no município utilizará de qual regime contábil?

  • A. Regime de caixa
  • B. Regime de competência
  • C. Arrecadação
  • D. Regime financeiro
  • E. Regime misto

A liquidação de despesa corrente empenhada é registrada no sistema orçamentário da contabilidade pública, através do lançamento:

  • A. Despesa Corrente a Despesa Liquidada Corrente a Pagar.
  • B. Despesa Empenhada Corrente a Despesa Liquidada Corrente.
  • C. Despesa Liquidada Corrente a Despesa Empenhada Corrente.
  • D. Crédito Disponível Corrente a Despesa Empenhada Corrente.
  • E. Despesa Empenhada Corrente a Despesa Executada Corrente.

O regime contábil para a apuração de resultados adotado no Brasil, na contabilidade pública, no que tange à arrecadação de receitas e realização de despesas, é o regime

  • A.

    aumentativo, isto é, busca aumentar a arrecadação pública.

  • B.

    diminutivo, isto é, visa diminuir os gastos públicos.

  • C.

    único, isto é, obtém-se, por meio do orçamento a condução de um único processo de arrecadação.

  • D.

    misto, isto é, adota-se ao mesmo tempo o regime de caixa e o de competência.

  • E.

    híbrido, isto é, o aumentativo e o diminutivo contribuindo para um melhor desempenho.

O contador público ao contabilizar as receitas correntes arrecadadas provenientes de dívida ativa do município, utilizará de qual regime contábil?

  • A.

    de caixa

  • B.

    de competência

  • C.

    de arrecadação

  • D.

    financeiro

  • E.

    regime misto

Considere os seguintes lançamentos, nos diversos sistemas da Contabilidade Pública para despesa corrente de Pessoal e Encargos Sociais, Modalidade de Aplicação Direta:

Podemos afirmar que estão corretos os lançamentos:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I e III

  • C.

    I e II

  • D.

    Somente os do Sistema de Compensação.

  • E.

    Apenas o III.

Tendo em vista a retenção em folha de consignações de R$ 100, o contador do Poder Legislativo efetuou o seguinte lançamento contábil:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O chamado regime contábil misto, adotado pela Contabilidade Pública no Brasil, foi consagrado pelo Artigo 35 da Lei 4.320/64. Esse regime misto caracteriza-se pela adoção do(a):

  • A. empenho das despesas e de liquidação das receitas
  • B. regime de caixa, nas receitas, e de competência, nas despesas
  • C. unidade de recebimento e de pagamento.
  • D. especificação da receita e generalização da despesa.
  • E. fixação das receitas e previsão das despesas.

Um determinado órgão público arrecadou R$ 5.000,00 de receita corrente. Assinale a opção que apresenta o lançamento, em reais, pelo sistema orçamentário que registrou esta operação.

  • A.

    D: Bancos C: Receita Arrecadada 5.000,00

  • B.

    D: Bancos C: Receita Arrecadada 5.000,00

  • C.

    D: Execução da Receita C: Receita Prevista 5.000,00

  • D.

    D: Execução da Receita C: Dívida Fundada Interna 5.000,00

  • E.

    D: Orçamento da Receita C: Créditos Disponíveis 5.000,00

Para os registros das operações de receitas e despesas da contabilidade pública, adota-se:

  • A.

    o regime de competência, reconhecendo como lançamentos os tributos lançados e não arrecadados e as despesas empenhadas e não pagas

  • B.

    o regime de caixa, reconhecendo como lançamentos as receitas e despesas efetivamente pagas ou recebidas durante o ano financeiro

  • C.

    o regime misto, reconhecendo como lançamentos no exercício contábil as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas, admitidas algumas exceções pelo vigor da lei.

  • D.

    o regime de competência, reconhecendo os tributos lançados e não arrecadados e o regime de caixa para as despesas empenhadas e pagas.

  • E.

    o regime de caixa, reconhecendo como lançamentos os tributos lançados e não arrecadados e as despesas empenhadas e não pagas.

No caso da Contabilidade de Entidades da Administração Pública e com base na Lei 4.320/64, a escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais efetuar-se-á pelo método:

  • A.

    das partidas simples e dobradas.

  • B.

    das partidas simples.

  • C.

    das partidas dobradas

  • D.

    da Fórmula Composta.

  • E.

    da Fórmula Complexa.

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